Notícia

JC e-mail

Consulta livre

Publicado em 11 dezembro 2008

Instituto Adolfo Lutz disponibiliza gratuitamente publicação com métodos para a análise de alimentos e água lançada em parceria com a Anvisa

O Instituto Adolfo Lutz (IAL) acaba de disponibilizar, para consulta gratuita pela internet, a primeira edição eletrônica do livro Métodos Físico-Químicos para Análise de Alimentos, um importante instrumento de apoio à atividade laboratorial e à capacitação de profissionais que atuam na área.

A edição foi revisada a partir da 4ª edição impressa, lançada em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O objetivo da iniciativa é atender à grande demanda de pesquisadores interessados na obra, ampliando o acesso à publicação e propiciando um subsídio decisivo para o aprimoramento laboratorial e para as ações de vigilância sanitária.

A obra, que é referência para elaboração de normas na área de alimentos, traz contribuições para a melhoria do desempenho de laboratórios do setor público e privado. Ela traz as metodologias analíticas utilizadas no instituto para o controle de qualidade de bebidas, águas, embalagens e equipamentos, além de contaminantes de alimentos tais como micotoxinas, resíduos de pesticidas e metais pesados.

Conta ainda com capítulos dedicados à segurança química e implantação de sistema de qualidade em laboratórios. O Instituto Adolfo Lutz, que integra o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, tem como finalidade contribuir para a promoção da saúde da população, por meio da geração e divulgação do conhecimento e produção de bens e serviços na área laboratorial de saúde pública.

Mais informações: www.ial.sp.gov.br

Agência Fapesp