Notícia

Progresso

Consulesa da República Tcheca visita Bataguassu

Publicado em 28 maio 2018

A consulesa geral da República Tcheca, Pavla Havrlíková, esteve na última quinta-feira (24) em visita ao município de Bataguassu, com o objetivo de obter informações históricas e registros fotográficos do fundador do município – Jan Antonin Bata, nascido em 7 de março de 1898 em uma região da República Tcheca.

No encontro, Pavla comentou a respeito das comemorações dos 120 anos de nascimento de Bata que será retratada a partir de uma exposição fotográfica itinerante que irá percorrer os municípios do Brasil que tiveram sua influência para formação.

Em Mato Grosso do Sul, farão parte da atividade Bataguassu e Batayporã, municípios fundados pelo desbravador além das cidades paulistas de Batatuba e Mariapólis. Em Bataguassu, a exposição fará parte das comemorações alusivas aos 64 anos de emancipação política administrativa do município.

A consulesa disse ainda que a intenção é promover uma rede de contatos entre as quatro cidades do país, além de Praga, na República Tcheca para entrelaçar informações a respeito da permanência do fundador nos países.

Além da titular da pasta, acompanharam a visita a coordenadora municipal de Cultura, Regina Maria Freire de Oliveira; a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Elizete Duarte; Vladimir Kubik Filho, filho do pioneiro Vladimir Kubik e a pesquisadora da Memória de Jan Antonin Bata, Sônia Barreto de Novaes, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)/ USP e diretora de Cultura do CMJT Núcleo Complexo Batatuba.