Notícia

Rubens Filho

Conservatório receberá violoncelista Milene Aliverti

Publicado em 23 outubro 2018

Por Da Redação

Nesta quinta-feira, 25 de outubro, às 19h30, ocorre, no Conservatório de Música da UFPel, o recital solo de Milene Aliverti. A violoncelista e professora do Departamento de Música do IA/UFRGS vai interpretar obras de Johann Sebastian Bach, Max Reger, Gaspar Cassadó e Arthur Barbosa. O evento tem o apoio da ASSAMCON e coordenação do professor Carlos Walter. A entrada é franca.

Milene é o principal violoncelo da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro e coordenadora dos Encontros de Violoncelo do Rio Grande do Sul. Milene Aliverti também atua como solista e camerista em diversas formações, apresentando-se por todo o Brasil e pelo exterior.

Formada pela Universidade Estadual Paulista, onde estudou com o professor Zygmunt Kubala, Milene Aliverti aperfeiçoou-se na Bulgária com o professor Anatoli Krastev e recebeu o título de Mestre em violoncelo pela Universidade da Carolina do Sul dos Estados Unidos, sob orientação do professor Robert Jeselsson.

Milene, juntamente com a pianista Lúcia Cervini, gravou seu primeiro CD com o apoio da FAPESP. No V Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina de São Paulo, em 1993, o duo Aliverti/Cervini recebeu Menção Honrosa gravando a faixa de abertura do CD de Premiação do Concurso, editado pela CDA (Contemporary Digital Arts).

Em 1998, o duo obteve o Primeiro Prêmio no II Concurso “Honorina Barra” em Curitiba – PR, recebendo também o Prêmio Honorina Barra por participação de destaque no concurso.

Também em 1998, no XV Concurso Nacional “Cidade de Araçatuba” em Araçatuba – SP, o duo recebeu o primeiro lugar na categoria Música de Câmara.

Em 1999, durante o II Concurso Nacional de Música de Câmara “Henrique Niremberg” o duo recebeu segundo lugar e a violoncelista Milene Aliverti foi merecedora da premiação especial, uma bolsa de estudos nos Estados Unidos.

Evento: Recital solo da violoncelo com Milene Aliverti

Data e horário do recital: 25 de outubro, às 19:30.

Local: Salão Milton de Lemos, no Conservatório de Música de Pelotas (Rua Felix da Cunha, 651).

Ingresso: Entrada franca.

Programa

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

Suíte para Violoncelo, nº 5

Prelúdio

Allemande

Courrante

Sarabande

Bourrèe I e II

Gigue

Max Reger (1873 – 1916)

Suite I para violoncelo solo

Prelúdio

Adágio

Fuga

Gaspar Cassadó (1897 – 1966)

Suite para violoncelo solo

Prelúdio-Fantasia

Arthur Barbosa (1965)

Candombera.