Notícia

Canal Rural

Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas será sediado em Minas Gerais

Publicado em 23 maio 2010

O 1º Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas Road Ecology Brazil 2010 será realizado na Universidade Federal de Lavras MG entre os dias 23 e 25 de agosto de 2010.

Multidisciplinar, o evento tem o objetivo de discutir as relações sociais, econômicas e ambientais da implantação de empreendimentos lineares. O congresso contará com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros especializados em ecologia de estradas, além de representantes de órgãos governamentais e ONGs dedicadas ao tema.

Entre os conferencistas, alguns dos destaques serão Richard Forman, da Universidade de Harvard Estados Unidos - considerado como o "pai" da ecologia de estradas -, Miriam Goosem e Willian Laurance, ambos da Universidade James Cook Austrália , e Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Inpa .

"O papel das estradas na dinâmica da floresta tropical", "Modelagem visando à identificação de hotspots de atropelamento", "Licenciamento ambiental: padrões mínimos de monitoramento e mitigação de impacto ambiental", "Rodovias e floresta amazônica: biodiversidade e socioeconomia" serão alguns dos temas de conferências e mesas-redondas.

A programação contará ainda com a apresentação de minicursos sobre os temas "Introdução à ecologia de estradas", "Delineamento, escalas e estatísticas para previsão de atropelamento de mastofauna silvestre de médio e grande porte" e "Introdução ao geoprocessamento e aplicações para conservação".

FAPESP