Notícia

Agência Gestão CT&I

Cooperação entre cientistas de São Paulo e da França é fomentada por edital

Publicado em 31 outubro 2014

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com Agence Nationale de la Recherche (ANR) da França, abrem chamada para selecionar projetos de pesquisa desenvolvidos em cooperação entre cientistas franceses e entidades de pesquisa e universidades de São Paulo. As propostas, que terão tempo máximo de execução de três anos, deverão estar alinhadas com os temas Neurociências, Doenças Cardiovasculares e Metabolismo;  Pesquisa Marinha; e Ciências Sociais e Humanidades. Interessados têm até 18 de novembro para se inscreverem.

Com este edital, a ANR fortalece iniciativas anteriores em uma chamada genérica. O certame tem as mesmas diretrizes acertadas pelo termo de cooperação firmado entre a ANR e a Fapesp.

Os projetos devem ser submetidos por um responsável parceiro na França, em março de 2015, por meio das diretrizes propostas pela ANR, seguindo normas aplicáveis e cronograma detalhado a ser anunciado pela instituição européia. Já o cientista responsável em São Paulo precisa averiguar se o projeto se adequa a modalidade Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático.

Mais informações no edital completo disponível neste link.

Escrito por Agência Gestão CT&I