Notícia

Época Negócios online

Coronavírus: estudo aponta as capitais brasileiras com maior risco de surto pelo vírus

Publicado em 06 abril 2020

Pesquisa destaca que o deslocamento entre cidades do interior de São Paulo pode acelerar a contaminação durante a pandemia

Com 3.612 casos confirmados no município de São Paulo e 1.068 no Rio de Janeiro, de acordo com as secretarias de saúde, as capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife são as próximas cidades com maior risco de sofrerem com um surto de infecção pelo de coronavírus no país. A informação é do estudo elaborado por pesquisadores da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

O estudo, publicado na revista da Agênca Fapesp, destaca as cidades com maior probabilidade de desenvolver surto do vírus, caso medidas de isolamento e distanciamento social não sejam implementadas ou não venham a funcionar.

O estudo também leva em consideração a chamada mobilidade pendular, o trânsito diário de pessoas entre o município que estudam ou trabalham e aquele que residem, fenômeno que acontece nas maiores cidades do interior.

Coordenado pelo físico Marcelo Ferreira da Costa Gomes, especialista em modelos de propagação de doenças da Fiocruz, a equipe de pesquisadores analisou o fluxo aéreo de pessoas que partem do Rio de Janeiro e de São Paulo para outras capitais e municípios de grande porte do país.

Outro destaque da pesquisa é que a capital paulista tem potencial de contribuir mais para a disseminação do vírus pelo país do que o Rio de Janeiro. Isso porque São Paulo gera um fluxo elevado de pessoas mesmo para as regiões distantes.

Além disso, as capitais e regiões sob risco de surto tem capacidade intermediária de atendimento hospitalar. A oferta média de leitos hospitalares no país é de 22 para cada 10 mil habitantes, segundo dados do Departamento do Sistema Único de Saúde (DataSUS). Já nos países mais ricos do mundo esse número sobre para 47 por 10 mil.

Segundo Marcelo Ferreira, essa baixa disponibilidade de leitos de UTI no país é preocupante, uma vez que as capitais com maior probabilidade de contágio a partir de São Paulo podem não estar preparadas para lidar com a epidemia quanto à infraestrutura hospitalar.

Os pesquisadores também estudam uma segunda onda de disseminação do vírus. O objetivo é avaliar o impacto das medidas de redução de mobilidade sobre a progressão da epidemia. Nesta segunda-feira (06/04) o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, prorrogou a quarentena no estado, iniciada no dia 24 de março, até o dia 22 de abril. A medida inclui o fechamento de bares, restaurantes, casas noturnas e shopping centers.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Yahoo! O Estado de S. Paulo G1 Central das Notícias ES Capixaba Finanças Yahoo! Canaltech ES Capixaba Sistema Ocepar UEL - Universidade Estadual de Londrina Gazeta do Paraná GMais Notícias Ponto da Notícia.com Catve Marechal News Bonde Correio dos Campos Tarobá News CGN O Paraná TN Online Jornal Boa Noite online Rádio Jornal São Miguel AM 1400 Novo Cantu Notícias Portal Palotina Agência de Notícias do Paraná O Paraná (Cascavel, PR) online Blog do Doc.com Tem Londrina Blog do Doc.com Jornal da Manhã (Ponta Grossa, PR) online ARede H2Foz Cidade Portal O Bem Dito Diário dos Campos (PR) online Jornal do Oeste (Toledo, PR) online Blog do Johnny Casa de Notícias Jornal Correio do Norte (PR) online Diário Indústria & Comércio (Curitiba, PR) online Paranavaí Online Tá no site Portal Tudo Paraíba Atual Portal Banda B Sistema Ocepar Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Portal Clique Frank News Tá Sabendo? Folha de Cianorte Tarobá News AquiAgora.net RIC Mais Jornal Correio do Norte (PR) online FEMIPA – Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná ARede Au Online Londrinando UEL - Universidade Estadual de Londrina Paraná Urgente Notícias Folha de Londrina online Bonde Novo Cantu Notícias O comuniqueiro Paraná Extra O Londrinense MundoCoop Londrinatur Bem Paraná online Maringá News Voz do Povo Arapoti Jornal Integração Jornal União online Marechal News Novo Cantu Notícias Agência de Notícias do Paraná Portal Correio do Lago Catve CGN Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Jornal Mensageiro online Rádio Colmeia AM 1230 Diário dos Campos (PR) online Blog do Jonildo Glória A Semana News Rádio Maringá Portal JNN Jornal do Oeste (Toledo, PR) online Agência de Notícias do Paraná Novo Cantu Notícias Diário Indústria & Comércio (Curitiba, Paraná) Marechal News CGN Central das Notícias Bem Paraná online UFPR O Iguassú Marechal online Refugo Rádio Top Samba Jornal União online Jornal Boa Noite online Tarobá News Central das Notícias Agência de Notícias do Paraná Portal 24h Jornal Integração Maringá News Novo Cantu Notícias A Semana News Agora Paraná online O comuniqueiro Portal Banda B Boca Maldita Band News FM Curitiba Jornal Página do Estado História, Ciências, Saúde – Manguinhos online O Presente online Agência de Notícias do Paraná Tarobá News Bem Paraná online Blog do Tupan Araucária no Ar Novo Cantu Notícias Agência de Notícias do Paraná Tá no site Você e Região Portal Tanacidade.Com Andirá Virtual Medium (EUA) Tech Na Net Toledo News O Fato Maringá