Notícia

APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios / Governo do Estado de São Paulo

Congresso de Iniciação Científica do Biológico reúne bolsistas de várias instituições de ensino e pesquisa

Publicado em 17 agosto 2009

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza no período de 25 a 27 de agosto na capital paulista o "7º Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais". O evento, destinado a acadêmicos em ciências agrárias, biológicas e ambientais, a pesquisadores, docentes e profissionais de áreas afins, é patrocinado pela Vallée, JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e ABJICA, com o apoio da Fundepag. Esta é uma oportunidade para estudantes divulgarem os resultados de suas pesquisas, mostrando sua contribuição ao agronegócio brasileiro, bem como os reflexos desse setor no meio ambiente. Também é uma forma de aprimorar o conhecimento por meio da troca de informações com outros participantes, além de estimular novos desafios no âmbito da ciência.

Durante o congresso, serão abordados temas como a contribuição da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) ao processo de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida; a importância de medições confiáveis na pesquisa (noção de metrologia em química e qualidade); e educação e comunicação em museus de ciências (desafios e possibilidades). "O Congresso será voltado para o aprimoramento profissional, visando a treinamentos no exterior, como o promovido pela JICA; forma de produzir um trabalho científico inserindo o conceito da qualidade e, por fim, como divulgar o trabalho científico à comunidade em geral, como faz o Instituto Sangari", explica a pesquisadora Liria Hiromi Okuda, coordenadora do evento. .

Está prevista a apresentação de 66 resumos de trabalhos científicos, dos quais 18 selecionados também para a apresentação oral. São 33 bolsistas do IB, mas não participam apenas bolsistas do Instituto, explica Liria Okuda."No CICAM, participam estudantes de graduação em ciências agrárias, biológicas e áreas afins, independente se são bolsistas do Biológico. Tanto que contamos com a participação de bolsistas CNPq/PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e Fapesp de outras instituições, como USP, Unesp, Unip e Unifesp, entre outras. Posso adiantar que só da Unesp de Araçatuba contamos com 18."

O congresso será na sede do Instituto Biológico, Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cicam2009@biologico.sp.gov.br.

Assessoria de Comunicação da APTA