Notícia

Jornal da USP online

Coronavírus usa estratégia similar à do HIV para infectar células de defesa

Publicado em 05 outubro 2020

Por Beatriz Azevedo

Estudo mostra que o sars-cov-2 é capaz de infectar e de se replicar no interior de linfócitos, podendo levar essas células de defesa à morte

Na imagem da esquerda é possível observar a enzima RdRp do sars-cov-2 (em vermelho), que regula a replicação viral, no interior do linfócito T CD4. Na imagem da direita, as manchas verdes representam as proteínas de espícula do sars-cov-2 (spike proteins) próximas à membrana da célula de defesa humana – Foto: Henrique Marques-Souza/Unicamp)

Pesquisa indica que vírus sars-cov-2 é capaz de infectar e de se replicar no interior de linfócitos, podendo levar essas células de defesa à morte e comprometer o sistema imunológico. De acordo com os cientistas o vírus da covid-19 age de maneira semelhante ao HIV, causador da Aids. O estudo foi coordenado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e contou com a participação de pesquisadores da USP.

Tanto o HIV quanto o novo coronavírus afetam um tipo de linfócito conhecido como T CD4, responsável pela coordenação da resposta imune adaptativa, que ajuda na produção de anticorpos e proliferação de células que se encarregam de reconhecer e matar células infectadas. Os resultados sugerem que, em alguns pacientes, o coronavírus pode causar um quadro de imunodeficiência aguda não só porque mata o linfócito T CD4, mas porque pode chegar a prejudicar as funções da célula infectada.

As conclusões do artigo Sars-cov-2 Uses CD4 to Infect T Helper Lymphocytes estão baseadas, principalmente, em experimentos com culturas primárias de linfócitos, isolados do sangue de voluntários não infectados e de pacientes com covid-19. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (Leve) do IB-Unicamp, com apoio da Fapesp. O trabalho ainda está em revisão.

Com informações de Karina Toledo, da Agência Fapesp

 

.

.

Política de uso

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com UOL Portal R7 O Estado de S. Paulo Correio Braziliense online Estado de Minas online Portal Exame Painel Notícias Terra MSN O Tempo Jornal Extra de Alagoas online Piauí Noticias Porto Alegre 24 Horas Galileu online Atemporal Super Notícia 91,7 FM Pampulha online O Tempo online Refugo Head Topics (Reino Unido) Portal da Enfermagem Time 24 News (EUA) Jornal da Ciência online Biblioteca FMUSP Bomba Bomba Bem Notícias Giro Marília Grupo Rio Claro SP Hoje ES IG LabNetwork Notícia em Foco MT O Documento online Voz MT O Atual Portal Mato Grosso Portal MT Portal Lapada Lapada Revista Amazônia Portal do Governo do Estado de São Paulo Diário de Pernambuco online ICTQ - Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Metropóles Mariani 24h RP10 Notícias ao Minuto (Brasil) Agenda Capital Portal Mariliense Portal Ribeirão Preto O Sul online Agora RN online Bananal Online Blog Opositor Portal T5 Olhar Digital Radar da Bahia Ternura FM Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Na Hora Online Panorama Farmacêutico Beto Ribeiro Repórter Notícias de Campinas Portal de Aquidauana Saber Atualizado Diário da Amazônia Dom Total Duna Press BandMulti Agência de Notícias da Aids Poder360 Madeirão Diário Online Correio Popular (Campinas, SP) Jornal de Piracicaba Correio Popular (Campinas, SP) online Jornal Joseense News Blog Edenevaldo Alves Fala Petrolina 2A+ Farma Mato Grosso Digital O Sul Portal de Notícias Belém online Time 24 News (EUA) Agência de Notícias da Aids Sabe de Nada Jornal Startup Fala aí, PET Farmácia! Time 24 News (EUA) Super Notícia 91,7 FM Pampulha online O Tempo online O Popular (Piracicaba, SP) online Mundo Lusíada O Roncador Jornal Imprensa Regional