Notícia

Dental Press

Confira quatro livros que estão disponíveis na SPO 2018

Publicado em 21 setembro 2018

Congressos, como o da SPO (Sociedade Paulista de Ortodontia) 2018, são eventos importantes para que o profissional mantenha-se atualizado no que diz respeito as práticas clínicas e que foram devidamente confirmadas com alicerces teórico-científicos. Os palestrantes, por sua vez, comumente registram os métodos e práticas em artigos e livros.

A bibliografia dos professores, fazem-se, então, importantes na validação de mecanismos na prática clínica. Marcos Janson, Marcio Almeida, Carlos Alexandre Câmara e Leopoldino Capelozza são alguns exemplos de profissionais que compartilham conhecimentos e avaliações práticas para otimizar os processos de tratamento em ortodontia.

Confira quatro livros que estarão disponíveis para compra na 21ª edição do Congresso Brasileiro de Ortodontia da SPO:

1- Marcos Janson: “Insights em Ortodontia”

A Ortodontia é uma especialidade que tem um tempo longo de execução, nada é imediato e as alterações promovidas nos dentes e tecidos moles da boca e da face são morosas, mas previsíveis. Como essas modificações são lentas, o processo de aprendizado também o é, pois durante o tratamento pode-se perder a noção da posição original e o que está sendo gerado, perdendo um dos pontos fundamentais do aprendizado que é a relação de causa-efeito.

O Ortodontista tem que ser observador, paciente, sistemático e persistente e uma das ferramentas mais importantes que tem a seu dispor é a fotografia. Essa sim, permite observar a relação causal de um movimento dentário e seus efeitos e, assim, tem-se a possibilidade de sistematizar o processo. Obviamente, esse é o caminho dourado do aprendizado, porém tem-se que percorrer uma longa estrada para dominar com maestria todas as diferentes situações e seus efeitos nas diferentes más oclusões existentes.

Para encurtar o caminho daquele que se inicia nessa nobre arte ou que já a está trilhando, o estudo de casos clínicos e a sistematização dos seus efeitos é fundamental, pois permite associar aquilo que se vai tratar, com os seus objetivos oclusais, estéticos e anseios do paciente, com uma situação semelhante já tratada. Essa é a visão do autor em relação ao planejamento e tratamento ortodôntico, uma série de protocolos de tratamento e associação de resultados que permite ao clínico a utilização imediata nos seus casos.

Devido ao acesso maciço dos profissionais nas mídias sociais nos dias de hoje, e por ser o autor atuante nessas mídias, sempre com o objetivo de levantar questionamentos clínicos e éticos em relação à especialidade, surgiu a ideia de elaborar essa série de livros denominada INSIGHTS, onde o ponto de partida da discussão e elaboração de determinados tratamentos parte de um post que foi muito comentado e visualizado, e suscitou uma série de dúvidas. Dessa forma, as mídias sociais funcionam como um termômetro de como anda a prática da Ortodontia e onde estão as maiores deficiências, tornando possível fazer uma obra extremamente clínica e esclarecedora.

> Saiba mais

2- Marcio Almeida: “Mini-implantes Extra-Alveolares em Ortodontia”

“Os mini-parafusos extra-alveolares se tornaram uma das ferramentas de ancoragem mais importantes na ortodontia ao longo da última década. A colocação dos parafusos na região extra-alveolar, especificamente na crista infra zigomática, no ramo da mandíbula e sob linha oblíqua externa (região conhecida como shelfmandibular), têm a vantagem de oferecer um risco mínimo de lesão radicular e uma área considerável para o movimento de retração do arco como um todo. Assim, um dos principais objetivos do livro do Dr. Almeida é demonstrar que a aplicação dos mini-parafusos E-A pode ser simples e eficiente, oferecendo soluções ortodônticas para casos complexos no dia a dia da clínica. O Dr. Almeida e eu trabalhamos juntos há 4 anos para publicar o primeiro artigo em periódicos acadêmicos no Brasil abordando o tratamento compensatório da Classe III usando os mini-parafusos E-A, ancorados sob a linha oblíqua externa. É com grande honra que recomendo sem ressalvas o livro do Dr. Almeida para você expandir seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades na utilização dos mini-parafusos E-A. “, por Dr. Chris Chang, DDS., PhD.

> Saiba mais

3- Carlos Alexandre Câmara: “Estética em Ortodontia – Um Sorriso Para Cada Face”

O sorriso, é a expressão facial humana mais agradável. Isso todos nós sabemos. É também a fisionomia mais cantada em verso e prosa, assim como, a mais comentada e apresentada na Odontologia. Resta saber, quão profundo é o nosso conhecimento a respeito desta singela palavra, que a tantos encantam e a outros fascinam? Qual o nosso conhecimento a respeito desse termo que representa um objetivo nobre e elevado, para toda a Ortodontia, e um resultado esperado e bem-vindo, para qualquer paciente?

Um belo sorriso é o que todos almejam, pois quando os lábios se distendem e se separam, elevando os cantos da boca, e permitem que os dentes sejam expostos, o que se espera é algo que agrade aos olhos e ao espírito. É no sublime momento do sorriso, que todo os esforços do ortodontista e paciente terão as suas expressões estéticas máximas (ou não). Será o resultado de meses de tratamento que irá se mostrar em poucos segundos, mas que deixará uma marca indelével para os olhos mais atentos. Uma coisa é certa, mesmo que de forma inconsciente, uma dúvida irá surgir num átimo, antes do momento transcendente: Será que o sorriso tratado estará de acordo com as expectativas?

Certamente, se a resposta para esta pergunta será satisfatória ou não dependerá de muitos fatores, mas, um questionamento primordial nos dará a indicação acertada: o sorriso alcançado está em concordância com a face? Ou melhor, a face presente permitiu o surgimento de um belo sorriso? É neste contexto, que este livro busca com todo empenho, afinco e dedicação, o objetivo maior da Estética em Ortodontia – Um sorriso para cada face.

> Saiba mais

4- Leopoldino Capelozza: “MTI – Metas Terapêuticas Individualizadas”

Esta obra é, de fato, a obra de uma vida dedicada à Odontologia, em especial à Ortodontia. Foi em terras brasileiras e num correto e fluido português que Leopoldino Capelozza Filho, nosso querido Dino, construiu uma brilhante carreira de mais de três décadas – e ganhou, sim, o mundo.

Leopoldino Capelozza Filho possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Reabilitação Oral, área Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (1979).

Iniciou sua carreira profissional como fundador e responsável pelo setor de Ortodontia do Centrinho (HRAC-USP), aonde atuou como ortodontista até maio de 2011, atualmente participa como docente na pós-graduação desta mesma instituição. No inicio da década de 80 acrescentou às suas atividades a prática da Ortodontia em clínica particular, desenvolvendo extensa experiência em tratamentos ortodônticos de crianças e adultos, com deformidades dentárias e/ou esqueléticas, e odontologia de acompanhamento.

Atualmente é professor aposentado da Universidade de São Paulo, professor do Curso de Pós-Graduação em Fissuras Orofaciais Mestrado (HRAC-USP), assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, membro titular da Associação Paulista de Especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial, membro do Conselho Científico da VM Comunicações, membro do corpo editorial das revistas JBO – Jornal Brasileiro de Ortodontia & Ortopedia Facial, Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial e revista Ortho Science.

Possui inúmeras publicações em revistas nacionais e internacionais, e expressiva participação em congressos da especialidade, atualmente também mantém a coordenação do Curso de Especialização em Ortodontia (Profis), do Curso de Especialização em Ortodontia (Universidade do Sagrado Coração – USC) e colabora com vários cursos de pós-graduação em Ortodontia.