Pequenas, grandes, avermelhadas, verdes ou bem roxinhas, elas não podem faltar em casa. Um belo cacho de uva esconde propriedades nutricionais e até farmacológicas que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Originária da Ásia, hoje a uva já é cultivada em vários países, inclusive em regiões com inverno rigoroso como a Europa.
A maturação dessa fruta depende da variedade da uva e da zona onde é cultivada, mas geralmente estende-se desde o final do verão até o início do inverno. Já a sua colheita é feita no final da maturação, entre os meses de setembro e novembro.
Rica em vitamina C, potássio, magnésio e fósforo, a uva também apresenta boas quantidades de carboidratos na forma de frutose, fibras e bioflavonóides, estes últimos ajudam a proteger as células do envelhecimento e da morte prematura. A casca e a semente da uva roxa e seu suco, além é claro do vinho tinto produzido com ela, possuem resveratrol e quercitina, substâncias chamadas de polifenóis (agem como antioxidantes e podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares)
"O resveratrol comprovadamente previne a formação de coágulos, aumenta os níveis de HDL (considerado o colesterol bom) e inibe a oxidação da LDL (o chamado colesterol ruim), dessa maneira é uma fruta que protege o nosso coração. Já a quercitina é um potente antioxidante, reduz os níveis de LDL, é um vasodilatador, pode dificultar o crescimento do herpes vírus e melhorar alguns sintomas de alergia por apresentar atividade antihistamínica", explica a nutricionista Ileana Kazapi, mestre e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A uva deve ser armazenada preferencialmente na geladeira, porque em temperatura ambiente sofre processo de fermentação e sua deterioração é acelerada. E lembre-se: antes de consumir a fruta, não esqueça de lavá-la em água corrente.
Composição Nutricional da Uva
(valores para cada 100g de uva Rubi)
Calorias: 49 kcal Proteína: 0,6g
Carboidratos: 12,7g Fibra Alimentar: 0,9g
Magnésio: 6mg Fósforo: 23mg
Potássio: 159mg Vitamina C: 1,9mg
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos
* Colaboração da nutricionista Ileana Kazapi, mestre e professora da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC
Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo- Fapesp, site Nestlé e Jornal da Ciência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).