Evento celebrou os principais nomes e instituições que atuam em prol da igualdade racial no Brasil.O Prêmio Sim à Igualdade Racial 2022 – apresentado pelo ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) e o Mover – premiou, na noite de sábado (28), os principais nomes e instituições que atuam em prol da igualdade racial no Brasil dentro dos pilares: cultura, educação e empregabilidade.
Com transmissão pelo canal Multishow, o evento reuniu Xamã, Jorge Aragão, Preta Gil, Karol Conká, Ícaro Silva, entre outros nomes potentes. Houve também uma homenagem à Elza Soares – que morreu no início de 2022 aos 91 anos – conduzida por Larissa Luz, artista que interpretou e emocionou o público no musical “Elza”.
Um dos destaques da premiação, foi o musical-manifesto “Resistência Preta”, idealizado pelo diretor artístico Rodrigo Pitta e pelo percussionista Marivaldo dos Santos, um dos criadores do sucesso off Broadway, STOMP. O número, apresentado nas vozes de WD, IZRRA e Ruby, três cantores negros da nova geração, põe em pauta a trajetória de negros e indígenas brasileiros no sistema educacional do Brasil.
TV
Atriz Jamilly Mariano é Mima, protagonista da série “A magia de Aruna”, da Disney+
Empreendedorismo
Mulheres negras têm ocupado cada vez mais espaço a frente de empresas que usam tecnologia com grande impacto social
Novidades
Simone Biles será madrinha do navio Celebrity Beyond
Já o ponto alto cerimônia ficou com a parceria inusitada entre os cantores Jorge Aragão e Xamã. A dupla apresentou a canção “Coisa de Pele” e Xamã trouxe para o palco seu hit “Malvadão”.
Os vencedores foram escolhidos por um conselho julgador formado por nomes como o da cantora Teresa Cristina, da deputada estadual Erica Malunguinho, da apresentadora Eliana e da influenciadora digital Pequena Lô. Os ganhadores levam para casa o troféu “Mad World”, do artista plástico Vik Muniz, além de serem contemplados com R$ 3 mil reais para fortalecer seus projetos, apoiar uma instituição ou, até mesmo, realizar algum objetivo pessoal.
Anúncios
Veja a lista com os vencedores:
PILAR CULTURA
Raça em Pauta
Pessoas que pautam com frequência e relevância assuntos de temática racial. Podem ser jornalistas, colunistas, produtores de conteúdo, apresentadores, de qualquer cor ou raça.
Mano a Mano: podcast apresentado pelo rapper Mano Brown que tem o objetivo de ampliar a visão e o debate, trazendo diversidade de ideias e pensamentos com profundidade e respeito.
Arte em Movimento
Cantores, produtores culturais/musicais e artistas negros e indígenas que geram impacto social com o seu trabalho e relevância para o seu grupo racial.
Jeferson De: roteirista e diretor de curtas premiados, Jeferson nasceu em Taubaté e estudou cinema na USP, onde foi bolsista da FAPESP com a pesquisa: “Diretores Cinematográficos Negros”. Em 2000, publicou o manifesto “Dogma Feijoada”.
Destaque Publicitário
Agências e empresas que produzem peças e filmes que tratam da temática racial e indígena. As peças deverão ter sido lançadas em 2021.
Avon/Wunderman Thompson: campanha OLHA DE NOVO #AvonTaOn.
Influência e Representatividade Digital
Influenciadores digitais negros e indígenas, sejam eles youtubers, blogueiros, instagrammers, tiktokers, facebookers ou expoentes das demais redes sociais.
Txai Suruí: da etnia paiter-suruí, Txai é ativista e criou o movimento da Juventude Indígena de Rondônia no início de 2021. A jovem é a primeira de seu povo a cursar direito.
PILAR EDUCAÇÃO
Intelectualidade
Grandes pensadores, escritores, doutores e estudiosos negros e indígenas sobre a temática racial.
Ailton Krenak: líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena crenaque. É considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional.
Inspiração
Pessoas negras e indígenas que, por meio do seu trabalho, inspiram outros negros e indígenas a criarem narrativas. Esta categoria também tem o objetivo de homenagear grandes nomes que se tornaram referência de representatividade no Brasil, independentemente da área de atuação.
Joênia Wapichana: advogada e a primeira mulher indígena a exercer a profissão no Brasil. Joênia é deputada federal desde 2019.
Educação & Oportunidades
Iniciativas que buscam promover a Igualdade Racial por meio da educação, criando formas de acesso, narrativas e métodos de aprendizado.
Associação UniFavela – Semeando o Ensino Popular: organização que desenvolve um trabalho político-pedagógico antirracista, por meio da dinâmica de pré-vestibular.
Anúncios
PILAR EMPREGABILIDADE
Comprometimento Racial
Empresas que possuem práticas em prol da equidade racial, desde programas internos e grupos de trabalho até posicionamentos perante o público externo.
Ambev: empresa brasileira dedicada à produção de bebidas. Em 2020, a organização assumiu 13 compromissos para ajudar a promover a igualdade racial em seu ecossistema. A companhia anunciou que mais do que dobrou a sua meta anual para promoção e contratação de lideranças negras em 2021.
Liderança
Pessoas negras e indígenas que possuem status de liderança em suas áreas de atuação e são referência para o mundo corporativo.
Mônica Marcondes: é economista, advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Atualmente atua como Especialista Executiva de Investimento no Santander e membro do board do Instituto Adus.
Trajetória Empreendedora
Empreendedores negros e indígenas que possuem negócios inspiradores e de sucesso e que geram impacto no seu grupo racial.
Watatakalu Yawalapiti/MMTIX: a ATIX-Mulher é um setor de atenção à causa da mulher xinguana e tem como sua base de apoio o Movimento de Mulheres do Xingu (TIX). A ATIX-Mulher é parte da estrutura orgânica da ATIX-Associação Terra Indígena Xingu. Representamos os 16 povos indígenas do Território Indígena do Xingu-TIX.
Anúncios
O Prêmio “Sim à Igualdade Racial” 2022 tem como patrocinador premium o Mover, Bee Jobs e Coca-Cola Brasil como patrocinadores ouro; Aegea, Ambev, Animale, Assaí, Farm, Fundação Tide Setubal, Garnier, Gerdau, Grupo Soma, Magazine Luiza, Oreo, Niely, Sony Music, Suzano e Twitter como patrocinadores prata. E com o apoio do Pacto Global e Teatro Riachuelo Rio.
Para saber mais sobre o prêmio, basta acessar o site: https://simaigualdaderacial.com.br/premio/.