Notícia

Jornal da Unesp online

Congresso aborda indicadores de Ciência e Tecnologia

Publicado em 21 maio 2007

Fapesp e Ricyt articulam o debate em torno das demandas atuais

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Rede Ibero-americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia (Ricyt) realizam, de 23 a 25 de maio, em São Paulo, o VII Congresso Ibero-americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia, com o tema "Novos indicadores para novas demandas de informação". O evento ocorre em São Paulo (SP), no Hotel Blue Tree Convention Ibirapuera.

Um dos temas em pauta é a produção de indicadores mais eficientes e internacionalmente padronizados. A uniformização facilita a identificação e comparação de informações sobre recursos humanos envolvidos nas atividades de Ciência e Tecnologia. A padronização permite o estabelecimento de uma metodologia para verificar os estágios de desenvolvimento dos países Ibero-americanos em CT&I.

Durante o Congresso, especialistas em estratégias de desenvolvimento e educação superior ligados ao Centro Redes, da Argentina, e representantes do Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) farão uma avaliação do ensino superior na América Latina, na qual abordarão a emigração de intelectuais — "fuga de cérebros" — e a trajetória profissional de doutores.

No dia 25/5, às 17 horas, Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fará palestra de encerramento sobre desenvolvimento tecnológico e econômico-social.

Entre os participantes estão especialistas brasileiros do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade Estadual Paulista (UNESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outras. Também apresentam trabalhos pesquisadores de universidades e centros de pesquisa da França, Espanha, Portugal e de países da América Latina.

Indicadores FAPESP — Desde 1998, a FAPESP publica, a cada três anos, o livro Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo. A publicação aborda três tipos principais de indicadores de CT&I: o de insumo (despesas públicas e privados em pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos e panorama do ensino superior); de produto (produção científica e tecnológica, comércio de produtos de alta tecnologia e empresas inovadoras); e de impacto (socioeconômicos e culturais da C&T nos setores da saúde, tecnologia da informação e percepção pública da ciência).

As edições integrais de 2001 e de 2004 estão publicadas no site www.fapesp.br.

Serviço:

VII Congresso Ibero-americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia

Local: Hotel Blue Tree Convention Ibirapuera

Av. Ibirapuera, 2927, São Paulo (SP).

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação - tels.: 11.3838-4151 / 4176