O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, e os conselheiros Inaldo da Paixão Santos Araújo e Carolina Costa participaram, nesta sexta-feira (26.08), em Brasília/DF, do curso Estudos Avançados, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). Na oportunidade, o professor, médico e cientista Marco Antonio Zago, que ministrou o curso, tratou do tema “A importância da Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Brasil”. No turno da tarde, os conselheiros Marcus Presidio e Inaldo Araújo participaram ainda do seminário "Fortalecimento das instituições através da ética, integridade e transparência".
Segundo o conselheiro-presidente, a administração pública e, sobretudo, a gestão e a operacionalização do controle externo, têm que buscar maior eficiência e produtividade para o uso dos escassos recursos financeiros e humanos. Nesse contexto, ressaltou Marcus Presidio, sobressai a importância da ciência, da tecnologia e da inovação, para fazer mais com menos. “Precisamos fazer uso da inovação para alcançarmos melhores resultados com os recursos que já temos. Por isso vejo como de importância fundamental a presença de três conselheiros do TCE/BA neste curso de Estudos Avançados, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e com certificação pela Universidade de São Paulo (USP). Espero contar com a valiosa colaboração da Conselheira Carolina Costa e do Conselheiro Inaldo Araújo para, juntos, buscarmos as melhores soluções para o aprimoramento do nosso TCE/BA”, disse o presidente.
Para o conselheiro Inaldo Araújo, a iniciativa contribui ainda mais para o aperfeiçoamento do Sistema Tribunais de Contas, por abordar aspectos de uma tríade de fundamental importância para o desenvolvimento dos processos de trabalho nos órgãos de controle, como a ciência, a tecnologia e a inovação. “Os Tribunais de Contas são instituições que há muito investem na capacitação, tanto interna quanto externa. Essa louvável iniciativa do IRB com o curso Estudos Avançados contribui ainda mais para que continuemos a nos aprimorar. Serão dez eventos presenciais com relevantes temas a serem debatidos, permitindo que se ultrapasse a fronteira das contas para a avaliação da efetividade das políticas públicas”, concluiu o diretor da Escola de Contas do TCE/BA.
Na avaliação da conselheira Carolina Costa, "a realização do curso Estudos Avançados pelo IRB é merecedora de todo enaltecimento. É iniciativa que congrega conselheiros de todo o Brasil para o estabelecimento de discussões acerca dos grandes desafios contemporâneos. Agrega-nos conhecimento pessoal e institucional. Uma oportunidade ímpar".