Pesquisadores da Unicamp, em parceria com a USP, desenvolveram um teste rápido para Covid-19, capaz de confirmar a infecção em cinco minutos, até 50% mais barato que as opções disponíveis no mercado.
O equipamento teve a colaboração das cientistas brasileiras que fizeram o sequenciamento genético do novo coronavírus.
O professor Rodrigo Ramos Catharino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (SP), explica que foi necessário fazer uma espécie de “impressão digital” do novo coronavírus para avançar no desenvolvimento do teste.
Ele detalha que a “impressão digital” é um desenho que apresenta todas moléculas existentes da doença de modo mais claro e “isso que a gente detecta e determina como sendo Covid-19”.
A partir das informações coletadas, os cientistas utilizaram um programa de inteligência artificial para encontrar esses biomarcadores – que identificam a presença do vírus no organismo.
Os pesquisadores aproveitaram e inseriram no banco de dados outros biomarcadores, como do H1N1, o que facilita a precisão do diagnóstico para o tratamento médico.
Segundo Catharino, falta apenas a aprovação do Comitê de Ética para que possam ser feitos testes com humanos e a expectativa é que ele esteja disponível para uso em maio.
O novo teste 100% nacional deve custar cerca de R$ 40, metade do valor cobrado do produto já existente no mercado que, hoje, são importados de outros países.
Os cientistas avisam que assim que ficar pronto, o dispositivo poderá ser utilizado em outras cidades pelo Brasil.
Com informações do portal de notícias ‘G1’.