Notícia

PEDro (Austrália)

Conheça as pessoas por trás do PEDrinho

Publicado em 18 setembro 2020

Por PEDro

Desde 2015 o PEDro se comunica com os seus usuários em inglês e português através dos newsletters, blogs, Facebook e Twitter. Esta edição de setembro de 2020 é o nosso 61ª newsletter! Os canais de comunicação em português são chamados de “PEDrinho. Uma sucessão de fisioterapeutas tem realizado contribuições importantes para a produção de conteúdo do PEDrinho. Neste post nós iremos apresentar alguns dos principais colaboradores.

Bruno Tirotti Saragiotto e Tiê Parma Yamato criaram o PEDrinho quando eles estavam trabalhando para o PEDro enquanto realizavam seus estudos de doutorado na Universidade de Sydney. Após receberem seus títulos de doutores, em 2017, Bruno e Tiê retornaram ao Brasil e assumiram importantes cargos de ensino e pesquisa na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), no Brasil. O foco principal do trabalho do Bruno está relacionado a telerreabilitação para pessoas com dor crônica. Tiê é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP) e possuí uma bolsa Jovem Pesquisador para investigar dor musculoesquelética em crianças e adolescentes.

Bruno e Tiê passaram a liderança do PEDrinho para o Giovanni Ferreira. Giovanni estava trabalhando para o PEDro enquanto pesquisava sobre o tratamento da dor lombar no sistema de cuidados primários em departamentos de emergência para seu doutorado na Universidade de Sydney. Com o seu doutorado finalizando, Giovanni está deixando o PEDro para assumir uma bolsa de pós-doutorado em ANZBACK, a rede de pesquisa de dor lombar da Austrália e da Nova Zelândia.

Neste momento, estamos felizes em apresentar Mariana Nascimento Leite e Junior Vitorino Fandim, que se voluntariaram para coordenar e escrever para o PEDrinho a partir de setembro de 2020. Mariana e Junior são alunos de doutorado na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), no Brasil. Enquanto Mariana é nova no time do PEDro, Junior já tem uma longa história com o PEDro como avaliador voluntário (ao longo de 5 anos, ele avaliou mais de 200 ensaios clínicos). Nós estamos ansiosos para trabalhar com os dois.

Nós estamos sempre procurando por voluntários que possam nos ajudar a localizar e avaliar ensaios clínicos, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica. Se você acha que gostaria de colaborar desta forma, por favor entre em contato conosco. Você pode ser um voluntário de qualquer lugar do mundo.