Notícia

Jornal da Unesp

Conhecimento aberto

Publicado em 01 novembro 2013

Já está disponível para os interessados o Repositório Institucional da Produção Intelectual do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas). O lançamento do acervo ocorreu no Auditório da Brasiliana USP, durante a Sessão de Abertura da 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (Confoa 2013).

O repositório tem por objetivo reunir, preservar e proporcionar acessos abertos, públicos e integrados à produção científica de docentes, pesquisadores, alunos e servidores de USP, Unicamp e Unesp.

”O projeto parte de uma metodologia comum numa atuação compartilhada e cooperativa sob coordenação dos sistemas de bibliotecas das referidas universidades e conta com o apoio dos pró-reitores de Pesquisa, seus conselheiros científicos e incentivo da Fapesp”, explicou a presidente da Comissão Organizadora da 4ª Confoa e coordenadora do SIBiUSP, Sueli Mara Soares Pinto Ferreira.

O lançamento do Repositório Cruesp é um marco nacional importante, que influenciará de maneira decisiva a política paulista e nacional de informação”, disse, no evento, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp.

A iniciativa amplia a visibilidade e acessibilidade aos resultados das pesquisas realizadas nas universidades”, potencializando, desta forma, o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais”, afirmou Maria José Mendes Giannini, pró-reitora de Pesquisa da Unesp.

“A iniciativa também democratiza e  estimula o compartilhamento do conhecimento gerado, estendendo e retornando à sociedade o investimento nelas realizado”, completou Gláucia Maria Pastore, pró-reitora de Pesquisa da Unicamp.

A presidente do Grupo Gestor do Repositório Institucional da Unesp é a vice-reitora Marilza Vieira Cunha Rudge. A coordenação executiva é da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), com apoio da Propg, Prope, Prograd, Proex, Prad, NEaD e Fapesp.