Notícia

RN Política em dia

CORONAVÍRUS: IMUNIDADE DOLETIVA PODE ESTAR MAIS PERTO QUE O ESPERADO

Publicado em 22 agosto 2020

Por Veja

Novo modelo matemático estima que a proteção de rebanho pode ser alcançada com apenas 20% da população infectada.

A proteção coletiva, conhecida como imunidade de rebanho, é um dos assuntos mais polêmicos da pandemia do novo coronavírus. A taxa é alcançada quando o número de pessoas imunes a uma infecção chega a um nível que freia sua disseminação. Isso pode acontecer de forma natural, quando as pessoas são contaminadas ou por meio de uma vacina.

No início da pandemia, diversos governos cogitaram utilizar essa estratégia como forma de proteger a economia e acabar logo com a pandemia. Entretanto, a medida que as primeiras estimativas mostravam que seria necessário que 70% da população fosse infectada para alcançar a imunidade de rebanho contra a doença, a opção foi descartada. Exceto pelo governo da Suécia, que insistiu em não adotar medidas drásticas de distanciamento social.

Pois agora, seis meses após a eclosão dos primeiros casos da doença, surgem novas estimativas, bem mais otimistas, sobre a taxa necessária para gerar imunidade coletiva contra a Covid-19. Há trabalhos que falam em 50%, 43% e até mesmo menos de 20%. Essa última estimativa é fruto de uma análise que contou com a colaboração de pesquisadores brasileiros.

De acordo com um modelo matemático gerado pelos autores, seria possível alcançar a imunidade de rebanho para o novo coronavírus se 10% a 20% da população de uma região for infectada. Esse coeficiente pode variar de acordo com o país, mas tende a ficar dentro deste intervalo.

A imunidade do rebanho é calculada a partir do chamado número reprodutivo da epidemia, R0, um indicador de quantas pessoas cada pessoa infectada transmite o vírus. Os cálculos iniciais para o limite de imunidade do rebanho presumiram a suscetibilidade ao vírus era a mesma para toda a população. O novo modelo se difere dos demais pois considera que o risco de uma pessoa se infectar é influenciado por fatores biológicos e comportamentais e, portanto, não é homogêneo.

Com essa premissa em mente, especialistas acreditam que algumas cidades brasileiras, como Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo, já tenham atingido a imunidade de rebanho. “Em locais onde o limiar de imunidade coletiva já foi alcançado, a tendência é que o número de novos casos continue a cair mesmo se a economia for reaberta. Mas, caso as medidas de distanciamento sejam relaxadas antes de a imunidade coletiva ser alcançada, os casos provavelmente voltarão a subir e os gestores devem estar atentos”, disse Rodrigo Corder, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, em entrevista à Agência Fapesp.

Dados do maior estudo sobre a Covid-19 no Brasil, realizado pela Universidade Federal de Pelotas mostraram que 3,8% da população brasileira apresenta anticorpos para a doença. Mas, segundo os pesquisadores, as taxas variam de 0 a 20% entre as cidades analisadas, reforçando a necessidade de respostas diferenciadas para cada município no país.

Mesmo que pareça que uma comunidade alcançou a imunidade coletiva, ainda não é possível relaxar. Além de não haver consenso sobre qual é a taxa necessária para atingir essa imunidade, não se se sabe por quanto tempo alguém que se recuperou da doença está imune.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com Correio Braziliense Veja online Record TV Perfil News São Carlos em Rede Amazonas 1 Saber Atualizado Head Topics (Reino Unido) Portal do Zacarias MSN Paranashop 2A+ Farma Brasil Amazônia Agora Revista Amazônia Rede Tiradentes Aroldo Murá Direto ao Ponto Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I MT HOJE Blog do Ronaldo Tiradentes Atemporal Coluna Supinando Valor Amazônico Brumado Verdade Plantão News (MT) CBN Notícias Terra Planeta online Portal da Enfermagem Bahia Econômica Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Mariani 24h Bahia.ba Recôncavo no Ar Jornal Ação Popular A Crítica (MS) online Mundo e Meio Jornal Correio (Salvador, BA) Revista Piauí online Real Time 1 Com Pauta ClickNews Achei Manaus Dom Total Programa InfoSalud (Argentina) Polinotícias Veja Saúde online MSN Jornal Opção (Goiânia, GO) online Blog Prontidão Total O Imparcial (São Luís, MA) online Repasse Informativo Valdir Rios Diário de Pernambuco online Blog Caruaru em Pauta Blog Thonny Santos Folha de Dourados online Jornal da Chapada Blog do Eloilton Cajuhy Top Mídia News Oito Meia O Sul online Extra (Rio de Janeiro, RJ) online 18 Horas Pleno.News TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) Sindicato dos Bancários de Goiás Agora Notícias Brasil Olhar Digital A Província do Pará Ururau Folha 360 Agora RN online Jornal Opção (Goiânia, GO) online Diário do Nordeste online Salvador Notícia DCM - Diário do Centro do Mundo Portal Roma News TVGDSNews Portal do Cerrado Blog Tarauacá Agora Metro Jornal online Pfarma Leia Notícias Metro Jornal Portal Marcos Santos