Notícia

Jornal da Unesp

Congresso Mundial de Química 2017 será no Brasil

Publicado em 01 setembro 2015

Entre os dias 7 e 14 de agosto, a cidade de Busan, na Coreia do Sul, recebeu o 45º Congresso Mundial de Química – Iupac 2015. O evento registrou a presença de cerca de 3 mil pesquisadores, professores e estudantes, entre os quais quatro prêmios Nobel.

Uma comitiva da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) participou do encontro, divulgando a próxima edição do congresso, que será realizada em São Paulo, em julho de 2017. O grupo foi integrado por Adriano Andricopulo, presidente da SBQ e da Iupac 2017, Luiz Henrique Catalani, vice-presidente da SBQ, Luiz Fernando Silva Jr, secretário-geral, e Vanderlan Bolzani, conselheira da entidade, professora da Unesp de Araraquara e diretora-executiva da Agência Unesp de Inovação (AUIN).

A União Internacional para a Química Pura e Aplicada (Iupac) é reconhecida em nível mundial como autoridade em nomenclatura, terminologia, padronização de métodos de pesos e medidas, peso atômico e outros dados químicos. A SBQ é afiliada à Iupac e tem a professora Vanderlan como sua representante.

Em Busan, Andricopulo apresentou o congresso de 2017 na assembleia geral da Iupac, no dia 13, e também no encerramento do encontro, quando oficialmente o Brasil assumiu a direção do maior evento da comunidade química mundial.

Vanderlan apresentou a base de dados de 640 substâncias isoladas de espécies vegetais da Mata Atlântica e do Cerrado, produzida a partir dos estudos do Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais (NuBBE), do Instituto de Química da Unesp de Araraquara. “Este banco de dados, resultado de 15 anos de pesquisa no Biota-Fapesp, reúne dados botânicos, farmacológicos e químicos de metabólitos secundários dessas espécies que vêm sendo investigadas nos últimos anos, e pode ser a semente de uma grande base de dados da biodiversidade brasileira”, declarou a professora.

Com informações da Assessoria de Imprensa da SBQ.