Notícia

Conib - Confederação Israelita do Brasil

Conib parabeniza Celso Lafer por título de Professor Emérito da Faculdade de Direito da USP

Publicado em 02 abril 2018

Conib parabeniza Celso Lafer por título de Professor Emérito da Faculdade de Direito da USP 02 Abr 2018 | 19:23 A Conib enviou carta de congratulação a Celso Lafer que recebe, nesta segunda, dia 2 de abril,  o título de Professor Emérito da Faculdade de Direito da USP.

O Presidente da Conib, Fernando Lottenberg estará presente à cerimônia, que acontece às 19 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, em São Paulo. “É com muita satisfação que recebemos a notícia da concessão do título de Professor Emérito a V. Exa., outorgado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo” diz o documento enviado pela Conib. Conforme noticiou o Jornal da USP, Celso Lafer já havia recebido a mesma honraria do Instituto de Relações Internacionais e da própria USP, ambos em 2012. O título é conferido a professores que tenham se destacado por atividades didáticas e de pesquisa ou contribuído, de modo notável, para o progresso da ciência.

No caso de Celso Lafer, a contribuição vai além: membro da Academia Brasileira de Letras, o intelectual também atuou na gestão federal, como ministro das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, presidiu órgãos e conselhos internacionais e dedicou-se, ainda, à área empresarial. Na Universidade de Cornell, onde cursou mestrado e doutorado, foi aluno de Octavio Paz e de Hannah Arendt, filósofa de cuja obra foi introdutor no Brasil. Professor titular aposentado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito, Lafer presidiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) de 2007 a 2015. É autor de diversas obras sobre filosofia, direito internacional, direitos humanos e política brasileira.