Notícia

Jornal da Unesp online

Conselheiros aprovam homenagem a Ozires Silva

Publicado em 28 agosto 2009

Por Daniel Patire

O engenheiro Ozires Silva, que teve atuação destacada na indústria aeronáutica brasileira, receberá o título de Doutor Honoris Causa da Unesp. A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário nesta quinta-feira (27/08), em São Paulo.

"O engenheiro Silva tem um papel fundamental no desenvolvimento da aeronáutica brasileira", relatou o diretor Alcides Padilha, da Faculdade de Engenharia, câmpus de Bauru. A cerimônia para a entrega do título será realizada no câmpus, em reunião extraordinária do conselho, no dia 21 de setembro.

Nessa sessão, representantes da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) tomaram posse como conselheiros da Universidade. Os professores Vahan Agopyan e José de Souza Martins, titular e suplente, respectivamente, assumem os postos com a intenção de aproximar as entidades.

Os conselheiros assistiram a uma palestra do infectologista Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, professor da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, sobre as medidas preventivas contra a pandemia da Influenza A (H1N1).

Com o retorno às aulas, professores e servidores técnico-administrativos devem redobrar a atenção e avisar quando alguém da comunidade apresentar sintomas da gripe, como tosse e febre. "A unidade universitária deve, ainda, facilitar a higienização das mãos, com acesso a mais pias ou mesmo ao álcool em gel", salientou.

O professor Elias José Simon, diretor-presidente da Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp), fez o lançamento do Vestibular UNESP 2010. Entre as novidades para este ano, Simon apresentou um projeto para divulgação do processo seletivo da instituição entre os alunos da rede pública que cursam os 1º e 2º anos de ensino médio.

A iniciativa, realizada em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX), visa informar o jovem com antecedência, para que ele tenha condições de se preparar melhor para o exame.