Notícia

Quimiweb

Congresso Internacional Strings 2021

Publicado em 16 junho 2021

Início

21/06/2021

Fim

02/07/2021

Agência FAPESP – O Strings 2021, congresso que reúne anualmente cientistas de todo o mundo que trabalham com Teoria das Cordas e suas aplicações, será promovido no Brasil pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) entre os dias 21 de junho e 2 de julho de 2021, em formato on-line.

Organizado pela primeira vez na América do Sul, o evento deverá reunir mais de 2 mil pesquisadores de vários países. Serão ao todo 90 palestrantes, incluindo David Gross, da University of California Santa Barbara (Estados Unidos), e Roger Penrose, da University of Oxford (Reino Unido), ganhadores do Prêmio Nobel de Física de 2004 e 2020, respectivamente.

Além de palestras de especialistas sobre os principais avanços recentes da área de Teoria das Cordas, uma importante novidade da edição será a realização de várias discussões informais envolvendo dois pesquisadores e os participantes da conferência. A atual edição terá ainda uma sessão com palestras de cinco minutos apresentadas por alunos de pós-graduação e uma sessão de pôsteres.

Durante o final de semana, também ocorrerá uma palestra para o público geral com o presidente da Sociedade Americana de Física, Sylvester James Gates Jr., da Brown University (Estados Unidos), e a atividade de divulgação “Pergunte a um Teórico de Cordas”, com a participação de palestrantes do Strings 2021 e de um painel de jornalistas, tendo David Gross como moderador.

Ambas as atividades serão abertas ao público não especializado e transmitidas ao vivo pelo YouTube, às 14 horas, em link que será disponibilizado no site do congresso. Não é necessária inscrição para participar dessas atividades.

O congresso será realizado pela plataforma Zoom e transmitido ao vivo pelo YouTube, das 9h30 às 15h. A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line. Os inscritos receberão link da transmissão.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

Mais informações: www.ictp-saifr.org/strings2021/.

Fonte: Agência FAPESP