A rotina agitada nem sempre permite uma alimentação saudável. Por isso, é importante saber como se alimentar fora de casa de forma mais saudável. Os populares PFs (pratos feitos) podem ser vilões se houver exagero. Estudo internacional, que contou com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP), mostra que porções exageradas são comuns em restaurantes, como no Brasil.
O resultado mostrou que 94% das refeições à la carte e 72% dos pratos servidos em fast foods continham mais de 600 quilocalorias - mais que o consumo por refeição recomendado pelo Sistema de Saúde da Inglaterra. Começando pela salada Por conter fibras, é indicado que a salada seja consumida antes do prato quente, o que contribui para aumentar a saciedade, segundo Daniela Cierro Ros, consultora técnica da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição).
“Os temperos devem ser o mais natural possível, como limão, ervas frescas ou secas, azeite, evitando o sal. O ideal é não ter saleiro na mesa”, afirma. Além de escolher lugares que tenham opções mais saudáveis, é preciso se ater à quantidade ingerida, de acordo com Isabela Carmona, nutricionista. “Mastigue devagar para se sentir mais saciado com menos quantidade de alimento.
Evite frituras, carnes muito gordurosas, molhos prontos para salada, refrigerantes e bebidas em geral durante as refeições”, ensina Isabela. A nutricionista alerta ainda para os temperos utilizados em restaurantes. “Normalmente são prontos e ricos em sódio, o que facilita na retenção de água e faz com que fiquemos inchados”, diz.
Uma recomendação da nutricionista é não pensar só em calorias, e sim na maneira com que o alimento foi preparado, nos ingredientes e na quantidade ingerida de cada alimento. Comida fresca e limpa Caso decida levar comida de casa, é preciso ter cuidados importantes, segundo a consultora técnica Daniela Cierro Ros.
“Escolha alimentos frescos e de boa procedência. É preciso armazená-los na geladeira e transportar as marmitas em bolsa térmica, com gelo e, assim que chegar, mantenha sob refrigeração ou freezer”, fala Daniela. Ela diz que não é aconselhado comida pronta na geladeira por mais de 3 dias.