Com o início da Copa do Catar, uma das perguntas mais ouvidas é: "o hexa vem?". Para os pesquisadores que compõem o grupo Previsão Esportiva, a resposta com base em contas matemáticas é quase que certeira: há 15,3% de chances da seleção brasileira vencer o mundial.
De acordo com os pesquisadores, o 'caminho mais provável' da única seleção pentacampeã do mundo é se classificar em primeiro do Grupo G, enfrentar o Uruguai nas oitavas, a Espanha nas quartas, a Argentina na semi e a Bélgica na grande final.
A seleção estreia na competição nesta quinta (24), contra a Sérvia, às 16h (de Brasília), no estádio Lusail.
Os pesquisadores também desenvolveram uma plataforma interativa que permite simular as chances de cada equipe por jogo e calculando as chances do primeiro jogo da seleção, a probabilidade é de 61,8% de vitória do Brasil.
Mas, apesar de ser a seleção com mais chances, os pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indútria (CeMEAI) da USP de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidad de Atacama, além da FLAI Inteligência Artificial, lembram que apesar de favorito, não vai ser fácil para o Brasil.
Já que apesar de acumular 15,3% de chances de vencer a Copa, há 84,7% de chances do Brasil não ser o campeão.
Como são apurados os dados?
Para fazer as análises, o grupo utiliza um programa de computador que usa uma formulação matemática e embasamento estatístico para calcular as probabilidades de uma seleção ganhar a partida.
"As previsões são feitas a partir de modelo estatístico que considera informações de cada seleção, como rankings FIFA e ELO, valor de mercado, poder ofensivo, poder defensivo, histórico, entre outras. As previsões são atualizadas com as informações dos jogos que vão acontecendo", explicou o pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) e professor do ICMC/USP, Francisco Louzada.
Favoritos
Para as previsões da Copa do Mundo de 2022 foram feitas 1 milhão de simulações com os jogos do campeonato. Nessas simulações, o Brasil apareceu 153.178 levantando a taça.
Chances das seleções vencerem a Copa:
- Brasil - 15%
- Argentina - 12%
- Bélgica - 9%
- França - 8%
- Espanha - 7%
- Holanda - 7%
- Inglaterra 0 7%
- Portugal - 6%
- Dinamarca - 5%
- Alemanha - 4%
- Uruguai - 3%
- Croácia - 3%
- México - 2%
O projeto Previsão Esportiva teve início no Departamento de Estatística da UFSCar em 2006. Nas copas de 2006 e 2010, o modelo 'acertou' a ordem dos campeões. As previsões foram feitas antes do início das competições.
Inclusive, o projeto venceu uma competição promovida pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (Sobrapo) em 2010.
Previsão Esportiva
De 2006 para cá, o grupo já fez previsões para diversas competições de futebol como: Brasileirão séries A e B, Premier League, La Liga, Italiano Série A e Bundesliga, além da Copa América 2019 e dos Jogos Olímpicos Tokyo em 2020 - Futebol feminino e masculino.
"Atualmente, participam do projeto 13 pessoas (pesquisadores, professores e alunos) de diferentes instituições de ensino superior do Brasil (UFBA, UFPR, UFSCar e USP) e da América Latina (Universidad de Atacama), e da empresa educacional (FLAI - Inteligência Artificial)", completou o pesquisador Louzada.