Notícia

Jornal da USP online

Conselho Consultivo da USP discute autonomia universitária

Publicado em 24 outubro 2019

Por Adriana Cruz

Esta foi a oitava reunião do conselho, formado por dirigentes da Universidade, representantes da sociedade, da Assembleia Legislativa e da Fapesp

Foi realizada, no dia 23 de outubro, no prédio da Reitoria, em São Paulo, a oitava reunião do Conselho Consultivo da USP, que teve como tema principal a autonomia universitária. O conselho é formado por dirigentes da Universidade, representantes da sociedade civil externos à Universidade, da Assembleia Legislativa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Além do reitor, Vahan Agopyan, e do vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, integram o conselho o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; a presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Setúbal; o economista José Alexandre Scheikman; o engenheiro Pedro Wongtschowski; o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), Carlos Alves Moura; a ex-ministra de Administração e Reforma do Estado, Cláudia Costin; o deputado estadual Daniel José; o Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), José de Souza Martins; e o ex-secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat; o secretário-geral da Universidade, Pedro Vitoriano de Oliveira; e o professor da Faculdade de Direito (FD), Fernando Dias Menezes de Almeida.

O Conselho Consultivo tem, entre outras, as atribuições de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade, opinar sobre assuntos que lhe forem submetidos pelo reitor e pelo Conselho Universitário e opinar sobre o desempenho da Universidade. O conselho, previsto no Estatuto da Universidade, foi instalado em 2017.