Notícia

Gife - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas

Consulado britânico divulga chamada para parceria com organizações sociais brasileiras

Publicado em 23 fevereiro 2015

Mais uma oportunidade para organizações sociais que atuam no Brasil. Em sua segunda edição, o Fundo Newton, iniciativa do British Council, contará com 9 milhões de libras (cerca de 39 milhões de reais) para serem investidos em parcerias com instituições do país neste ano. O Fundo é uma iniciativa britânica que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.

O principal foco do British Council no Fundo Newton é investir em pessoas. A ideia é capacitar e promover colaborações bilaterais entre pesquisadores, professores universitários e outros profissionais, bem como populações em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa também visa o estabelecimento de parcerias duradouras com governo e instituições brasileiras filantrópicas.

"As atividades lideradas pelo British Council, com aporte do ano 2 do Fundo no Brasil, prometem ser  pioneiras, não somente em relação a utilização de um conceito mais amplo da inovação, ciência e tecnologia como meio para desenvolvimento social, mas também na medida que expandirá o público diretamente impactado pelo Fundo, para além da comunidade acadêmica, para as populações periféricas e grupos sociais que, historicamente, têm tido menos oportunidades de estudar e pesquisar nas melhores universidades do Brasil e do exterior", explica Camila Morsch, responsável pelo Fundo no Brasil.

No primeiro ano, entre a contribuição do Fundo Newton e dos parceiros brasileiros, foram investidos 4 milhões de libras em programas. Entre as parcerias já firmadas com o British Council estão CONFAP (Conselho Nacional das Fundações de Amparo a Pesquisa), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Secretaria de Assuntos Estratégicos, FAPESP (Fundações de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

"O Fundo Newton é uma iniciativa nova que começou em maio de 2014. Portanto, o primeiro ano do Fundo, o qual termina em 31 de março de 2015 foi bastante desafiador, porém produtivo. No Brasil, o total de investimento foi cerca de 4 milhões de libras e os impactos dos projetos financiados variam desde proporcionar a criação de um portal de conhecimento em adaptação às mudanças climáticas, corroborando com a agenda nacional de adaptação, até a consolidação de colaborações entre pesquisadores trabalhando em temas muito importantes como a crise hídrica, a função social do esporte no Brasil e a descoberta de novos medicamentos com aplicação à saúde pública", conclui Camila.

Critérios de seleção e áreas temáticas

Para que um projeto possa receber investimento do Fundo Newton ele deve, obrigatoriamente, promover resultados sociais para o país parceiro. A iniciativa deve, ainda, ser cofinanciada, com investimento do parceiro e do Fundo Newton e deve ter algum vínculo com o Reino Unido.

Para o biênio 2015-2016 estão sendo focadas as seguintes áreas:

Cursos de economia criativa e empreendedorismo em áreas periféricas

Direitos Humanos e antropologia forense

Desenvolvimento local (foco nas regiões Norte e Nordeste)

Desenvolvimento social e geração de conhecimento sobre assistência social familiar

Bolsas de estudo para mulheres negras e população LGBT

Bolsas de pós-doc e sanduíche no Reino Unido com foco nas Ciências Humanas e Sociais

Parcerias para pesquisa entre instituições no Brasil e no Reino Unido

Estágios em laboratórios de ciência em universidades do Reino Unido e em empresas para alunos universitários quotistas ou egressos da escola pública

Inglês para a academia (estratégia acoplada a outros programas para facilitar o acesso de mais grupos sociais às chamadas para bolsas, estágios, etc.)

Mais informações sobre parcerias com o Fundo Newton via o British Council podem ser obtidas no site (www.britishcouncil.org.br) ou pelo e-mail centro.info@britishcouncil.org.br.