Notícia

Meia Hora

Coronavírus: especialista prevê 180 mil mortes no Brasil até o início de setembro

Publicado em 18 julho 2020

Mais de 180 mil pessoas devem morrer da Covid-19 até o início de setembro no Brasil, segundo projeção de Domingos Alves, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. A estimativa feita pelo especialista, que integra o grupo Covid-19 Brasil, formado por pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa, leva em conta as medidas de relaxamento estabelecidas pelos governos estaduais e a falta de rastreamento dos casos pela escassez de testes .

“Se nada diferente for feito, em nossas simulações lá para o começo de setembro devemos estar chegando aos 180 mil óbitos e eu me pergunto qual o número de mortes que vai dar uma sensibilidade ao governo federal? Eu fiquei impressionado quando a gente chegou aos dez mil óbitos no Brasil. Hoje estamos chegando perto dos 80 mil, como se estivéssemos lavando louça”, lamenta o Domingos Alves.

Para ele, um dos principais erros cometidos é apenas informar a população de que há leitos e respiradores disponíveis nas estruturas hospitalares. “Isso traz a sensação de que os brasileiros podem adoecer tranquilamente. Mas, não se discute efetivamente a diminuição de óbitos e de casos e essas estratégias”, diz o professor.

Ele explica que para alcançar essa redução real, é preciso testar, rastrear e isolar. O pesquisador destaca ainda que a Organização Mundial de Saúde recomenda que se faça de dez a 30 testes por caso confirmado. “Isso foi o que a Europa fez para diminuir as infecções pelo novo coronavírus. Mas, no Brasil, a gente faz 1,7 testes por caso e isso é basicamente porque só testamos as pessoas que estão internadas”, avalia.

Dois milhões de casos em menos de um mês

Na quinta-feira (16), o Ministério da Saúde divulgou que o vírus atingiu 2.012.151 de pessoas no Brasil desde o início da pandemia e causou 76.688 mortes. Atualmente, 639.135 pacientes estão em tratamento.

No último dia 19 de junho, a menos de um mês, o País alcançava a marca de 1 milhão de casos confirmados. O crescimento é tão rápido que, ainda de acordo com os dados do governo federal, a doença já atingiu 97,6% das cidades brasileiros. Apenas 133 municípios, dos 5.570, não tiveram um caso da Covid-19 registrado oficialmente.

Domingos Alves justifica que há relação entre a crescente dos casos e a flexibilização feita pelos governos e municípios. O professor acredita que com a interiorização da doença, o efeito “boomerang” pode piorar ainda mais o cenário das capitais brasileiras. “Os casos avançam ao interior e podem retornar ainda com mais força aos centros”, diz.

Para a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), o pico da doença é previsto para agosto no Brasil. Integrantes da instituição reforçam a necessidade das medidas de isolamento que salvam vidas e de uma mensagem mais consistente à população.

Em contrapartida, o pesquisador diz que falta liderança do governo federal que se mostra “negacionista” com a pandemia. “Até o fim de semana devemos chegar aos 80 mil óbitos e não houve nenhuma sinalização concreta de apoio aos estados e municípios, que por sua vez, sentindo os efeitos econômicos da pandemia começaram a criar planos de relaxamento na tentativa de recuperar a economia”, avalia.

O grupo Covid-19 Brasil estima que, por causa da subnotificação, os dados reais de casos no País estão em torno de nove milhões. Os brasileiros ocupam a vice-liderança dos rankings mundiais de mortes e de casos de coronavírus, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. No topo das listas, os Estados Unidos acumulam mais de 136 mil vítimas fatais e 3,4 milhões de contaminações.

No dia 15 de julho, o Paíis completou dois meses sem um ministro da Saúde definitivo. Desde que Nelson Teich se demitiu, em 15 de maio, o general Eduardo Pazuello comanda a pasta de forma interina. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda não escolheu um nome para substituir o militar.

Estado com mais mortes do Brasil, São Paulo já retoma atividades

O governador de São Paulo, João Doria, afirma que o estado está entrando em uma fase de platô da pandemia do novo coronavírus , o que indica a situação de um pico contínuo, com estabilidade de indicadores.

"Estamos ingressando numa fase de platô no estado de São Paulo, depois de um longo período enfrentando o pico. Agora, não apenas na capital, como em todo o estado de São Paulo, estamos ingressando no platô. Isso não significa relaxamento, distensão total e absoluta. Significa atenção redobrada para mantermos o platô em todo o estado de São Paulo e o controle sobre a doença", disse em coletiva de imprensa no último dia 10 de julho.

O professor pontua que não existe platô em São Paulo. "É aritmética simples, o estado não atingiu um platô porque esse é um índice observado quando se olha para um gráfico de número de casos acumulados e ele para de crescer. Essa análise foi utilizada na Europa quando o número de casos parou de crescer, ou seja, começaram a diminuir. Os casos em São Paulo seguem crescendo até o momento porque o número de casos no interior é maior, como em Ribeirão Preto e Campinas", alerta Domingos Alves.

Caminhos possíveis para a redução dos casos

Investir em estratégias de vigilância em saúde para identificar e isolar pessoas com sintomas da Covid-19 e seus contatos próximos, manter as escolas fechadas pelo menos até o fim deste ano, realizar campanhas para conscientizar a população sobre o uso de máscaras e distanciamento social, até que se tenha uma vacina eficaz.

Essas medidas foram apontadas pelos participantes do debate virtual “Quatro meses de pandemia da Covid-19 no Brasil: balanço e perspectivas para o futuro”, promovido pela Agência FAPESP e pelo Canal Butantan na última terça-feira (14).

“Alguns dirigentes têm usado o platô como argumento para relaxar as medidas de isolamento social. Mas, na realidade, o platô é a assinatura do fracasso das políticas de contenção. Toda curva epidêmica que se preze tem de atingir o pico e começar a cair. Mas, como há evidências de que a adesão ao isolamento está diminuindo, muito provavelmente a curva de novos casos vai se manter. Na cidade de São Paulo, por exemplo, ela deve se estabilizar em 17 mil novas infecções por dia até, possivelmente, novembro”, avaliou Eduardo Massad, professor e pesquisador da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Embora muitos tenham a falsa sensação de que estamos em um momento de inflexão da curva epidêmica no Estado de São Paulo, a realidade é que o número de novos casos ainda deve continuar aumentando pelo menos até outubro, considerando o nível de isolamento atual – entre 45% e 50%. A queda só deve ocorrer de fato a partir de novembro e isso se não houver alguma mudança na tendência”, concluiu Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan.

Por IG

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha.com Folha de S. Paulo Estadão.com IstoÉ Dinheiro online UOL Agência Brasil IstoÉ online Portal R7 Portal R7 G1 Portal Exame G1 BOL Agora São Paulo online Agora São Paulo Portal Exame Estadão.com G1 G1 UOL Yahoo! UOL UOL G1 UOL O Estado de S. Paulo Folha.com Folha de S. Paulo Portal R7 Yahoo! Crescer Janela do Abelha CPP - Centro do Professorado Paulista Janela do Abelha Diário Causa Operária Online Portal do Governo do Estado de São Paulo Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Notícias de Campinas SBT Interior Mix Vale Folha Nobre Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Notícias ao Minuto NetDiário Diário de Pernambuco online Jornal Correio (Salvador, BA) online Canabrava 104.9 FM O Bom da Notícia O Rolo Notícias Momento MT Boca de Forno News Sistema Costa Norte de Comunicação FA Notícias Jornal de Piracicaba A Crítica (MS) online Jornal Floripa O Documento online Portal de Notícias Portal Lapada Lapada Portal Ribeirão Preto Portal TopGyn Agência BR Novo Cantu Notícias Poliarquia Portal R3 Jornal Tijucas Jornal Joseense News Dinheiro Rural online Maranhão Negócios Nitro News Brasil O Mato Grosso Jornal Blog do Lau Beto Ribeiro Repórter Brasil Soberano e Livre Jornal Correio do Povo de Alagoas O Vale online TV Globo TV Globo Sul 21 Repórter Maceió PPTA Soluções e Tecnologia Rede Clipex Panorama Farmacêutico Notícias Botucatu Notícias & Artigos Diário de S.Paulo online Central Brasil Notícias Melody FM 94.1 Folha Regional (Flórida Paulista, SP) online Jornal Interior Jornal Página do Estado Portal Novo Momento Expresso MT 106.7 FM (Ribeirão Preto, SP) Planeta Osasco Tudo Pop MSN Veja São Paulo online DCM - Diário do Centro do Mundo TV Globo TV Globo TV Globo TV Globo Rádio Agência Nacional (EBC) Gazeta de Piracicaba online Gazeta Regional Federação da Saúde Clube FM 100.5 Mix Vale Portal Agora no RS Portal Leiagora Diário Regional (Diadema, SP) online Portal Mato Grosso Repórter 1 Portal Rondônia Região Noroeste Portal do Holanda Campina FM 93.1 O Popular (Piracicaba, SP) online Central das Notícias The World News (Ucrânia/Argentina) Baidú Brasil Adamantina Net Adonai Web Rádio e TV O Estado Brasileiro ISN Portal Blog da Cris Clube FM 104.7 Rádio Clube 1 (São Carlos, SP) Verguia TV Globo NewsBeezer Folha de Pernambuco online Diário de Pernambuco online Folha de Londrina online Zero Hora online Portal GRNews Metropolitano Agora Portal de Finanças Gazeta do Dia (Sorriso, MT) Guajara Hoje Brasil 247 O Antagonista A Gazeta (ES) online ClickPB DL News Mix Vale Portal do Holanda TNH1 Portal Independente Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região Folha Vitória online Bahia.ba Terra MSN Blog do MidCid - Mídia, Cidade e Práticas Socioculturais Jornal GGN Refugo Portal da Enfermagem Blog do Valente Blog do Manuel Mariano "o Homem da Viola" Planeta online A Língua César Santana Diário de Campinas Folha de BH JC Notícias (São Paulo, SP) ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação 2A+ Farma Atemporal Altair Tavares Folha Diferenciada Galileu online Biblioteca Benedicto Monteiro Blog A Crítica Coluna Supinando Revista Seleções online Diário da Região (Osasco, SP) online Diário da Região (Osasco, SP) online O Extra.net (Fernandópolis, SP) online Momarandu Corrientes (Argentina) Radio Habana Cuba Rosario Nuestro (Argentina) Con La Gente Noticias (Argentina) Radio Clan FM (Argentina) Los Andes (Argentina) La Banda Diario (Argentina) LM Neuquén - La Mañana de Neuquén online (Argentina) El Litoral (Argentina) online Primera Edición online (Argentina) Notife (Argentina) Correio Paulista online Télam - Agencia Nacional de Noticias (Argentina) El Territorio (Argentina) online El Litoral (Argentina) online Grupo La Provincia (Argentina) BAE Negocios (Argentina) online TuMedio.news (Argentina) Viva ABC Verbo Online Head Topics (Brasil) PanAm Post (EUA) TuMedio.news (Argentina) Barranqueras Online (Argentina) La República (Uruguai) online Jornal da Manhã (Marília, SP) online Canaltech O Guardião da Montanha Revista Pará Head Topics (Brasil) GRU Diário Diário Causa Operária Online SBNotícias Veja São Paulo online Wap (China) Página/12 (Argentina) online El New York Times (Venezuela) Blog do Jura Saber Atualizado Jornal na Net O Extra.net (Fernandópolis, SP) online Brasil 247 Jornal GGN Prensa Latina - Agencia Informativa Latino-americana (Cuba) Rede Brasil Atual Radio Fenix 95.1 (Argentina) Agencia IP - Agencia de Información Paraguaya Diario 21 (Argentina) Argentina Municipal (Argentina) TV Globo Rueda de Prensa Marca Informativa Nordeste Ya (Argentina) 1000 Caracteres (Argentina) Geledés - Instituto da Mulher Negra APFMercosur (Argentina) Diario Crónica (Argentina) online Diario Fedecamaras (Paraguai) CyP Noticias (Argentina) Infouco (Argentina) Espaço Ecológico no Ar MSN Giro S/A Online Portal mais Tupã RN Hoje Éter 7 News Notícias Campinas Falando de Negócio Notícias ao Minuto Jornal Expresso Turbocargo Jornal Floripa SERJUSMIG - Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância de Minas Gerais Santa Cruz al Momento (Argentina) Noticias de Catamarca (Argentina) Caminhoneiro News Blog Companhia dos Aposentados Noticias RTV (Espanha) Observatório do 3° Setor Veja Saúde online Jornal da Manhã (Marília, SP) Tribuna Sul Fluminense Jornal Correio (Salvador, BA) Diário de S.Paulo O Vale online O Vale online Geledés - Instituto da Mulher Negra Dom Total Correio Popular (Campinas, SP) Correio Popular (Campinas, SP) online TV Globo Central das Notícias Rádio Cidade Jundiaí O Vale online Diário Causa Operária Online A Voz do Campo Câmara Municipal de São Paulo Brasil de Fato online Yahoo! Esportes DL News Todo Dia (Americana, SP) online Conexão Planeta Correio Popular (Campinas, SP) O Vale Algomais online Sincomerciários de Ribeirão Preto - Sindicato dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto Estacion del Valle 96.3 (Argentina) Reconversa Diário do Povo (China) online Portal O FarolPB Repórter ABC APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia Veja Minas Titulos.com.ar (Argentina) São Carlos em Rede Advogados no Brasil Ouro Verde Biblioteca FMUSP Diário SE Pernambuco.com Estadão Mato Grosso online Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região Alspin Soluções Integradas Metropóles Metropóles Metropóles Manaus Alerta Central de Notícias da Construção Tech Na Net Jornal Tribuna Livre