Notícia

Jornal de Jundiaí

Consumidor se mobiliza pró ou contra empresas (1 notícias)

Publicado em 18 de abril de 2007

Uma ferramenta para que os consumidores possam obter informações sobre empresas ou produtos é a Internet. Nela, é possível acompanhar a trajetória de cada empresa e até formar mobilizações pró ou contra organizações. A rede tem, por exemplo, diversas manifestações contra empresas que fazem experiências com animais coMo a indústria de cosméticos, ou produtos que contém transgênicos.
"Á internet tem um papel fundamental nas mobilizações, porque, com ela, podem ser disseminadas informações que não aparecem na mídia tradicional", afirma a pesquisadora Marta Caputo, da Fundação de Amparo Pesquisa do Estado de São Paulo. Segundo a pesquisadora, que também é mestranda em comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), o consumidor deve utilizar a internet para pesquisar denúncias contra empresas, normalmente feitas pela própria população. Marta Caputo alerta, no entanto, que o internauta deve sempre procurar fontes confiáveis e, se possível, entrar em contato com quem faz a denúncia.
Não podemos correr o risco de acreditar em uma falsa acusação. Por isso, é importante também ter um espírito investigativo para verificar a autenticidade das acusações", afirma a pesquisadora lembrando que a Internet também é uma grande fonte disseminadora de boatos.
Em um estudo denominado "Boicote e Consumo Crítico": Práticas para o exercício da cidadania, Marta Caputo afirma que, após o surgimento da internet, comunidades virtuais vêm se organizando, em todo o mundo em torno dos mais diversos interesses Movimentos ativistas, das mais diversas naturezas, utilizam-se desse veículo para distribuir seus manifestos, disseminar suas idéias, organizar passeatas, cadastrar militantes, simpatizantes e voluntários, no sentido de se fazerem ouvirem suas reivindicações, aspirações e opiniões", avalia.