A prática frequente de exercicios físicos intensos são capazes de aumentar a longevidade. Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista Jama Internal Medicine. "Práticas como futebol e corrida, por exemplo, são excelentes para serem incluídas na rotina", segundo o professor Leandro Rezende, do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, que coordenou a pesquisa.
"O que vimos no nosso estudo foi que incluir exercícios vigorosos na prática semanal está associado à redução de mortalidade. Na comparação com adultos que realizaram apenas atividades moderadas, aqueles que fazem metade ou 75% de atividade vigorosa do total da semana tiveram 17% de redução da mortalidade em geral, que inclui entre diferentes causas a mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer”, afirmou Leandro para Maria Fernanda Ziegler, da Agência Fapesp.
No artigo publicado no “Jama”, o professor contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Wuhan (China), Universidade de Santiago do Chile (Chile) e da Universidade Europeia Miguel de Cervantes (Espanha). "Nadar, dançar, pedalar em uma velocidade mais alta, correr e praticar esportes como futebol, handebol e boxe são atividades vigorosas, que correspondem a mais de 7 unidades de equivalente metabólico”, indica Rezende.
(Extra)