Notícia

Jornal de Jundiaí

Consumidor se mobiliza pró ou contra empresas

Publicado em 18 abril 2007

Uma ferramenta para que os consumidores possam obter informações sobre empresas ou produtos é a Internet. Nela, é possível acompanhar a trajetória de cada empresa e até formar mobilizações pró ou contra organizações. A rede tem, por exemplo, diversas manifestações contra empresas que fazem experiências com animais coMo a indústria de cosméticos, ou produtos que contém transgênicos.
"Á internet tem um papel fundamental nas mobilizações, porque, com ela, podem ser disseminadas informações que não aparecem na mídia tradicional", afirma a pesquisadora Marta Caputo, da Fundação de Amparo Pesquisa do Estado de São Paulo. Segundo a pesquisadora, que também é mestranda em comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), o consumidor deve utilizar a internet para pesquisar denúncias contra empresas, normalmente feitas pela própria população. Marta Caputo alerta, no entanto, que o internauta deve sempre procurar fontes confiáveis e, se possível, entrar em contato com quem faz a denúncia.
Não podemos correr o risco de acreditar em uma falsa acusação. Por isso, é importante também ter um espírito investigativo para verificar a autenticidade das acusações", afirma a pesquisadora lembrando que a Internet também é uma grande fonte disseminadora de boatos.
Em um estudo denominado "Boicote e Consumo Crítico": Práticas para o exercício da cidadania, Marta Caputo afirma que, após o surgimento da internet, comunidades virtuais vêm se organizando, em todo o mundo em torno dos mais diversos interesses Movimentos ativistas, das mais diversas naturezas, utilizam-se desse veículo para distribuir seus manifestos, disseminar suas idéias, organizar passeatas, cadastrar militantes, simpatizantes e voluntários, no sentido de se fazerem ouvirem suas reivindicações, aspirações e opiniões", avalia.