Notícia

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Congresso discute a importância da Iniciação Científica e Tecnológica

Publicado em 25 junho 2010

Entre os dias 21 e 23, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) realizou o XVIII Congresso de Iniciação Científica (PIBIC) e o III Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Neste ano, o PIBIC completa dezoito anos na UNIFESP. A Universidade que tem por objetivo desenvolver, em nível de excelência, atividades inter-relacionadas de ensino, pesquisa e extensão , evidencia a importância do programa institucional de iniciação científica, na qual congrega 352 alunos de graduação que receberam bolsa de IC do CNPq no período de agosto/2009 a julho/2010. Esta importante ação indutora do CNPq ampliou de maneira considerável a iniciação científica na Instituição.

O Congresso de Iniciação Científica da UNIFESP tem como objetivos a divulgação dos resultados de projetos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos pelos estudantes de graduação, bem como o treinamento dos mesmos na apresentação e discussão dos trabalhos. Durante o congresso os alunos bolsistas apresentaram seus trabalhos, seja na forma de painéis ou apresentação oral. Para avaliar cada apresentação uma comissão composta por 3 docentes foi selecionada para analisar a qualidade do trabalho apresentado.

Nesta edição do congresso foram apresentados 600 trabalhos de IC desenvolvidos pelos estudantes de graduação nas diferentes áreas do conhecimento. As sessões temáticas foram: Ciências Básicas Moleculares, Ciências Básicas Morfológicas, Cirurgia Aplicada e Experimental, Distúrbios da Comunicação e Audição, Enfermagem, Exatas, Humanas, Medicina Aplicada e Experimental e Saúde Coletiva.

Em relação ao XVII Congresso houve um aumento de 125% no número de trabalhos inscritos que passaram de 479 para 600. A cerimônia de abertura contou com a presença da Vice-Presidente do CNPq, Wrana Panizzi, do Reitor da UNIFESP, Walter Manna Albertoni, do Vice-Reitor, Ricardo Luiz Smith, da Pró-Reitora de Extensão, Eleonora M. de Oliveira, da Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação, Anita Strauss Takahashi, do Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Nildo Baptista, da Coordenadora do Programa de Iniciação, Helena B. Nader, entre outros integrantes. Todos remeteram suas falas sobre a importância do evento, bem como sob o papel da ciência para o desenvolvimento social do país.

Participaram também do Congresso alunos de IC bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e de outras agências de fomento que desenvolvem projetos na nossa Instituição, bem como em outras universidades. No evento foram selecionados ainda 4 estudantes de graduação das diferentes áreas do conhecimento para apresentarem seus trabalhos no congresso para participarem do V Young European Scientists Meeting a ser realizado em setembro deste ano na Universidade do Porto. Concorreram 256 estudantes de graduação, dos quais 12 foram selecionados como finalistas. Após entrevistas para avaliar o conhecimento do estudante sobre o tema, sua capacidade de articulação e de comunicação na língua Inglês, foram indicados os que irão representar a Unifesp no evento.