Notícia

Recôncavo no Ar

Conheça algumas apostas da ciência para frear o avanço do coronavírus

Publicado em 29 março 2020

Por Vilhena Soares | Correio Braziliense

Especialistas ressaltam que a urgência exige um trabalho mais rápido, mas destacam que todo o cuidado é necessário para que as abordagens propostas não atrapalhem ainda mais o combate à pandemia.

Desenvolver medicamentos é uma tarefa difícil. A realização de testes em laboratório com células in vitro, animais, e, só depois, humanos faz com que esse processo seja também bastante demorado. Diante do avanço da Covid-19, porém, o tempo se tornou ainda mais valioso. Na tentativa de encurtá-lo ou usá-lo da melhor forma possível, cientistas têm unido esforços em três frentes principais de investigação: uso de remédios já prescritos para outras doenças, análise de anticorpos presentes no sangue de infectados e criação de vacinas. Especialistas ressaltam que a urgência exige um trabalho mais rápido, mas destacam que todo o cuidado é necessário para que as abordagens propostas não atrapalhem ainda mais o combate à pandemia.

Um dos projetos em andamento aposta no uso combinado de duas drogas anti-HIV: lopinavir e ritonavir. Esse coquetel foi testado na China, mas com resultados que podem ter sido mitigados porque muitos pacientes “foram incluídos tardiamente no experimento, até mesmo depois do 10º dia da infecção”, segundo Bruno Lina, professor de virologia no Hospital Civils de Lyon, na França.

Bruno Lina e outros cientistas fazem parte da pesquisa Discovery, que busca drogas para combater o Sars-Cov-2. O projeto, fruto de parceria com outros investigadores europeus, tem resultados positivos no uso das duas drogas contra o novo coronavírus. “Trata-se da ‘reciclagem’ de um medicamento contra o HIV para bloquear a reprodução do vírus. Percebemos que, no tubo de ensaio, ela funciona”, conta o pesquisador francês.

O Discovery está, agora, na fase de testes clínicos e pretende contar com 3,2 mil voluntários de vários países do continente — Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo e Reino Unido. Além das drogas de combate ao HIV, os cientistas testarão o efeito do remdesivir, um antiviral usado para combater o ebola, e da cloroquina, indicada para o tratamento da malária. O segundo medicamento mostrou-se promissor contra a Covid-19 em outros estudos científicos e tem causado polêmica devido à liberação de uso, pelo governo brasileiro, para pessoas em estado grave.

A primeira etapa de testes clínicos de Discovery teve início, semana passada, na França, onde os quatro medicamentos serão aplicados em 800 pacientes. “O tratamento começou rapidamente para essas pessoas, uma vez que os prazos parecem ser um fator importante nessa doença”, frisa Florence Ader, infectologista no Hospital Civils de Lyon e uma das líderes da pesquisa.

Segundo a cientista, no momento em que uma substância apresentar “superioridade no tratamento”, será possível propor o seu uso aos órgãos reguladores. “O tratamento poderá, então, ser liberado muito rapidamente, levando em conta que estamos em situação de carência terapêutica”, complementa. Mas Florence Ader pede cautela, já que “ainda não se conhecem os efeitos desses tratamentos”.

Cautela

Natália Pasternak, bióloga e criadora do Instituto Questão de Ciência, em São Paulo, explica por que a busca por medicamentos prescritos para outras enfermidades reduz bastante o tempo gasto no desenvolvimento de um tratamento para a Covid-19. “Por estarem no mercado, essas moléculas já passaram por um teste de segurança e toxicidade. Isso faz com que consigamos queimar etapas, algo extremamente valioso na situação atual, em que temos urgência”, diz.

Pasternak também ressalta que a economia de tempo é um fator importante no momento, mas que pode gerar danos. Por isso, a importância no cuidado com os resultados dos trabalhos em condução, como no caso da cloroquina. “O estudo feito com essa droga que mais tomou proporções foi feito por franceses e teve alguns erros. Os pesquisadores ignoraram os pacientes que não responderam bem ao uso do medicamento, inclusive um deles desistiu de continuar devido aos efeitos adversos”, detalha a especialista.

A bióloga destaca que a prudência pode evitar problemas graves. “Isso é muito importante de ser considerado, pois a maioria dos casos dessa doença se resolve com o tratamento dos sintomas e suporte respiratório. Ao usar uma droga dessas, você pode gerar efeitos adversos e piorar a situação do paciente”, completa.

Alexandre Cunha, infectologista e presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal (DF), também enfatiza que os medicamentos em teste precisam passar pela validação em todas as etapas padrão antes de serem prescritos. “Esse ‘todo mundo está usando’ é muito fruto da nossa necessidade, como médicos, de sentir que precisamos fazer algo. Nós, que estamos acostumados a sempre intervir, estamos diante de uma situação em que só observamos, e isso nos causa muito desconforto. Mas, às vezes, ‘não fazer nada’ já é fazer muito”, opina. “A nossa necessidade de achar que temos que dar remédio mesmo sem comprovação pode fazer com que pessoas usem, sem poder, cloroquina, imunoglobulina, além de antibióticos e tudo mais”, alerta.

O médico lembra que os estudos com plasma, que tem sido testado nos Estados Unidos, também apresentam riscos. A estratégia consiste em usar anticorpos produzidos por pessoas que foram infectadas pelo Sars-Cov-2 e se recuperaram da doença. “Na década de 1980, achavam que essa alternativa era segura, mas não se sabia que problemas como a hepatite C e o HIV poderiam ser transmitidos pelo sangue, e muitas complicações ocorreram. Neste caso, também não temos certeza, e podemos nos deparar com outras dificuldades devido a essas dúvidas”, frisa.

Os desafios da imunização

Enquanto muitos cientistas buscam medicamentos para tratar a Covid-19, outra parte de especialistas enfrenta um desafio ainda maior e mais demorado: a criação de vacinas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no fim do mês passado, mais de 20 vacinas para combater a pandemia estavam em desenvolvimento, em iniciativas de faculdades, centros de pesquisa e empresas farmacêuticas.

Uma das mais avançadas é norte-americana. No último dia 17, cientistas do Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês) anunciaram o início da primeira fase de estudos clínicos com uma fórmula protetiva. O trabalho envolve 45 voluntários com idade entre 18 e 55 anos. “Os cientistas estavam trabalhando em uma investigação de uma vacina contra a Mers (síndrome respiratória do Oriente Médio), o que trouxe uma vantagem no desenvolvimento da vacina contra a Covid-19”, destaca a equipe, em comunicado. A imunização mostrou-se eficiente em animais e precisa passar por outras duas fases de exames clínicos.

Brasileiros também enfrentam esse desafio. Pesquisadores do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, usam a mesma tecnologia dos americanos: uma plataforma tecnológica que produz moléculas sintéticas de RNA mensageiro, que instruem a produção de proteínas reconhecíveis pelo sistema imune. A ideia é que a defesa do corpo da pessoa infectada reconheça as proteínas artificiais para, depois, identificar e combater o vírus real. “Acreditamos que a estratégia é muito promissora e poderá induzir uma resposta imunológica melhor do que a de outras propostas”, afirma Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do InCor e coordenador do projeto, em comunicado à Agência Fapesp de notícias.

Testes longos

Flávio Guimarães da Fonseca, virologista do Centro de Tecnologia de Vacinas (CT Vacinas) e pesquisador do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explica que as fórmulas para imunização demoram a ser desenvolvidas devido a todo o processo de testes. Porém, segundo o especialista, a grande quantidade de grupos empenhados em pesquisa e o uso de estratégias distintas poderão agilizar esse processo.

“Muitas linhas de estudo têm sido realizadas. Aqui na UFMG, estamos explorando a mesma abordagem feita para a vacina da dengue. Nela, pegamos um vírus mais parecido com o estudado e buscamos anticorpos que respondem de forma semelhante. Usamos o vírus da influenza, que causa a gripe normal, devido a suas semelhanças com o da Covid-19”, explica.

O virologista ressalta que, mesmo com o empenho mundial, uma vacina provavelmente surgirá apenas em 2021. “É uma batalha demorada, pois usar uma fórmula em toda a população que proteja de determinada doença exige alto nível de segurança. Ainda assim, se considerarmos que uma vacina para dengue demorou 15 anos para ser desenvolvida, podemos considerar rapidez caso tenhamos uma opção dessa já no ano que vem”, opina.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
BOL Folha.com Estadão.com Folha.com G1 UOL O Globo online Portal Exame Yahoo! IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online Agência Brasil Folha de S. Paulo Correio Braziliense online Folha de S. Paulo UOL Folha.com O Globo online UOL BOL Yahoo! Portal R7 IstoÉ Dinheiro online TV GloboNews Portal R7 Pequenas Empresas & Grandes Negócios online Portal R7 G1 Correio Braziliense online Correio Braziliense Folha.com Folha de S. Paulo Yahoo! Rede TV! O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online SBT Interior São Carlos em Rede CNN (Brasil) Time 24 News (EUA) Jornal Ação Popular Folha de Londrina online DL News O Rondoniense Revista Dinheiro Jornal Tijucas Portal Cantu Z1 Portal de Notícias E 103,9 FM China.org.cn Xinhua Español (China) Portal Correio 1News.com.br Sociedade Científica Zero um informa Central das Notícias Terra Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Head Topics (Brasil) Pfarma Jornal da USP online Central das Notícias Nota Diária Nota Diária Época Negócios online El País (Brasil) online Central das Notícias Só Notícia Boa Dica do tio Vale São Patrício Blog Jornal da Mulher Programa InfoSalud (Argentina) Central das Notícias O Alto Acre Notivagos Portal G1 News Central das Notícias Rádio Top Samba Litoral Hoje Silvani Notícias (G1 Notícias) Cenário MT Farol da Bahia Jornal Tijucas TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) Ternura FM Central das Notícias Portal da Enfermagem A Rádio Rock 89,1 FM Panorama Farmacêutico Conexão Tocantins ABC do ABC Blog A Crítica Brasil CT&I Biblioteca FMUSP Olhar Digital TV Cariri Rádio Studio 87.7 FM Central das Notícias Zero Hora online Anota Bahia Acontece Botucatu SBT Interior Mix Vale Ternura FM Portal F11 Os Cabeças da Notícia Bahia No Ar Tudo Rondônia O Vale online Poliarquia Portal Mato Grosso Jornal Alerta Idest Época Negócios online Central das Notícias Jornal Opção (Goiânia, GO) online ClickPB Central das Notícias Resende News Informativo Regional (São João do Sul, SC) A Voz do Triângulo Portal do Governo do Estado de São Paulo Diário da Saúde Pharma Innovation Ciclo Vivo Gizmodo Brasil Vix Circuito de Notícias Mirassol Conectada SBNotícias Portal Hortolândia O Grande ABC Notícias de Mato Grosso Comunidade Notícia Capitolio Consulting Portal Zukka Brasil Preto no Branco Encart Notícias Nossa vida de cada dia Blog dos Pinto Plurale online Tecmundo Região Noroeste RMC Urgente Jornal da Orla RMC Urgente Tudo em Dia Sistema Costa Norte de Comunicação WH3 Portal Lapada Lapada Diário Piauí Novo Cantu Notícias Saúde é Vital online Dinheiro Rural online ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética Terra Central das Notícias Conexão Marília Blog Tangará Acontece Portal do Zacarias JC Notícias (São Paulo, SP) Bananeiras Online Portal Paraíba Todo Dia La Gazzetta DF (México) Espaço Ecológico no Ar Psicologias do Brasil Blog A Justiceira de Esquerda Curiosidade e Tecnologia Região hoje Portal Hertz Jornal Z Norte online Tribuna de Jundiaí online SP Repórter News online Portal Thathi Jornal Visão (Moçambique) TV Band Diamante Online GR Notícias Gazeta do Santa Cândida online Acontece Pará SBNotícias A Semana (Curitibanos, SC) online Rápido no Ar El punto crítico (EUA) Revista Amazônia Wilson Vieira Portal Vilson Nunes O Rondoniense Poliarquia Portal Porciúncula RBN 94,3 FM Claudia online A Cidade On (São Carlos, SP) Votunews Razões para Acreditar Mix Vale Z1 Portal de Notícias Notícias de Campinas Portal do Governo do Estado de São Paulo Projeto Colabora Conti outra, artes e afins Tribuna União Central das Notícias Central das Notícias Planeta online Protec - Pró-Inovação Tecnológica Algomais online Esteta iGuanambi Poções24hs Revista Fácil Nordeste Lazer e Negócios Rede Pará Jornal Sudoeste Paulista ClickNews Dahora News RolNews Época online O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Rádio Web Exclusiva (SE) Head Topics (Brasil) Revista Sustinere online Região Noroeste Meio Norte online Potengi News Central das Notícias A Tarde (BA) online CBN Notícias Folha de Pernambuco online Gazeta Regional (Santa Rosa, RS) O Dia (SP) Tudo Ok Notícias SBT Head Topics (Brasil) Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Central das Notícias Jornal Grande Bahia Blog Mentiras Contra a Igreja Católica Minha Vida ACIG - Associação Comercial e Industrial de Garça A Tribuna (Santos, SP) online Inteligência & Inovação Agora no Mundo Rondonotícias Portal Agora no RS Madeirão Nominuto.com Novoeste Colniza Notícias Última Notícia (João Monlevade, MG) online Verde Vale FM 103,7 Jornal Dia Dia Ab Notícias News TV Replay Folha de Cianorte Fronteira da Paz Santa Portal Portal do Governo do Estado de Mato Grosso Sem Papas São Roque Notícias Surgiu Sudoeste Bahia Daniel no Blog Via 3 Notícias Ariquemes Alagoas Brasil Notícias Sindperícias-GO - Sindicato dos Peritos Criminais e Médicos Legitas do Estado de Goiás Jornal da Cidade (Bauru, SP) Atibaia MT Agora A Tribuna (Santos, SP) Eg News Plantão News (MT) Comunicando para refletir ON Jornal O Mundo do Biomédico O Diário de Mogi National Geographic Brasil online EFE (Espanha) Catraca Livre Amazônia Brasil Rádio Web A Semana News CN7 - Ceará News7 Catve FA Notícias Diário do Poder Correio de Rondônia Correio do Estado da Bahia (Blog) Bastidores do Poder Eg News Ata News Terra BBC Brasil Época Negócios online Destak (Portugal) online Bahia Ligada Economia & Negócios Expresso do Sertão Correio Nogueirense Atual MT Ciência na rua Opera Mundi APqC Notícias Euclides da Cunha FM 91.1 Boas Novas MG Informa Tudo DF Leticia Aguiar Top Stories Brazil Diário Patriota Head Topics (Brasil) Central das Notícias Zero Hora online Mix Vale Portal do Holanda Central das Notícias Noticias Diarias de Venezuela O Taboanense IG - Saúde Zero Hora online Canoinhas Online CNN (Brasil) Nota Diária Blog Henrique Barbosa Jornal de Piracicaba TN Online Toda Hora Ata News Central das Notícias Jornal Opção (Goiânia, GO) online Renovação Blog Obarão Folha Extra Chapecó Online O Atibaiense Papo Reto Novo Dia Notícias O Documento online GR21 – Gazeta Ribeirinha Jornal Integração Jornal Extra de Alagoas online Jornal Página do Estado Primeira Hora Portal do Zacarias Gazeta do Dia (Glória de Dourados, MS) O Imparcial (São Luís, MA) online Gonzaga Patriota Jornal O Sepeense Gazeta Norte Mineira online Folha Vitória online Beto Ribeiro Repórter Gazeta Brasil Jornal Gazeta do Estado Relevante News Salvador Notícia Nova Mais Jovem Pan PanAm Post (EUA) Sapo Lifestyle (Portugal) Leiamais.ba Política Livre Portal do Natan Momento MT Portal NPM Saense Rabgle Notícia em Tempo Portal O Sertão Midia News Campo Grande Gazeta da Manhã Portal GRNews Rádio Independente AM 950 Jornal do Oeste (Toledo, PR) online O Povo Folhamax Mais Goiás Entre Rios Jornal online Epoch Times Brasil Diário GM Folha de Londrina online G7 News Guarantã News Itaberaba Notícias Blog do José Duarte Lima Brasil 247 Brazilian Times (EUA) Conesul News Amambai Notícias A Gazeta Web Umuarama News SP Agora SP Agora EFE Brasil MaisConhecer.com Portal da Casa Espírita Nova Era RMF 24 (Polônia) Jornal da Fronteira online DCM - Diário do Centro do Mundo Agora Vale Região dos Vales Daynews FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão Impala News (Portugal) Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Blog do Eloilton Cajuhy Futebol 365 (Portugal) Tem Londrina Guarantã News Titulos.com.ar (Argentina) Verdinho Notícias APUFSC Estadão Mato Grosso online Blog Primeira Mão Thunder Cheats A Soma de Todos os Afetos Imprensa News Web Interativa Ponto Novo Bonfim Notícias Blog Nonato Notícias Blog do Rogério Alves Notícias O Otimista online Rondônia Dinâmica Jornal Primeira Página online Sim Notícias Terça Livre TV Portal T5 O Mais Positivo Página1 PB O Bom da Notícia Money Times Mix Vale MidiaMax Blog do Ronaldo Tiradentes Portal Rede Notícias O Nortão online O Repórter (RS) Diário Carioca Metro Jornal online Mega Curioso Jornal Preliminar Rádio Sanca WEB TV Mochileiros.com O Democrata online Serra News RJ Notícias de Coimbra (Portugal) Paulopes SAPO Notícias (Moçambique) Notícias ao Minuto (Portugal) Rádio Studio 87.7 FM Pelo Mundo DF Portal Cidades Online Jornal Nossa Voz Prensa Latina (Cuba) Sul Bahia1 Litoral FM Santos 91.7 Maracaju Speed Portal Roma News Carlos Lima Jornal Online Blog Aprenda Mecanica com Murilo Minha Rádio Net Guaraí Notícias Time 24 News (EUA) Rlagos Notícias Time 24 News (EUA) Zero Hora online Visão Cidade Escola Educação Claudio Tognolli Blog do Takamoto Jornal de Filadélfia ZDK News SAPO Notícias (Moçambique) SorocabaniceS Mar Sem Fim Deutsche Welle (Alemanha) FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão Pleno.News Giro S/A Online Pais & Filhos online Fatos do Iguaçu online LabNetwork Investe São Paulo Universo Racionalista Central das Notícias A Província do Pará Central das Notícias Rondônia ao Vivo Jornal da Franca Rede Brasil Atual Rede Brasil Atual RMF 24 (Polônia) Zedd Brasil Criative Tech GR Notícias Sul Bahia1 Conesul News Blog do Lana GQ Brasil online Polinotícias Revista Piauí online RolimNotícias Valter Vieira Metro 1 Itupeva Agora Portal Sorriso MT Meia Hora Rádio Independência Folha Ribeirão Pires Fatos PB Jornal Regional Manaus Alerta MT é notícia Siará News Metro 1 iMato Grosso