Notícia

Rede Noticiando

Conheça as novas regras para a realização de concursos em São Paulo

Publicado em 06 janeiro 2020

Em novembro, um novo sistema de autorização de concursos público e processos seletivos simplificados (Sisaut) foi publicado no Diário Oficial, pelo governo do Estado de São Paulo. As regras que foram instituídas pela publicação são referentes aos órgãos de Administração Direta e autárquica do Estado.

As novas regras, no entanto, não serão aplicadas a outras instituições, como as universidades públicas estaduais e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O objetivo dessas novas regras é tornar a realização de concursos SP mais simples, o que deverá resultar em maior velocidade para a publicação de editais e a realização dos exames. Além disso, irá permitir o aproveitamento de remanescentes que ainda estejam com o prazo de validade em vigor.

Desta forma, haverá mais eficiência na gestão do provimentos e nas contratações de novos servidores, com uma comparação entre a necessidade de pessoal e a disponibilidade de orçamento. A partir de agora, os novos pedidos de concursos públicos deverão ser feitos apenas pelo site do Sisaut.

Dentro do pedido de abertura de novas vagas, deverão estar descritas informações essenciais, como número de vagas, previsão do mês e ano de ingresso, o salário base, benefícios do cargo, a carga horária, o regime jurídico, entre outras informações que deverão constar também no edital do concurso.

O Estado de São Paulo concentra uma grande quantidade de candidatos a concursos públicos. Todos os anos, diversas pessoas se inscrevem para a realização de provas e outras etapas de processos seletivos para entrar na carreira de servidor público. O principal motivo para o sucesso dessas vagas são as altas remunerações, a quantidade de benefícios e a estabilidade no cargo.