Um sistema de controle de iluminação pública com recursos de inteligência artificial é a inovação que a startup paulistana Desh Tecnologia pretende colocar no mercado ainda este ano, informou o boletim "Pesquisa para Inovação" da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A empresa foi uma das selecionadas na chamada Cidades Inteligentes - Cidades Sustentáveis, lançada em 2016 no âmbito do programa PIPE/PAPPE Subvenção, resultado de acordo de cooperação entre a Fapesp e a Finep - Financiadora de Inovação e Pesquisa.
Via conexão sem fio à internet, o sistema possibilita análise de dados e controle inteligente da iluminação pública, e deve ainda incluir outras funcionalidades, como controle de tráfego, estacionamento e consumos de água e gás. A comunicação utiliza radiofrequência em rede mesh, na qual pontos múltiplos servem de repetidores do sinal e é ideal para sistemas de iluminação pública, que possibilitam instalação de muitos pontos próximos uns dos outros, criando uma cobertura de Internet em grandes áreas. O sistema compreende a instalação de um rádio em cada luminária, concentradores em pontos estratégicos, para receber os dados enviados pelos rádios via rede mesh, e uma central de controle com recursos de inteligência artificial, para a análise dos dados.
Além do acionamento das lâmpadas, o sistema realiza dimerização das luzes com acionamento por sensores de presença, além de medições de corrente para estimativa de consumo de energia e diagnósticos de falhas. A vantagem da solução em comparação com sistemas similares é a comunicação que, segundo o boletim, emprega o que há de mais moderno em rede mesh mas com domínio local da tecnologia, não utilizando tecnologias licenciadas ou módulos de comunicação comprados de terceiros.
Além da economia de energia elétrica, a maior precisão no cálculo de consumo elétrico é um grande apelo do novo sistema para concessionárias de energia e prefeituras, pois possibilita o faturamento justo da energia consumida, diferentemente do faturamento por estimativa hoje utilizado. A Desh prevê que as prefeituras estarão entre os clientes finais do produto, porém não pretende comercializá-lo diretamente, mas via consórcios ou empreiteiras contratados pelas prefeituras para implantar, operar e fazer a manutenção da iluminação.
Como o sistema de iluminação fica ocioso durante o dia, a empresa prevê também a conexão à rede mesh de sensores para operação de semáforos e de smart parking (aplicativos de localização de vagas de estacionamento) ou, ainda, para controle e automação de companhias de energia, água e gás. A Desh já tem como clientes duas concessionárias de energia elétrica, que utilizam rádios da empresa, com software embarcado, para leitura automatizada de consumo de energia. Desh Tecnologia: www.deshtec.com.br.