Notícia

Feiras do Brasil

Congresso Brasileiro de Fisioterapia será um dos destaques da Fisiotech 2007

Publicado em 01 outubro 2007

Profissionais que atuam nas áreas de fisioterapia e terapia ocupacional, estudantes, pesquisadores e empresas da área estarão reunidos na XVII COBRAF — Congresso Brasileiro de Fisioterapia, que será realizado durante a 3ª edição da Fisiotech — Feira Internacional de Tecnologias em Fisioterapia, entre os dias 10 e 13 de outubro, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. A feira é uma parceria entre o Grupo Cipa Feiras & Congressos e a AFB — Associação de Fisioterapeutas do Brasil, com apoio institucional do CREFITO 3 — Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo.

A programação do congresso será composta por palestras, mesas-redondas, tribunais da ciência, cursos, apresentações orais de trabalhos selecionados e sessões de pôsteres. Serão 110 profissionais palestrantes, incluindo convidados nacionais e internacionais. Para o evento foram selecionados 900 trabalhos, sendo que 50 serão apresentados no formato de poster. Segundo a organização do evento, os temas foram escolhidos a partir de levantamento das principais publicações técnico-científicas dos dois últimos anos e de temas polêmicos da área.

Com temática variada o congresso deve atrair profissionais de diversas especializações da fisioterapia como estética, desportiva, neurológica e respiratória, entre outras. Entre os temas inscritos estão: "Pró e contra drenagem linfática", "Tratamento fisioterapêutico nas disfunções músculo-esquelética", "Recursos fisioterapêuticos no pós-operatório", "Fisioterapia e qualidade de vida na melhor idade", "Fisioterapia na saúde da mulher", "Fisioterapia na melhora da ventilação e higiene brônquica" e demais assuntos relacionados à carreira, como ética no atendimento ao paciente, empregabilidade e remuneração do profissional.

A abertura está programada para o dia 10, quarta-feira, às 14h. A programação segue até às 21h15. No dia 11, as apresentações ocorrem das 9h às 18h15, quando começa a festa em comemoração ao dia do fisioterapeuta e a entrega do Prêmio Crefito-3, com prêmio de R$ 10 mil a ser distribuído entre os quatro melhores trabalhos apresentados. Na sexta-feira, dia 12, as palestras serão das 9h às 21h15. Já no dia 13, a programação tem início às 9h e às 16h acontece o encerramento das atividades e a entrega do "Prêmio TopFisio - Os melhores da fisioterapia nacional". Promovido pela revista FisioBrasil, o prêmio vai contemplar os melhores profissionais, divididos por área de especialização, além de outras categorias como melhor tese, site, evento, clínica, professor, faculdade, etc.

O COBRAF é considerado uma referência na área de saúde e conta com o apoio dos CREFITOs e das principais instituições de ensino, associações científicas e agências de apoio à pesquisa como Fapesp, CNPq, Capes e Finep.

Sobre a Fisiotech - A feira espera receber 5 mil visitantes e cerca de 50 expositores. Com o intuito de apresentar as últimas novidades em produtos e serviços do setor, o encontro contará com profissionais que atuam em diversos campos, estudantes e outros profissionais da saúde. "A Fisiotech é o maior evento de fisioterapeutas do País. A sociedade constata cada vez mais a importância da fisioterapia e esse segmento vem se especializando a todo vapor. Nossa intenção é levar aos profissionais as principais novidades do setor e ajudá-los no dia-a-dia com seus pacientes", informa José Roberto Sevieri, presidente do Grupo CIPA.

· A programação completa dos eventos integrados à Fisiotech 2007 está no site www.cipanet.com.br/feiras/fisiotech. Informações adicionais pelo telefone (11) 5585-4355.