Notícia

Envolverde

Conselheiro da FAPESP será secretário da Educação

Publicado em 21 dezembro 2010

Agência FAPESP - Herman Jacobus Cornelis Voorwald, reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro do Conselho Superior da FAPESP, será o novo secretário da Educação do Estado de São Paulo.

O anúncio foi feito pelo governador eleito, Geraldo Alckmin, em cerimônia na sexta-feira (17/12). O atual vice-reitor, Julio Cezar Durigan, será o novo reitor da Unesp. Vorwaald foi nomeado conselheiro da FAPESP em 29 de novembro de 2009 para um mandato de seis anos.

O novo secretário disse na cerimônia que trabalhará pela qualidade do ensino no Estado, enfatizando o constante aprimoramento dos educadores da rede estadual. Voorwald enfatizou ainda que o Estado de São Paulo tem as melhores universidades do Brasil e tem condições de ter também o melhor ensino fundamental e médio do país.

O governador eleito destacou a importância das universidades estaduais paulistas para a ciência brasileira e para a educação.

Vorwaald é professor titular do Departamento de Materiais e Tecnologia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Engenheiro mecânico graduado pela Unesp (1979), fez mestrado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1983), doutorado na Universidade Estadual de Campinas (1988) e pós-doutorado no Laboratorium Soete Voor Weerstand van Materialen, Lastechniek, na Bélgica (1989).

Como pesquisador, tem experiência na área de engenharia de materiais e metalúrgica, com ênfase em temas como fadiga de materiais, materiais aeronáuticos e revestimentos antidesgaste e anticorrosão.

(Envolverde/Agência Fapesp)