Notícia

Vida & Ação

Coronavírus afeta testículos e piora o esperma

Publicado em 06 setembro 2021

Capacidade de fertilizar o óvulo cai de 50% para 8% a 12% entre pacientes homens após infecção pela Covid-19, indica estudo da USP

Ao acompanhar, desde o início do ano passado, pacientes homens que tiveram Covid-19, o andrologista Jorge Hallak, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e coordenador do Grupo de Estudos em Saúde do Homem do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), começou a observar que os resultados de exames de fertilidade e hormonais deles permanecem alterados mesmo meses após se recuperarem da doença.

Apesar de ser um teste inicial e não ter condições de diagnosticar fertilidade ou infertilidade, o espermograma de vários pacientes tem indicado, por exemplo, que a motilidade espermática – a capacidade de os espermatozoides se moverem e fertilizarem o óvulo, cujo índice normal é acima de 50% – caiu para entre 8% e 12% e permaneceu nesse patamar quase um ano após terem sido infectados pelo SARS-CoV-2.

Já os testes hormonais apontam que os níveis de testosterona de muitos deles também despencaram após a doença. Enquanto o nível normal desse hormônio é de 300 a 500 nanogramas por decilitro de sangue (ng/dL), em pacientes que tiveram COVID-19 esse índice chegou a variar abaixo de 200 e, muitas vezes, ficou entre 70 e 80 ng/dL.

“Temos visto, cada vez mais, alterações prolongadas na qualidade do sêmen e dos hormônios de pacientes que tiveram COVID-19, mesmo naqueles que apresentaram quadro leve ou assintomático”, diz Hallak à Agência Fapesp.

Alguns estudos feitos pelo pesquisador em colaboração com colegas do Departamento de Patologia da FM-USP, publicados nos últimos meses, têm ajudado a elucidar essas observações feitas na prática clínica.

Os pesquisadores constataram que o SARS-CoV-2 também infecta os testículos, prejudicando a capacidade das gônadas masculinas de produzir espermatozoides e hormônios.

“É muito preocupante como o novo coronavírus afeta os testículos, mesmo nos casos assintomáticos ou pouco sintomáticos da doença. Entre todos os agentes prejudiciais aos testículos que estudei até hoje, o SARS-CoV-2 parece ser muito atuante”, afirma Hallak.

“Cada patologia tem particularidades que a prática e a experiência nos demonstram. O SARS-CoV-2 tem a característica de afetar a espermatogênese. Estamos descobrindo os mecanismos envolvidos, como motilidade progressiva persistentemente muito baixa e morfologia bem alterada, sem mudança da concentração espermática significativa”, diz.

Em um estudo com 26 pacientes que tiveram Covid-19, os pesquisadores verificaram por meio de exames de ultrassom que mais da metade deles apresenta inflamação no epidídimo – estrutura responsável pelo armazenamento dos espermatozoides e onde eles adquirem a capacidade de locomoção.

Os pacientes têm idade média de 33 anos e foram atendidos no Hospital das Clínicas da FM-USP e no Instituto Androscience de Ciência e Inovação em Andrologia. Os resultados do estudo, apoiado pela Fapesp, foram publicados na revista Andrology.

“Ao contrário de uma infecção bacteriana clássica ou por outros vírus, como o da caxumba, que causa inchaço e comumente desconforto ou dor nos testículos em um terço dos acometidos, a epididimite causada pelo novo coronavírus é indolor e não é possível de ser diagnosticada por apalpamento [exame físico] ou a olho nu”, explica Hallak.

Por isso, segundo ele, seria interessante ensinar o autoexame dos testículos como política de saúde pública no pós-pandemia.

“É ideal que os adolescentes, adultos jovens e homens em idade ou com desejo reprodutivo, após serem infectados pelo SARS-CoV-2, procurem um urologista ou andrologista e façam uma consulta com mensuração do volume testicular, dosagem de testosterona e de outros hormônios, além de análises do sêmen com testes de função espermática, seguidos de um exame de ultrassom com Doppler colorido, para verificar se apresentam algum tipo de acometimento testicular que pode afetar a fertilidade e a produção hormonal”, sugere Hallak.

“Esses indivíduos devem ser acompanhados por um a dois anos após a infecção, pelo menos, pois ainda não sabemos como a doença evolui”, aponta.

Invasão de células testiculares

Outro estudo recém-publicado pelo mesmo grupo de pesquisadores e também apoiado pela Fapesp indicou que o SARS-CoV-2 invade todos os tipos de células testiculares, causando lesões que podem prejudicar a função hormonal e a fertilidade masculina.

Por meio de um projeto coordenado pelos professores da FM-USP Paulo Saldiva e Marisa Dolhnikoff, foram empregadas técnicas de autópsia minimamente invasivas para extrair amostras de tecidos testiculares de 11 homens, com idade entre 32 e 88 anos, que morreram no HC-FM-USP em decorrência de COVID-19 grave.

Os resultados das análises indicaram uma série de lesões testiculares que podem ser atribuídas a alterações inflamatórias que diminuem a produção de espermatozoides (espermatogênese) e hormonal.

“O que nos chamou a atenção de imediato nesses pacientes que morreram em decorrência da Covid-19 foi a diminuição drástica da espermatogênese. Mesmo os mais jovens, em idade fértil, praticamente não tinham espermatozoides”, conta Amaro Nunes Duarte Neto, infectologista e patologista da FM-USP e do Instituto Adolfo Lutz e coordenador do estudo.

Segundo o pesquisador, algumas das prováveis causas da diminuição da espermatogênese nesses pacientes foram lesões causadas pelo vírus nos vasos do parênquima testicular, com a presença de trombos, que levaram à hipóxia – ausência de oxigenação nos tecidos –, além de fibroses que obstruem os túbulos seminíferos, onde os espermatozoides são produzidos.

Uma das razões prováveis para a diminuição hormonal é a perda de células de Leydig, que se encontram entre os túbulos seminíferos e produzem testosterona.

“As funções dos testículos de produzir espermatozoides e hormônios sexuais masculinos são independentes, mas há uma interconexão entre elas. Se a produção de hormônios pelas células de Leydig estiver prejudicada, a fertilidade também será diminuída”, afirma Duarte Neto.

Alguns dos sintomas da deficiência de testosterona (hipogonadismo) são perda muscular, cansaço, irritabilidade, perda de memória e ganho de peso, que podem ser confundidos como efeitos de longo prazo da Covid-19.

“Uma parte importante desse quadro clínico seguramente está relacionada a uma baixa função testicular. Mas isso ainda não tem sido abordado porque os pacientes não têm dor e não se costuma dosar os hormônios e nem fazer análise dos espermatozoides após eles se recuperarem da Covid-19”, alerta Hallak.

Os pesquisadores pretendem realizar um estudo de acompanhamento de pacientes homens que tiveram a doença com o objetivo de avaliar em quanto tempo as lesões testiculares causadas pelo SARS-CoV-2 podem ser revertidas naturalmente ou por meio da administração de medicamentos.

“Ainda não sabemos se essas lesões testiculares poderão ser revertidas e quanto tempo levará para isso acontecer”, afirma Hallak.

As principais preocupações do pesquisador são em relação a homens em idade reprodutiva, adolescentes e pré-púberes, sobre os quais ainda não há dados sobre lesões testiculares causadas pela Covid-19.

Não se sabe quais serão os impactos na puberdade em relação à capacidade fértil, se a produção de hormônios será afetada de forma transitória, prolongada ou definitiva e qual o grau de lesão residual irreversível.

Como não há dados de pré-infecção pelo SARS-CoV-2 de cada indivíduo, os estudos prospectivos deverão incluir um grupo controle para efeitos de comparação, sugere Hallak.

“Esses indivíduos podem ter problemas de infertilidade e alterações hormonais no futuro e não saberem que isso pode ter sido causado pela infecção pela Covid-19, porque apresentaram sintomas leves ou foram assintomáticos”, pondera.

Aumento da infertilidade masculina

O pesquisador estima que a Covid-19 poderá causar um aumento na infertilidade masculina. Atualmente, entre 15% e 18% dos casais enfrentam dificuldades para conceber – por problemas masculinos em 52% dos casos.

Esse cenário pode desencadear uma busca maior por técnicas de reprodução assistida que, de acordo com ele, é realizada por vezes de forma apressada no Brasil para causas masculinas, sem avaliação inicial adequada e padronizada e, muitas vezes, sem que seja estabelecido o diagnóstico causador inicial e sem tempo hábil para se propor condutas com base em melhor custo-benefício e a aplicação de tratamentos específicos que podem curar a causa ou restabelecer a capacidade fértil natural.

“Será preciso tomar muito cuidado com a reprodução assistida pós-pandemia de Covid-19, pois não se sabe as consequências disso nos meses subsequentes à infecção”, ressalta Hallak.

Uma vez que o SARS-CoV-2 tem sido detectado em todos os tipos de células dos testículos, que participam de todas as etapas da espermatogênese, não se sabe se o vírus também pode estar presente em espermatozoides de pacientes que tiveram Covid-19 e se permanecem quiescentes nos tecidos meses depois de terem se recuperado da doença.

“Esses espermatozoides podem ter sido afetados pelo vírus e, idealmente, deveria preventivamente se esperar, no mínimo, um ciclo de espermatogênese – ao redor de 90 dias – antes de prosseguir com técnicas de reprodução artificial, em que a seleção dos espermermatozoides é feita por análises por microscopia e não pelo processo de seleção natural testado ao longo de milhões de anos”, avalia Hallak.

“Temos visto lesões de DNA causadas pelo novo coronavírus muito elevadas, ao redor de 60% a 80%, enquanto o normal é de até 25% e, o aceitável, até 30%”, compara.

Outra preocupação do pesquisador é com a reposição de testosterona nesses pacientes que tiveram COVID-19 e queda hormonal, que, segundo ele, é uma medida desnecessária no período imediato pós-Covid-19, principalmente para adultos jovens e em idade reprodutiva.

“A reposição de testosterona em um paciente já afetado vai inibir ainda mais a função testicular. Os testículos têm mecanismos de reparação para voltar a produzir hormônios e existem tratamentos medicamentosos que aumentam a produção natural dos hormônios esteroidais, restabelecendo progressivamente a função testicular intrínseca do indivíduo. Isso também vai depender se houve lesão às células de Leydig e em qual grau, que é algo que não sabemos ainda”, pondera.

“Na Faculdade de Medicina da USP, estamos reunindo especialistas de diversas especialidades médicas para estudar um grupo de 749 pacientes homens que tiveram Covid-19 que serão submetidos a uma primeira avaliação ao longo dos próximos quatro anos com o objetivo de obtermos mais conhecimento sobre a síndrome pós-Covid-19”, diz Hallak.

Esse texto, de Elton Alisson, foi originalmente publicado pela Agência Fapesp de acordo com uma licença Creative Commons. 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
SBT Interior Correio Braziliense online BOL Jornal de Piracicaba UOL O Globo online O Globo Folha.com Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Agência Brasil Estado de Minas online IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online Diário de Pernambuco online UOL CNN (Brasil) SBT Interior Estadão.com IstoÉ Dinheiro online Folha de Pernambuco online Portal R7 UOL O Imparcial (São Luis, MA) Folha de S. Paulo Correio Braziliense Diário de Pernambuco online Diário do Poder Record TV Portal B Notícias Portal Mude Novoeste Clique MS Conectado News MaisConhecer.com O Sul online Portal de Americana Termômetro da Política Portal Viu O Hoje (Goiânia, GO) online Radar C TPA - Televisão Pública de Angola (Angola) Portal C1.com A Voz de Santa Quitéria IG - Saúde Metropóles Leia Já Giro Marília OEstadoDoPará.com Antena Love São Miguel para Todos Play Crazy Game Urgence TV MSN Brasil 247 Saúde em Tela Iati Notícias Pulola Estadão Mato Grosso online Potiguara Online cidadão consumidor Paraíba Feminina Rádio Uau TV Nils Portal Prudentino Clara Destaque Guarantã News TN Online Tech Break Blog Primeira Mão Canoinhas Online Blog ULTRAPERIFERIAS (Portugal) Lab Dicas Jornalismo Imirante Dentistas na Net Guia Viver Bem Criativa FM 98.9 Queagito.com Folha de Cuxá O Liberal (PA) online Jornal de Itapetininga Plataforma Media (Portugal) Jornal do Comércio (RS) online Portal de Camaquã Jundiaí Online O Fluminense online Portal O Dia Portal O Norte Portal R3 Rio Grande TEM Portal Roma News RP10 Tribuna Paulista O Melhor da Cidade TV Paraguaçu Valoriza Piauí Viva Notícias Zero um informa Guia Viver Bem eCycle Conexão MT Portal T5 O Mariliense Busão Maringá Primeira Edição online 360 News Rádio Pampa FM 97,5 Revista Cariri Aconteceu no Vale Agora Sergipe Jornal Z Norte online Campos 24 horas Blog do Gusmão Farrapo Afogados FM 87,9 Astratu Diário da Notícia Barreiras Notícias Metrópole MS Novo MT Atual MT Brasil Agora Carmo Web TV Cidade em Alerta Em Tempo Notícias Es 1 Fala Mara Giro Goiás O Rebate Pauta Capital Rede 2D TaubatéOn Diário D4 Notícias Metropolitana MS Relata Bahia Sidrolândia em Foco Tops do Momento TV Brusque Rádio Itatiaia Ebahia News Ebrasil News Âncora News Vale Comentar Bahia.ba Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Voz da Bahia Astratu Correio 68 D24AM De Brasília Diário Piauiense Encircuito.com.br Eu, Rio! Gazeta 24 horas (Maricá, RJ) Gazeta Hoje Gláucia Lima Hora Campinas O Estado do Maranhão online Notícias Botucatu O Paraná Portal Paraíba Pn7 - Portal PaNoRaMa Web Rádio Juventude Olhar Digital Portal 6 - Notícias de Anápolis Portal RR Notícias Rádio Jornal Rede Pop FM 97.9 Repórter (Manaus, AM) Revista Ampla online Acorda Cidade Amambai Notícias A Tribuna (MT) online Cabreúva Online ClickCampos Correio do Brasil online Folha do Noroeste Folha Vitória online Gaz GR7 Notícias PlussPlay Hora PR Blog O Correspondente OffNews Ivan Maldonado Jornal 25 News Jornal de Ponta O Sulista Costa Oeste News Atividade News Somos Notícia Titulos.com.ar (Argentina) Ubaitaba Urgente Bacana News Bahia1 Barra News Perfil (Brasil) Brasília Total Capital Soberana Cidades na Net CRN1 SAPO Brasil Saúde Brasília A Onça Blog de Assis Ramalho Bocão News Folha Livre GESP News - Gestão Pública News Gazeta de Piracicaba online Agência BR Agora Região Astratu BHAZ GESP News - Gestão Pública News Giro Goiás Jornal Floripa MT Notícias O Imparcial (São Luís, MA) online O Regional (Assis Chateaubriand, PR) Portal 014 Folha de Oeiras Giro Marília Jornal o Brasiliense Região Noroeste Revista Pará Noticias de Contagem online A Cidade On (São Carlos, SP) Benefícios News Ata News Gazeta da Semana Leia Notícias Correio Paulista online BHAZ Olhar Digital Diário GM Yahoo! Finanças Voz do Bico Alagoas Web Classificados D MSN (Portugal) Brejo Le Gran Capital News Modais em Foco Tribuna PR Portal Cidade Gospel Diário da Manhã (GO) online News Cariri Portal do Cerrado Rádio Polska FM 105,9 Realidade Brasil Revista Nordeste online Jornal Guaru News online MT Notícias Nitro News Brasil i7 News Gforum BCharts RC 8:32 Plox Ponta Porã Informa Portal de Notícias Portal Manhumirim Portal Mato Grosso Portal News Salvador Notícias Tá no site Tudo Rondônia TV Caeté SC Hoje News Todo Dia (Americana, SP) online Toni Rodrigues Rede Interativa Repórter Maceió Repórter News Rondônia em Pauta São Bento em Foco São Gonçalo Agora Primeira Hora Rede Tiradentes Umuarama News FA Notícias Augusto Urgente - Jaco & Bina Jacobina Notícias Luciano Vale Blog de Daltro Emerenciano Blog do BG Blog do Fred Braga MSN (Portugal) Notícias ao Minuto (Portugal) Rádio Fandango Notícia SAJ Veja Saúde online O Chefão da Notícia Rádio Sat Peruíbe FM 87,9 Rádio Cultura FM 101,7 Rádio Nova Aliança FM 105,9 Rádio Cristalina FM 103.7 Pelo Mundo DF Os Cobras da Notícia O Documento online Oeste Ao Vivo Oeste 360 O Bom da Notícia Novo Cantu Notícias Portal NBO Metrópole MS Mix Vale Metro Jornal online Rádio Melodia 97,5 FM Mais influente online Rádio Liberdade FM 87,9 Liberdades NetDiário MSN Blog de Assis Ramalho Bahia ExtremoSul Atenas Notícias Agora ES online A Crítica (MS) online Acontece no RS Campo Belo em Foco AM Post Conexão Safra Jornal O Diário (MT) online - Clique F5 ClickNews Click Sergipe Sistema Provincia Brejo Bocão News Itamarati News Iporã News Grava News - Jornal de Alfenas Goiás Notícias Focando a Notícia Folha de Lucas Jornal Expresso Diário Jornal Entre Cidades Jornal do Vale (Ceres, GO) online Jornal Dia Dia Jornal do Ônibus Jornal de Jundiaí online Jornal Boa Noite online Enfoque MS F5 News Douranews Direto da Cidade Correio Popular (Campinas, SP) online Fato Amazônico Gazeta Brazilian News (EUA) online FALA PARAÍBA Salvador Notícia FA Notícias Vvale Blog Saúde e Dicas Brasil123 MSN (Portugal) Blog Thonny Santos Nosso Goiás Plu7 V9 Vitoriosa Online Portal Gongogi Gazeta do Povo online (PR) Poliarquia Fator RRH Folha do Araçá NE Notícias Caderno B Rádio Nova Onda FM 87,9 Metro Jornal online Rádio 98 FM (Natal, RN) Portal CM7 Vitat Portal RG Jornal de Itatiba online Portal da Cidade (Registro, SP) Acontece Botucatu Saense Classificados D Farol News Portal Zap O Mato Grosso Jornal Planeta Osasco Rádio Studio 87.7 FM JMais Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Metrô News Revista Go Outside online Correio de Carajás O Povo online Paracatu News Sistema Costa Norte de Comunicação Época Negócios online Paraná Portal VNExplorer (Brasil) Sou Catarinense Blog Diário Tancredense Campo Grande News Dinheiro Rural online Diário do Litoral (Santos, SP) online A Crítica (AM) online Diário Corumbaense online Agência Brasil China Diário do Pará online Portal do Governo do Estado de São Paulo Belém online Portal Belém City Dom Total GP1 Biblioteca FMUSP Terra Galileu online Planeta online Portal da Ilha Tudo é Espanto Tablet e Smartphones Brasil Amazônia Agora O Bom da Notícia FOCEP Brasil Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Terra Head Topics (EUA) Blog Cursos de Qualidade Metropóles Play Crazy Game Jornal da Ciência online Canaltech Porto Alegre 24 Horas Mix Vale Blog O Cubo São Carlos em Rede Diário de Suzano online Opinião Manauara Quimiweb Meio Norte online (Piauí) IG Zero Hora online Público A MSN (Portugal) Portal Mato Grosso Bem Notícias Portal Neo Mondo Portal da Enfermagem RIC Mais O Acre Agora O Documento online Voz MT Jornal Joseense News Jornal Ação Popular O Atual Play Crazy Game Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) Gazeta de Alagoas online Portal do Litoral PB 360 Fatos Portal da Band Guarulhos em Destaque Conteúdo MS JD1 Notícias Manancial News News Rondônia Blog do Paulo Júnior WB Portal de Notícias O Democrata online Rádio Paiquerê 91.7 FM Jornal Portal R10 (PI) online Ornan Serapião Cassilândia Notícias O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online D'Ponta Web News Portal GRNews Guarulhos Online Ideal MT Jornal Times Brasília São Miguel para Todos Nada Pra Fazer O Vale online ABC - Academia Brasileira de Ciências Saber Atualizado O Sul online Jornal da USP online Noticias RTV (Espanha) Carvalho News AM News Info na VWeb BN - Bahia Notícias Blog Dedé Montalvão Saiba de Tudo Semana On Blog Marcos Frahm Nada Pra Fazer Busão Foz Blog do Geraldo José Maracaju em Foco Criativa FM 98.9 Repórter Nordeste Mariani 24h Epoch Times em Português Jornal da Franca Portal Expressão Metro 1 Revista Comunhao Blog do Boka Correio Notícia Correio Notícia Portal Cultura Sul FM Portal Cultura Sul FM Lim HC Manaus Alerta Tem de Tudo Grande Ponto Portal RBN Portal Marcos Santos Portal RBN Web Terra Info Rondônia Brilhante Notícias