Notícia

Jornal da USP online

Conselho Universitário aprova manifestação a respeito do projeto de lei 627/20

Publicado em 24 novembro 2020

Por Adriana Cruz

A proposta do Governo Estadual, se aprovada, acarretará a supressão de cerca de 30% do orçamento da Fapesp para o ano de 2021

O Conselho Universitário aprovou uma manifestação a respeito do projeto de lei 627/20, de 30 de setembro de 2020, que orça a receita e fixa a despesa do Estado de São Paulo para o exercício de 2021. A sessão do Conselho foi realizada no dia 24 de novembro.

O PL 627 prevê a aplicação da Emenda Constitucional nº 93, de 8 de setembro de 2016, que desvincula 30% da receita orçamentária de Estados e Municípios (DREM), comprometendo recursos de órgãos estaduais, incluindo a Fapesp.

Se aprovado, o projeto de lei reduzirá R$ 454,6 milhões do total de repasses de recursos do Tesouro à Fundação em 2021, de R$ 1,5 bilhão, correspondente a 1% da receita tributária de São Paulo, conforme previsto no artigo 271 da Constituição Estadual.

Leia, a seguir, a íntegra da manifestação do Conselho.

Manifestação do Conselho Universitário sobre projeto de lei 627/20

Criada pela Lei orgânica 5918, em outubro de 1960, a Fapesp integra um conjunto de iniciativas pioneiras e inovadoras que, desde meados do século 20, vem contribuindo para transformar o estado de São Paulo em referência nacional e internacional nos mais diversos campos da ciência e da educação.

Desde 1947, quando foi constitucionalmente prevista a criação da Fapesp, garantiu-se a ela orçamento próprio, originário da receita tributária do Estado. Em 1989, no período da redemocratização, o Estado de São Paulo reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da ciência e fortaleceu as possibilidades de financiamento à pesquisa, ampliando o orçamento da Fapesp para 1% da receita tributária do Estado, conforme previsto no artigo 271 da constituição estadual.

A afirmação da centralidade da pesquisa e da geração do conhecimento caracterizou todas as administrações paulistas nos últimos 80 anos. As consequências são amplamente conhecidas. A produção científica do estado de São Paulo é reconhecida nacional e internacionalmente. Projetos pioneiros e de grande impacto são desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento beneficiando o conjunto da população.

A produção de conhecimento envolve recursos humanos e materiais engajados em projetos de longo prazo.

O estabelecimento de políticas científicas de longo prazo e a autonomia para a gestão de seus recursos financeiros fazem da Fapesp exemplo de agência de financiamento que produz benefícios concretos para todos.

É este modelo exemplar de financiamento à pesquisa e de reconhecimento da centralidade da ciência que está sendo atacado pelas sucessivas tentativas do governo do estado em interferir nos recursos destinados, constitucionalmente, à Fapesp.

A proposta do Governo Estadual de Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios (Drem) através do Projeto de Lei nº 627, de 30 de setembro de 2020, se aprovada, acarretará a supressão de cerca de 30% do orçamento da Fapesp para o ano de 2021.

O corte previsto na Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA), afronta a Constituição do Estado e compromete o financiamento de novos projetos e a continuidade de projetos em andamento, justamente em um momento no qual os resultados dos investimentos estão sendo fundamentais para o enfrentamento da pandemia da covid-19 nos seus aspectos médicos, sanitários, urbanos e psíquicos.

O Conselho Universitário da USP, somando-se a outras moções da sociedade, manifesta-se pela defesa da continuidade do modelo orçamentário e de gestão da Fapesp e, portanto, contrariamente à PLOA no que tange à previsão de cortes no orçamento da referida Fundação.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha de S. Paulo Folha.com Agora São Paulo Folha.com UOL Folha de S. Paulo Folha.com Folha de S. Paulo Folha.com Folha de S. Paulo Folha.com Valor Econômico online Valor Econômico Folha.com Folha de S. Paulo Valor Econômico online Valor Econômico Estadão.com Folha de S. Paulo Folha.com Folha.com Folha de S. Paulo Valor Econômico online Valor Econômico O Globo online Estadão.com O Estado de S. Paulo Jornal da Ciência online Cruesp - Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo ISN Portal DCM - Diário do Centro do Mundo Yahoo! Finanças Folha de Londrina online Mix Vale ContilNet Notícias DL News Meon Notícias ao Minuto ID News ABC - Academia Brasileira de Ciências Adusp - Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo ABC - Academia Brasileira de Ciências Yahoo! Vida e Estilo ABC - Academia Brasileira de Ciências Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Programa InfoSalud (Argentina) Saber Atualizado Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Revista Seleções online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência USP São Carlos Democracia Política e novo Reformismo ABC - Academia Brasileira de Ciências Jornal GGN ABC - Academia Brasileira de Ciências TV Cultura Bonde Jornal Cidade - Rio Claro SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online ABC - Academia Brasileira de Ciências Blog Folha Verde News Democracia Política e novo Reformismo Brasil Soberano e Livre Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública ABC - Academia Brasileira de Ciências Passa Palavra Câmara Municipal de Araraquara UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Jornal O Imparcial PSDB ID News Jornal da Ciência online Câmara Municipal de Araraquara Blog Prontidão Total Democracia Política e novo Reformismo Jornal da Ciência online Jornal Primeira Página Portal Vermelho Consultor Jurídico Campo Grande News Jornal da Ciência online Head Topics (Reino Unido) Carta Campinas PAT - Pesquisa ao Alcance de Todos (PUC, MG) JC Notícias (São Paulo, SP) ABC - Academia Brasileira de Ciências Jornal da Ciência online Gazeta do Povo online USP São Carlos DHoje Interior online Jornal da Ciência online SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Portal Vermelho Grabois Blog do Renato Consultor Jurídico Araraquara News