Notícia

Bonde

Coração artificial infantil 100% nacional será implantado

Publicado em 01 agosto 2013

Um equipamento fabricado pelo Incor traz esperança às crianças que estão na fila de espera para um transplante de coração. Fabricado desde 2002, o primeiro coração artificial infantil totalmente desenvolvido no Brasil está sendo testado em animais. Até o final deste ano, o equipamento deve ser implantado em 30 pacientes.

O coração artificial tem a função de substituir o coração que já está inativo, bombeando o sangue, até que o paciente receba um órgão por meio do transplante. Segundo os pesquisadores, o tempo recomendado de uso do equipamento é de até três meses. Poderão receber o dispositivo recém-nascidos, crianças e adolescentes.

O equipamento funciona de forma semelhante aos dispositivos desenvolvidos para adultos. O ventrículo é acionado por um console pneumático ligado à rede elétrica e é mantido por baterias durante a movimentação do paciente.

O projeto também recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

(Com informações www.dw.de)