Notícia

A Folha (São Carlos, SP)

Conhecimento é levado para toda comunidade de São Carlos e região através de projeto sobre Astronomia

Publicado em 02 agosto 2012

Conhecimento é levado para toda comunidade de São Carlos e região através de projeto sobre Astronomia Projeto é realizado há três anos e promovem palestras, observações, cursos, dentre outras atividades gratuitas, para toda a comunidade.

Astronomia é a ciência que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da terra. É o estudo do Universo. Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) as atividades de astronomia se iniciaram no segundo semestre de 2008, às vésperas do Ano Internacional da Astronomia, comemorado em 2009.

Desde então, diversas iniciativas relacionadas à popularização dessa ciência têm sido desenvolvidas por uma equipe que inclui professores, servidores e alunos da Universidade. O projeto de extensão “Popularização da Astronomia pela UFSCar: Astronomia ao alcance de todos” da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), é coordenado pelo físico da UFSCar, Gustavo Rojas, e existe há mais de três anos. A iniciativa visa ampliar o acesso aos conhecimentos de= Astronomia entre estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, além da capacitação de professores.

“Astronomia é uma porta de entrada para a Ciência e o Brasil precisa de pessoas que apostem na carreira científica. Por isso é importante despertar esse conhecimento nas crianças e nos jovens”, explica Rojas. De acordo com o físico, o projeto surgiu com o objetivo de divulgar e compartilhar os conhecimentos de Astronomia com todas as pessoas.

“Já tiveram vezes que nós conseguimos atender mais de 500 pessoas em um único evento”, relata. Dentro do projeto, durante o ano todo, acontecem visitas a escolas, realização de eventos para o público geral, cursos de extensão universitária, produção de material de divulgação científica, participação em colaborações internacionais, sessões de observação do céu, palestras, exposições de fotografias, exibições de filmes, peças de teatro, entre outras atividades, tanto dentro do campus da UFSCar como na região de São Carlos.

O projeto também conta com um site para divulgar as atividades Além de notícias e calendários das atividades, o site apresenta os principais fenômenos astronôrnicos de cada mês, que podem ser observados na cidade de São Carlos. Os alunos podem acessar conhecimentos astronômicos produzidos por astrônomos profissionais e amadores de todo o mundo e dicas para a Olimpíada Brasileira de Astronomia em www.astronomia 2009.ufscar.br. O projeto já trabalhou com escolas desde o pré-infantil até o Ensino Médio e Universidades. “Foi comprovado que de todas as ciências, a Astronomia é a que mais encanta as crianças”, afirma Rojas. Das escolas que participam do projeto, a Escola Educativa de São Carlos, foi uma das primeiras a participar e até hoje continua se interessando pela iniciativa.

A diretora da Escola Educativa, Cibele Serrano Morales, explica que o intuito de participar do projeto é sensibilizar os alunos, despertando o conhecimento da Astronomia. “A paixão e a sensibilização que a equipe do projeto oferece faz com que os alunos ampliem seus conhecimentos nessa área, descobrindo que o mundo é muito maior do que eles imaginam”, afirma a diretora. Cibele ainda conta que uma das atividades oferecidas pelo projeto é uma palestra sobre as possíveis questões abordadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia. A palestra resultou em várias medalhas conquistadas por alunos na competição.

“Os resultados são muito positivos quando se tem contato com alguém tão apaixonado pelo que faz como o professor Gustavo Rojas”. Desde a primeira participação da escola no projeto, a diretora declara que o número de alunos interessados aumenta a cada ano. Além do projeto Popularização da Astronomia pela UFSCar, Rojas ainda faz parte de outro projeto de extensão universitária vinculado ao Mec chamado Universo em Movimento, feito por meio de uma parceria com a Secretaria da Educação, que existe há mais de um ano. Esse projeto é coordenado pelo docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação do campus Araras da UFSCar, professor João Telles, e é focado em um público mais amplo.

Por isso, suas atividades são programas de rádio, de TV, instalação interativa e divulgação científica. Não há previsão exata, mas em breve acontece a inauguração do Observatório Astronômico no campus da UFSCar em São Carlos. Este espaço dedicado à Astronomia irá abrigar os projetos em curso e servirá de ponto focal para novas iniciativas. As escolas podem participar das atividades do projeto Popularização da Astronomia pela UFSCar, manifestando o interesse pelo e-mail grojas@ufscar.br e as próximas atividades podem ser conferidas no site do projeto, em www.astronomia 2009. ufscar.br.

De acordo com Rojas, todas essas realizações só foram possíveis devido ao apoio das agências de fomento (CNPq, Fapesp e FINEP), da UFSCar (via Pró- Reitorias de Extensão e Graduação), e da dedicação de todos aqueles que têm curiosidade em descobrir e compartilhar conhecimentos sobre o Universo.

Estão abertas as inscrições para o curso Bota Pra Fazer da Endeavor, uma parceria entre o Clube de Empreendedorismo de São Carlos e a AIESEC. O curso, que acontecerá entre os dias 18 de agosto e 20 de outubro, foca a criação de negócios de alto impacto utilizando a metodologia Fasttrac da Fundação Kauffman, adaptado para mercado brasileiro pela Endeavor. O objetivo principal é disseminar conhecimento e o desenvolvimento da capacidade empreendedora a fim de criar e identificar novas oportunidades. As vagas são limitadas, e as inscrições deverão ser realizadas pela Internet, no site:http:// clubedeempreendedorismosc.org/ O Clube de Empreendedorismo de São Carlos é dirigido por universitários graduandos e pósgraduandos da USP São Carlos e da UFSCar.