Notícia

Falando de Feiras

Congresso discute produção, consumo e segurança de alimentos

Publicado em 19 abril 2012

O ILSI Brasil promove seu III Congresso Nacional abordando o tema “Produção, Consumo e Segurança dos Alimentos”. O evento está agendado para os dias 25, 26 e 27 de abril, em Campinas (SP).

A proposta é discutir como pesquisadores, indústria e governo podem realizar ações isoladas ou em conjunto, diante de um crescimento populacional acelerado e de uma real necessidade de alimentos. Ao mesmo tempo em que o mundo atinge sete bilhões de habitantes, se convive com a extrema pobreza e desnutrição e um cenário de obesidade, situações preocupantes quando se pensa em saúde pública.

Estas são algumas das questões em pauta no Congresso, num programa dividido em três Simpósios: Biotecnologia no Brasil, com uma abordagem focada na produção e sustentabilidade; Nutrição e Consumo, com uma análise da POF (Pesquisa do Orçamento Familiar), que passa agora a ter um viés de consumo e não apenas dados para aquisição alimentar, e Segurança dos Alimentos, com direcionamento para temas relacionados à responsabilidade da comunicação. A palestra de abertura será realizada por Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

“Diante de um contexto em que a segurança dos alimentos ganha cada vez mais espaço na mídia e, nem sempre, com colocações claras para o consumidor, a proposta é abrir um debate, com especialistas deste mercado, mostrando um pouco dos bastidores na produção de notícias, sua força junto ao consumidor e como se pode contribuir para que informações equivocadas não interfiram na conduta das pessoas, no que se refere a hábitos alimentares saudáveis. A ideia é trazer para o universo científico uma discussão sob outra perspectiva que, de certa forma, está inserida no dia a dia dos nossos objetos de pesquisa”, argumenta Prof. Franco Lajolo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, membro da Diretoria do ILSI Brasil e Presidente do Congresso.

E destaca. “Encarar o desafio de alimentar a população mundial hoje traz uma série de potenciais problemas ligados não só à alimentação, mas também ao meio ambiente e à própria comunicação. Estas preocupações aumentam quando se projeta que, em 2050, serão nove bilhões de pessoas. Porém, a expectativa é que haja uma mobilização para se criar soluções práticas, em especial por parte do Brasil, um dos maiores produtores mundiais de alimentos. O país ainda tem capacidade para crescer no setor com mais investimentos em pesquisa e tecnologia, mas deve ter como uma das metas o aumento da produtividade”.

ILSI BRASIL - O ILSI Brasil foi fundado em 1990 e é uma das seções regionais do International Life Sciences Institute. Constitui-se num fórum permanente de discussão e atualização de conhecimentos na área técnico-científica, unindo esforços de cientistas do meio acadêmico, do governo e das indústrias. Atualmente conta com 34 empresas associadas, entre elas os principais players do mercado do setor alimentício, e atua através de comitês científicos e forças-tarefas. Sua performance contribui para o melhor entendimento de temas ligados à Nutrição, Segurança Alimentar, Toxicologia, Meio Ambiente e Avaliação de Risco.

SERVIÇO:

O que - Congresso Nacional do ILSI Brasil “Produção, Consumo e Segurança dos Alimentos”

Quando - 25,26 e 27 de abril

Onde - Royal Palm Plaza Resort - Campinas – SP

Como se inscrever e ter mais informações - congresso@ilsi.org.br ou www.ilsi.org.br.