Notícia

Jornal da USP online

Conselho Consultivo da USP discute novos projetos da Universidade

Publicado em 06 setembro 2018

Os novos projetos desenvolvidos pela Administração Central da Universidade foram tema da reunião do Conselho Consultivo da USP, realizada no dia 6 de setembro, no prédio da Reitoria, em São Paulo.

Este foi o segundo encontro promovido pela atual gestão da Reitoria com o Conselho este ano. O primeiro foi realizado em maio.

Uma das pautas da reunião foi o trabalho desenvolvido pelo Escritório de Desenvolvimento de Parcerias da USP. O Escritório, criado em junho deste ano, tem como finalidade fortalecer a interação da Universidade com a sociedade por meio de parcerias, atuando junto às áreas de gestão de convênios, exceto os acadêmicos; fundos patrimoniais; e estabelecimento de parcerias e gestão de ativos. O projeto é coordenado pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), Rudinei Toneto Junior.

A diretora do Museu Paulista, Solange Ferraz de Lima, também participou da apresentação e falou sobre as iniciativas voltadas para a captação de recursos para a reforma e modernização do edifício-monumento do Museu.

Outro tema discutido pelos conselheiros foi o desenvolvimento de um endowment central da USP e foi apresentado pelo professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e prefeito daquele campus, Américo Ceiki Sakamoto.

O coordenador da Agência USP de Inovação, Antonio Carlos Marques, falou sobre o Programa de Parceiros Estratégicos, que tem como objetivo ampliar o relacionamento da Universidade com as instâncias governamentais e a iniciativa privada.

As atividades do Centro de Inovação da USP, o Inova USP, foi o último item da pauta e foi apresentado pelo coordenador do espaço e professor do Instituto de Química (IQ), Luiz Henrique Catalani.

Criado em 2017, o Inova USP deve propiciar ambientes e estratégias multidisciplinares de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Universidade, privilegiando a relação com os setores produtivos e com instituições com objetivos similares. Localizado na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira, o Inova USP deve começar a operar no segundo semestre deste ano e será composto da Plataforma Científica Pasteur-USP (PCPU), do Laboratório de Games e Soluções Digitais (Pateo), do Interdisciplinary Research for Innovative Solutions Initiative (Iris) e do Synthetic & Systems Biology (S2B).

O que é

O Conselho Consultivo tem, entre outras, as atribuições de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade; opinar sobre assuntos que lhe forem submetidos pelo reitor e pelo Conselho Universitário (Co); e opinar sobre o desempenho da Universidade.

Além do reitor Vahan Agopyan e do vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, integram o Conselho o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto; a presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Setúbal; o economista José Alexandre Scheikman; o engenheiro Pedro Wongtschowski; o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), Carlos Alves Moura; a ex-ministra de Administração e Reforma do Estado, Cláudia Costin; e o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fernando Ferreira Costa.