Notícia

Mundo Amazônia

Conservadorismos, Fascismos e Fundamentalismos

Publicado em 23 agosto 2016

Agência FAPESP – O fórum “Conservadorismos, Fascismos e Fundamentalismos” será realizado na Unicamp, em Campinas, no dia 30 de agosto de 2016, a partir das 9h.

 

Uma realização do Fórum Pensamento Estratégico (Penses), com o apoio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, o evento tem como proposta discutir o conservadorismo na sociedade brasileira.

 

Segundo Ronaldo Almeida, professor do IFCH e um dos organizadores do encontro, a “consolidação de segmentos conservadores, que trabalham a favor da contenção, restrição e retrocesso de alguns direitos fundamentais, ameaça diversas conquistas, principalmente os direitos obtidos após a redemocratização”. Esse é o ponto de partida do fórum, que será realizado no Centro de Convenções da Unicamp.

 

Entre os palestrantes confirmados estão Marcia Tiburi, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e autora do livro Como Conversar com um Fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro, e Angela Alonso, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

 

Também estarão presentes o pesquisador Joanildo Burity, do Departamento de Ciência Política da Fundação Joaquim Nabuco, e o psicanalista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Tales Ab’Sáber, que discutirão temas como manifestações políticas, fascismo e religião no espaço público.

 

O objetivo do fórum, de acordo com Almeida, é refletir sobre a conjuntura atual da política nacional tendo como pano de fundo as transformações mais estruturais em curso na sociedade brasileira.

 

Mais informações: www.gr.unicamp.br/penses/forum-conservadorismo

 

 

Agência FAPESP