Notícia

Nexo Jornal

Conheça os participantes do Festival Nexo + Nexo Políticas Públicas 2024 (1 notícias)

Publicado em 27 de agosto de 2024

Doutorando em ciência política e mestre em direito internacional pela USP (Universidade de São Paulo). Pesquisa sobre governança climática e política urbana, e é atual diretor executivo do Instituto ZeroCem.

Alvaro A. Comin

Professor do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP e pesquisador do Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI-USP), onde coordena o grupo de pesquisa “Mercados Digitais de Trabalho”. É doutor em sociologia pela USP, com pós-doutorado no Institute for Employment Research, University of Warwick.

Ana Inoue

Psicóloga e superintendente do Itaú Educação e Trabalho/Fundação Itaú. Dirige o Centro de Estudar Acaia Sagarana, do Instituto Acaia, é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), ligado à presidência da República.

Ana Paula Bortoletto

Professora doutora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). É pesquisadora científica do Nup ens-USP e orientadora plena no programa de nutrição em saúde pública da FSP-USP.

Andre Degenszajn

Diretor-presidente do Instituto Ibirapitanga. É mestre em relações internacionais pela PUC/SP e foi Secretário-Geral do Gife entre 2013 e 2017.

Antonio Mammi

Trabalhou na Folha de S.Paulo e na revista Quatro Cinco Um, e foi colaborador das revistas Piauí e Poder. É formado em direito pela USP (Universidade de São Paulo).

Cassio França

Secretário-geral do Gife. Cientista político pela Unicamp, mestre e doutor em administração pública e governo (EAESP/FGV), com pós-doutorado pela London School of Economics and Political Science. Por 10 anos foi consultor em planejamento estratégico e desenvolvimento organizacional de diversas organizações de interesse público. Também foi gestor governamental e de fundação alemã de cooperação internacional.

Conrado Corsalette

Editor-chefe do Nexo. Jornalista formado na Cásper Líbero. Tem uma extensa carreira nos maiores veículos do Brasil. Foi editor de política no jornal “O Estado de S. Paulo” e editor-adjunto na “Folha de S.Paulo”. Foi repórter nos dois jornais e também no Agora SP.

Dayana Rosa

Gerente do Programa de Saúde Mental do IEPS (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde). Doutora em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Uerj, formada em administração pública pela UFF.

Debora Lima

Nutricionista (UFRJ), especialista em saúde da família (ENSP/Fiocruz) e mestre em educação em ciências e saúde (UFRJ). Professora de saúde coletiva do Curso de Nutrição do CM UFRJ Macaé.

Edivaldo Constantino

Doutor em economia pela Universidade de São Paulo. Possui interesse em microeconomia, mercado de trabalho e economia regional e urbana. Atua como gerente sênior de pesquisas do J-PAL LAC.

Felipe Tuxá

Doutor em antropologia social pela Universidade de Brasília, professor adjunto no Departamento de Antropologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia, membro do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA, Vice-Diretor da ANAI (Associação Nacional Indigenista), membro da Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges, membro da CAI (Comissão de Assuntos Indígenas) da Associação Brasileira de Antropologia.

Flavia Rios

Socióloga, professora da UFF e pesquisadora do Afro/cebrap. Atualmente, é diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense. É coautora do livro Lélia Gonzalez (Summus,2010) e coorganizadora dos livros Negros nas Cidades Brasileiras (Intermeios/FAPESP, 2018) e Por um feminismo afro-latino-americano (Zahar,2020), Raça e Estado (Eduerj, 2022) e do Dicionário das relações étnico-raciais contemporâneas (Editora Perspectiva, 2023).

Gabriela Di Giulio

Doutora em ambiente e sociedade e professora do Departamento de Saúde Ambiental, Faculdade de Saúde Pública da USP. Suas pesquisas centram-se nas relações entre crises ambientais e contextos socioculturais, com enfoque nas dimensões humanas das mudanças climáticas; governança e comunicação de riscos e incertezas; saúde global e sustentabilidade. É coordenadora do Programa de Pós-graduação Saúde Global e Sustentabilidade (USP). Lidera o Projeto CiAdapta 2, que se concentra na governança climática e adaptação em cidades brasileiras, e é Pesquisadora Principal do Projeto Biota Síntese. Coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Ambiente e Sociedade (IEA-USP) e integrante da coordenação do Programa Biota/FAPESP e do CEAS (Centro de Estudos Amazônia Sustentável).

Gerhard Ernst Overbeck

Engenheiro em planejamento ambiental e doutor em ecologia. Professor do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realiza pesquisa sobre conservação e restauração da biodiversidade, com foco nos Campos Sulinos. Membro do conselho científico da BPBES.

Gisela Castro

Psicóloga (IP/UFRJ), mestre e doutora em comunicação e cultura (ECO/UFRJ), com pós-doutorado em sociologia (Mike Featherstone, Goldsmiths, Londres). Docente titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM , São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre envelhecimento e longevidade com ênfase no combate ao idadismo contemporâneo. Coordena o Conex.lab – Grupo CNPQ/ESPM de Pesquisa em Comunicação, Consumo, Subjetividade e Sociabilidade. Coordena, ainda, o Comitê ESPM de Direitos Humanos.

Guita Grin Debert

Antropóloga, professora titular emérita da Unicamp e pesquisadora do PAGU-Núcleo de Estudos de Gênero, do CNPq e membro da rede CuiDDe (Cebrap).

Jader Rosa

Superintendente do Itaú Cultural e mestre em multimeios pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ao longo de sua trajetória, foi responsável pelas áreas de Design, Inovação e pelo Observatório Itaú Cultural, que visa formar gestores culturais e gerar conhecimento sobre políticas culturais e economia criativa.

Juliana Marques

Doutoranda em ciência política no Iesp-Uerj, onde in tegra o Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ações Afirmativa s (Gemaa). Possui vínculo com os grupos de pesqu isa Jararacalab, laboratório de tecnopolítica urbanas e EN.T.RE , E ncontros, Territórios e Redes do PPGTU-PUCPR. É também conselheira do Movimento Mulheres Negras Decidem, que qualifica e promove a agenda liderada por mulheres negras na política institucional. Temas de maior interesse: representação política, desigualdades raciais e de gênero e políticas públicas.

Letícia Arcoverde

Formada em jornalismo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e tem pós-graduação em gestão da informação digital pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). Trabalhou no jornal Valor Econômico.

Lorena Barberia

Professora doutora (com Livre Docência) d o Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Suas pesquisas recentes analisam as respostas políticas subnacionais e nacionais à pandemia de covid-19 no Brasil. Foi uma das dez professoras premiadas pela excelência de sua contribuição à pesquisa dedicada ao combate ao covid-19 em 2020 pela USP.

Luís Augusto Fischer

Professor titular de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Mestre e doutor em letras pela UFRGS, realizou pós-doutorado na Universidade Sorbonne, Paris VI (2015). É autor de diversos livros, entre eles, ‘A ideologia modernista: a semana de 22 e sua consagração' (Todavia, 2022). É pesquisador afiliado ao Brazil LAB da Universidade de Princeton , onde foi professor visitante (2023).

Luiz Augusto Campos

Professor de Sociologia e Ciência Política no Iesp-Uerj (Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro), onde coordena o Gemaa (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa) e editora a revista DADOS. É colunista do jornal Nexo e colaborador do Nexo Políticas Públicas.

Márcia Kalvon Woods

Assessora da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, membro das coordenações colegiadas da Coalizão Brasileira pelo fim da Violência contra Crianças e Adolescentes e do Movimento Agenda 227.

Marcia Paterno Joppert

Engenheira pela Escola Politécnica da USP, mestre em administração pública pelo ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa), doutora em psicologia com concentração em avaliação pela Claremont Graduate University, Califórnia, Estados Unidos. É diretora da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação e Membro da Associação Americana de Avaliação desde 2009.

Marcia Rangel Candido

Doutora em ciência política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj, onde atualmente é coordenadora de pesquisas no Gemaa e bolsista de pós-doc Faperj nota 10. É autora de “Dois gêneros, duas histórias? A fundação da ciência política no Brasil” (Eduerj, 2024). Trabalha por mais diversidade na ciência, na política e no cinema.

Maria Beatriz Martins Linhares

Psicóloga, professora associada-sênior d a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP; coordenadora do LAPREDES; pesquisadora sênior do CNPq e do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (FAPESP/FMCSV); membro do Comitê Científico do Núcleo de Ciência pela Infância.

Marília Duque

Doutora em comunicação e práticas de consumo pela ESPM e pesquisadora associada no projeto Anthropology of Smartphones and SmartAgeing (UCL). Autora do livro “Ageing with Smartphones in Urban Brazil”. Professora convidada da pós-graduação em geriatria do Instituto Sírio-Libanês. Co-lider Ashoka em Nova Longevidade no Brasil.

Michael França

Ex-pesquisador visitante na Universidade Columbia e Universidade Stanford, é colunista da Folha de S.Paulo, assim como, editor do espaço “Políticas e Justiça” do jornal. Ele também é doutor em teoria econômica pela Universidade de São Paulo, pesquisador do Insper, coordenador do Núcleo de Estudos Raciais da instituição e ciclista.

Naercio Menezes Filho

Professor titular d a Cátedra Ruth Cardoso no Insper, professor associado da FEA-USP, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira-Infância e colunista do Valor Econômico. Naercio é PhD em economia pela Universidade de Londres e desenvolve pesquisas nas áreas de educação, primeira-infância, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade e comércio internacional.

Patrícia Morellato

Professora titular da Unesp, membro do Comitê Mudanças Climáticas FAPESP , coordenadora do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças Climáticas e da rede de monitoramento da fenologia nos trópicos (e-phenology network).

Pedro Roberto Jacobi

Sociólogo, mestre em planejamento urbano, doutor em sociologia e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do IEE (Instituto de Energia e Ambiente) da Universidade de São Paulo. Foi Professor da Faculdade de Educação da USP 1988-2018. Coordenador do GovAmb/USP (Grupo de Pesquisa em Governança Ambiental). Coordenador do Grupo de Estudos Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Membro do GT Metabolismo Social, Justiça Ambiental da CLACSO. Presidente do Conselho do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – América do Sul desde 2011. Editor Chefe de Ambiente e Sociedade.

Priscilla Negreiros

Diretora associada no Climate Policy Initiative e baseada em Londres. No CPI, lidera, entre outros, a CCFLA (Cities Climate Finance Alliance ), uma plataforma de cooperação, parcerias e advocacia em financiamento climático urbano. Priscilla também é professora da Sciences Po Paris, sendo afiliada à Paris School of International Affairs-PSIA (Mestrado em Meio Ambiente e Mestrado em Desenvolvimento) e à Sciences Po Urban School (Mestrado GETEC). Priscilla também é membro da Comissão da ONU para SDGs – a SDSN Global Commission for Urban SDG Finance, liderada pelo Professor Jeffrey Sachs.

Ricardo Henriques

Economista e superintendente executivo do Instituto Unibanco. Professor Associado da Fundação Dom Cabral (FDC), colunista no Caderno de Economia do Jornal O Globo e titular da Coluna Conselho de Classe, Rádio CBN Brasil. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social. Foi pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Renata Bichir

Professora nos cursos de graduação e pós-graduação em gestão de políticas públicas da EACH/USP, professora da pós-graduação no Departamento de Ciência Política da FFLCH/USP e coordenadora de pesquisa no Centro de Estudos da Metrópole. Seus temas de pesquisa incluem: governança multinível, políticas sociais, transferência de renda, políticas intersetoriais, implementação, avaliação e monitoramento.

Roberta Curan

Coordenadora de produção de conhecimento no Instituto Comida do Amanhã , onde desenvolve pesquisas, estudos e conteúdos sobre sistemas alimentares sustentáveis. Doutoranda e mestre em ecologia aplicada pela ESALQ/USP, e graduada em engenharia ambiental.

Rodrigo Carvalho

Mestre em economia (Universidade Federal Fluminense) e membro da Rede de Economistas Pretas e Pretos. Pesquisador no Núcleo de Estudos Raciais no Insper . Tem trabalhos sobre mercado de trabalho, desigualdade racial, segregação ocupacional e moeda social.

Rogério Silva

Doutor em saúde pública (FSP/USP ) e psicanalista (CEP/SP). Estudou avaliação na Western Michigan University/EUA e facilitação de processos no CDRA/África do Sul. Sócio da PACTO , tem ampla experiência em consultoria e gestão em estratégia, avaliação e cultura organizacional.

Silvia Aguião

Doutora em ciências sociais (Unicamp) e mestre em saúde coletiva (Uerj). Pesquisadora do Afro-Cebrap (Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial), onde atualmente integra a equipe do projeto Desigualdades Raciais e Primeira Infância.

Suzana Souza

Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduanda em gestão de projetos pelo C.E.S.A.R. Foi repórter pelo G1, Frei Caneca FM e PorAqui e editora do canal de Youtube MyNews. Desde julho de 2022 é editora-assistente no Nexo Jornal.

Ursula Peres

Administradora pública pela EAESP/FGVSP e mestre e doutora em Economia pela EESP FGVSP. É professora do curso de graduação e mestrado em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP, e da pós-graduação em Mudança Social e Participação Política, ambos na USP. É pesquisadora do CEM/USP e do OIPP/USP. Fo i pesquisadora visitante no King's College Londres. Tem experiência na área de Administração Pública com ênfase em finanças públicas e orçamento público. Foi Diretora do Orçamento na Secretaria de Finanças de São Paulo e Secretária Adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão no Município de São Paulo.

Viviane Gonçalves

Doutora em ciência política (UnB). É uma das coordenadoras da AT Raça, Etnicidade e Política (ABCP ) e do C omitê de Relações Étnico-raciais (Anpocs) . Autora de “Feminismos na imprensa alternativa brasileira: quatro décadas de lutas por direitos”, entre outras obras.