Além de gostoso, o suco de laranja tem um importante impacto na imunidade infantil por conta de seus altos teores de vitamina C e flavonoides, ressaltaram diversos pesquisadores durante o 1° Simpósio Internacional Compostos Bioativos de Citrus e Benefícios à Saúde, realizado pela Food Research Center (FoRC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sede na USP (Universidade de São Paulo).
Rubens Feferbaum, professor associado do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HCFMUSP) e um dos pesquisadores do CEPID, destaca que dados de estudos recentes sobre o consumo de suco de laranja, realizados no Brasil e no mundo, mostraram que a bebida também promove a melhora da saúde óssea, além de ajudar no aumento do DHA (ácido docosahexaenóico) e do ferro no organismo.
Feferbaum explica que o suco de laranja é um alimento funcional por conta da presença das vitaminas, dos complexos bioativos como os flavonoides e das fibras solúveis e insolúveis (quando mantêm resíduos da polpa). "Eles atuam na saúde intestinal e auxiliam na manutenção de uma microbiota saudável", diz.
Porém, existe uma confusão por parte das pessoas entre o que é o suco de laranja 100% integral e as outras bebidas, que têm adição de água e açúcares, entre outros componentes. "O suco de laranja não é água, e sim um alimento. Se usado de forma adequada (sem exageros), tem um papel muito importante para a nutrição da criança", explica.
Capacidade de atenção
Outra pesquisa apontou que o suco suplementado com o DHA (ácido docosahexaenóico) --um ácido graxo -- pode ser um meio eficaz de melhorar a ingestão do nutriente por crianças e alcançar um maior teor de DHA em fosfolipídios no plasma.
O DHA está concentrado no cérebro e nos olhos e é relacionado à capacidade de atenção e memória. A pesquisa foi realizada por um grupo da Faculdade de Medicina de Houston e publicada na revista Eat Right, da American Dietetic Association.
Visão errada dos especialistas
Segundo dados de uma pesquisa realizada no ano passado com mais de 2 mil profissionais europeus pelo Instituto Ipsos, 24% dos profissionais disseram acreditar que o suco de laranja 100% contém açúcar adicionado, o que não é correto.
Por conta do desconhecimento e da falta de informação sobre o produto, apenas 18% dos profissionais de saúde recomendam o suco de laranja regularmente a seus pacientes. Entre os nutricionistas, esse percentual é ainda menor, apenas 11%. No Brasil não foi realizada pesquisa do gênero.
De acordo com Feferbaum, o suco de laranja é importante para a saúde das crianças por ser rico em vitaminas e compostos bioativos que auxiliam na composição de uma dieta equilibrada. "A presença de ácido cítrico favorece a absorção do ferro e combate a anemia, deficiência nutricional muito prevalente em crianças no Brasil e no mundo”, frisou.