Notícia

Esteta

Consejo Superior de Investigaciones Cientificas, da Espanha, lança chamada de propostas

Publicado em 25 setembro 2013

O Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC), da Espanha, está com inscrições abertas, até o dia 24 de outubro, para uma chamada de propostas do Programa CSIC de Cooperação Científica para o Desenvolvimento (i-COOP+).

O novo programa da instituição visa contribuir com o fortalecimento das capacidades científicas e técnicas de países em desenvolvimento, facilitando a formação de curta e média duração de doutorandos e de pessoal científico e técnico que precise obter uma determinada capacitação para desenvolver seu trabalho científico ou acadêmico nesses países.

Um mínimo de 10 propostas serão contempladas com apoio financeiro máximo de € 20 mil para cobrir, durante dois anos, períodos curtos de treinamento a estudantes de doutorado, cientistas e equipe técnica de um país menos desenvolvido nos institutos do CSIC.

A fim de participar da chamada, os pesquisadores devem entrar em contato com um pesquisador do CSIC para preparar uma proposta conjunta que deve ser submetida pelo coordenador (pesquisador do CSIC).

A instituição participante pode ser universidade, centro de investigação ou centro tecnológico. A apresentação de projetos pode ser feita on-line até 24 de outubro.

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.csic.es/web/guest/i-coop. Para o esclarecimento de dúvidas, deve-se enviar um e-mail para i-coop@csic.es

Agência FAPESP