Notícia

Notícias Botucatu

Conheça os professores da Unesp classificados entre os mais influentes do mundo

Publicado em 24 novembro 2020

Levantamento foi publicado recentemente por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos

Na última semana, professores da Unesp de Botucatu foram classificados como integrantes de um restrito grupo de pesquisadores mais influentes do mundo. O levantamento foi publicado recentemente por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e por um ranking global divulgado pela Clarivate Analytics, consultoria britânica.

Para o levantamento, a considera pesquisadores de 21 campos das ciências e toma como base trabalhos com muitas citações produzidos durante os últimos 11 anos. Neste ano, o período considerado vai de janeiro de 2009 a dezembro de 2019.

A Unesp de Botucatu teve oito professores classificados no restrito grupo dos mais influentes: Marcello Fabiano de Franco (até 1996), da Faculdade de Medicina de Botucatu; José Maurício Sforcin, do Instituto de Biociências de Botucatu; Hélio Amante Miot, da Faculdade de Medicina de Botucatu; José Luiz Stape, da Faculdade de Ciências Agronômicas; Clayton Alcarde Alvares, da Faculdade de Ciências Agronômicas; Leonardo Fonseca Castro de Brito, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; Alessandro Francisco Talamini do Amarante, do Instituto de Biociências de Botucatu e José Luiz Moraes Vasconcelos, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

As informações sobre a carreira acadêmica de cada professor está disponível na Plataforma Lattes, padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.

Confira abaixo a lista dos professores e suas linhas de pesquisa e atuação:

Marcello Fabiano de Franco (até 1996), da Faculdade de Medicina de Botucatu: Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP -1964), fez doutorado em patologia na antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB – 1972), livre-docência na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976), pós-doutorado no Kennedy Institute of Rheumatology, Londres (1973-1975), pós-doutorado na Universidade do Texas (1985) e pós-doutorado no Research Center for Pathogenic Fungi and Microbial Toxicoses, no Japão (1988). Foi professor titular da FMB até 1996 e, posteriormente, professor titular da Universidade Federal de São Paulo. Atuou como consultor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Fundação Oswaldo Cruz e de revistas científicas nacionais e internacionais. Faleceu em 23 de agosto de 2017.

José Maurício Sforcin, do Instituto de Biociências de Botucatu: graduado em Ciências Biológicas, IB, UNESP, Campus de Botucatu (1989), mestre em Ciências Biológicas (Bioquímica), FMRP, USP, Campus de Ribeirão Preto (1992), e doutor em Nutrição e Produção Animal, FMVZ, UNESP, Campus de Botucatu (1996). É Professor Associado (livre-docente) do Instituto de Biociências, UNESP, Campus de Botucatu, desde maio de 2006. Responsável pelo Laboratório de Imunomodulação por Produtos Naturais (LIPNA), e tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, investigando principalmente a ação da própolis e outros produtos naturais.

Hélio Amante Miot, da Faculdade de Medicina de Botucatu: concluiu o doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo em 2005 e a livre-docência em Dermatologia pela FMB-Unesp em 2014. Atualmente é Docente RDIDP (Professor Adjunto) do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; orientador de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-graduação em Patologia e de Fisiopatologia em Clínica Médica (Nível 5 da CAPES). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e International Fellow da American Academy of Dermatology. É parecerista do American Journal of Clinical Dermatology, Journal of the American Academy of Dermatology, Journal of European Academy of Dermatology and Venereology, Anais Brasileiros de Dermatologia e Dermatologic Surgery. Editor de área clínica dos Anais Brasileiros de Dermatologia. Publicou 257 artigos em periódicos especializados e 340 trabalhos em anais de eventos. Possui 10 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 8 softwares e outros 178 itens de produção técnica. Participou de 4 eventos no exterior e 92 no Brasil. Orientou 30 trabalhos de iniciação científica na área de Medicina. Recebeu 72 prêmios e/ou homenagens. Entre 2001 e 2016 participou de 13 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 8 destes. Atualmente participa de 5 projetos de pesquisa. Atua na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia, repelentes de insetos e análise de imagens. Em suas atividades profissionais interagiu com 139 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Bolsista de produtividade em pesquisa PQ-1D (CNPq).

José Luiz Stape, da Faculdade de Ciências Agronômicas: é Gerente Executivo de Tecnologia da Suzano Celulose e Papel e professor de pós-graduação da Unesp. Concluiu o doutorado em Forest Sciences – Colorado State University em 2002, e foi professor Doutor em Silvicultura na Universidade de São Paulo de 1995 a 2008 e da NCSU de 2008 a 2015. Na USP foi coordenador do curso de Engenharia Florestal e coordenador das Estações Experimentais Florestais da USP. Publicou 114 artigos em periódicos especializados e 113 trabalhos em anais de eventos. Possui 8 capítulos de livros e 3 livro publicados. Possui 1 software. Participou de dezenas de eventos no exterior e no Brasil. Orientou 5 dissertações de mestrado e 2 de doutorado, além de ter orientado mais de 35 trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Recebeu 8 prêmios ou homenagens. Atualmente participa de 6 projetos de pesquisa, sendo que coordena 5 destes. Atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Em suas atividades profissionais interagiu com 95 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: modelagem ecofisiológica, produtividade, Preparo de Solo, nutrição florestal, espaçamento, plantações, solos florestais, brotação, Produtividade Florestal, delineamento sistemático e ervas daninhas.

Clayton Alcarde Alvares, da Faculdade de Ciências Agronômicas: Engenheiro Florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Universidade de São Paulo (USP), Piracicaba, 2006. Durante a graduação realizou estágios científicos no Laboratório de Ecologia Isotópica (CENA/USP), Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (ESALQ/USP), Laboratório de Silvicultura Urbana (ESALQ/USP), e Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF). Foi monitor e bolsista do Programa Pró-Aluno do Centro de Informática do Campus Luiz de Queiroz; (CIAGRI/USP). Foi bolsista FAPESP na graduação e na pós-graduação. É doutor em Recursos Florestais pela ESALQ/USP e com período sanduíche na North Carolina State University (NCSU). Recebeu menção honrosa, em 2005, no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, e em 2009 e 2013, no Simpósio de Geoestatística Aplicada às Ciências Agrárias. Entre 2011 e 2014 foi pesquisador do IPEF e da Forest Productivity Cooperative (FPC), em Piracicaba-SP. Entre 2014 e 2015 foi pós-doutorando na NCSU em Raleigh-NC, EUA. Atualmente é Gerente P&D da área de Metadados e Modelagem Ecológica na Suzano S.A. Desde 2019 é Professor e Orientador do Programa de Pós-graduação Ciência Florestal, Universidade Estadual “Júlio Mesquita Filho”- UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas – Campus de Botucatu. Participou de diversas reuniões técnico-científicas. Publicou mais de 60 artigos científicos e mais de 100 trabalhos em congressos e simpósios.

Leonardo Fonseca Castro de Brito, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia: Possui graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia(1997), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2000), doutorado em Veterinary Medicine pela University of Saskatchewan(2006) e mestrado-profissionalizante em Veterinary Medicine pela University of Saskatchewan(2002). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: bovino, Andrologia, sêmen, Fertilizacao in vitro.

Alessandro Francisco Talamini do Amarante, do Instituto de Biociências de Botucatu: possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1986), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Parasitologia, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Parasitárias de Animais, atuando principalmente no seguinte tema: epidemiologia, diagnóstico e profilaxia das parasitoses de ruminantes. (Texto informado pelo autor)

José Luiz Moraes Vasconcelos, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia: Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é Professor Adjunto II (Livre Docente) do Depto. Produção Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP), campus de Botucatu-SP-Brasil. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: sincronização, progesterona, vacas leiteiras, eficiência reprodutiva e bovinos.

Leia mais:

Unesp de Botucatu tem 8 professores entre os mais influentes do mundo

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Agência Brasil CNN (Brasil) Folha de Pernambuco online Correio Braziliense online Portal Exame UOL IstoÉ online Portal R7 Portal R7 UOL Yahoo! Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Yahoo! BOL O Povo IstoÉ Dinheiro online Diário do Poder O Estado (CE) online O Estado (CE) online Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Jornal Primeira Página Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) Jornal Primeira Página Jornal Primeira Página Cruzeiro do Sul A Gazeta News (MS) online Nas Notícias Revista Ecológico online Sou Ecológico Galileu online Programa InfoSalud (Argentina) Revista Amazônia Blog O Outro lado da notícia Nas Notícias MSN A Crítica (MS) online Dinheiro Rural online O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online Época Negócios online CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Foco Amazônico Blogue da Luiza Valio Feira Hoje online Brasília Agora A Gazeta Bahia Jornal Maracaju Hoje (MS) online Blog da Juliska Público A Miradouro Notícias Voce Gosta da Resenha! Folha de Dourados online Notibras Bahia em Pauta Plataforma Media (Portugal) Folha do Norte do MS Giro na TV Santiago Live Visão Cidade Zero um informa Tribuna Hoje online IG Tangará em Foco TNH1 Sergipe Notícias Sistema Costa Norte de Comunicação Portal Notícias Bahia Guia do Rossi Gazeta de Alagoas online Jornal de Jundiaí online Jornal Dia Dia Jornal Folha do Interior de Rondônia online Jornal Integração Correio de Gravataí online Cruzeiro do Sul online Cultura Amazônica Diário Carioca Diário de Cachoeirinha online Diário de Canoas online Diário de Itaporã Conexão Itajubá Caderno B Douranews Enfoque MS F5 News Bahia Política Bahia.ba Blog Alexandrepfilho Blog do Djacir Pereira A Gazeta do Amapá A Semana News A Tarde (BA) online 24 Brasil Aconteceu no Vale Blog do Wagner Gil Bocaina Informa Bomba Bomba Catraca Livre Cenário MT Click Guarulhos ClickNews Jornal Capital, Mercado & Negócios Cariri como eu vejo Portal Paraíba Poliarquia Portal Agora no RS O Rolo Notícias O Sul online Painel Notícias Palavra Digital Portal R3 Portal Ribeirão Preto Portal Roma News Primeira Edição Rádio Educadora de Sapeaçu Radio Shiga (Japão) Rádio Sociedade da Bahia Portal Correio Portal do Amazonas Portal F11 Portal Mariliense Rio Grande TEM RIOVERDEMS Jornal Roraima Hoje Notícias do Nordeste Blog Notícias e Curiosidades O Imparcial (São Luís, MA) online O Liberal (PA) online Novo Cantu Notícias Novoeste Muita Informação MundoEmpresa JM1 Jornal NH online Nortesul online Jornal Panorama online Jornal Ponta Grossa Jornal Vale Notícia online Portal Leiagora Liberdades Meio Norte online (Piauí) Midia News Mix Vale Money Times Agora Notícias Brasil Planeta Osasco Portal Mato Grosso Portal Onda Sul Portal Amirt Jornal O Diário (MT) online - Clique F5 Jornal Fogo Cruzado DF Sala de Notícias Sul 21 O Otimista online Brasil Soberano e Livre Diário Indústria & Comércio (Curitiba, Paraná) RCI Araraquara Plantão da Hora ClickPB Contexto Exato Blog do Didi Paraíba Online Deljipa Repórter Maceió Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa iMato Grosso Jornal Opção (Goiânia, GO) online Jornal do Commercio (PE) online Nova Mais Movimento Online TV Prefeito A Tribuna News (Campo Grande, MS) online Primeira Hora RDM Online Rondônia Dinâmica Santa Portal Voz do Bico Daniel no Blog Rádio 94Fm Dourados Fábio Campana Rádio Mais FM Educativa Digoreste Notícias Fique informado O Fluminense online Notícia em Foco MT Região Noroeste Rosenwal Ferreira Cuiabano News Pelo Mundo DF Diário MS online Giro Marília Bem Notícias Hoje ES O Documento online Portal Lapada Lapada Verguia FA Notícias Jornal Folha Noroeste Blogue da Luiza Valio Biblioteca FMUSP Blog do Robson Freitas Cidade de Marília.Com Dom Total Diário de S.Paulo Embrapa Jornal de Boas Notícias Claudemir Pereira Portal de Camaquã Rádio Colmeia AM 1230 Carlos Magno Solutudo Inpe Cariri é Isso Click Guarulhos Jornal da USP online Portal Contexto Espalha Fatos Portal GRNews Jornal Primeira Página online Jornal Pequeno online Só Notícia Boa USP São Carlos Dourados Agora Público A Jornal Primeira Página online Nas Notícias Bopar Agrolink Jornal Primeira Página online Marechal online Revista Rural online Razões para Acreditar ID News Jornal DHoje DHoje Interior online Diário Popular IPTV Atemporal Tribuna Capixaba online Observatório do 3° Setor Cruzeiro do Sul online CliqueABC Compre Rural Notícias de Campinas Beto Ribeiro Repórter Atitude Tocantins Sou de Sergipe Grande Ponto Nh Tv O Roncador Guarulhos Hoje