Notícia

ANPEI

Confira o que vai rolar no primeiro dia da Conferência ANPEI 2020

Publicado em 16 novembro 2020

A Conferência ANPEI deste ano será em formato 100% digital e com diversas apresentações simultâneas. A experiência será ainda melhor.

Para que a ciência, a tecnologia e a inovação se destaquem ainda mais no cenário nacional e causem o devido impacto social no país, a troca de conhecimento entre os atores do ecossistema é fundamental. Confira o que vai rolar no primeiro dia da Conferência.

Cerimônia de Abertura

A Conferência começa às 14h e a abertura vai até às 15h30. Confira o time de palestrantes que vão fazer o evento começar com o pé direito:

Rafael Navarro – Braskem | ANPEI Marcos Pontes – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações Carlos Da Costa – Ministério da Economia Gen. Waldemar Barroso – FINEP Ricardo Lima – CBMM Keynote Speaker de Abertura – Innovating for Impact and Transformation – Lessons Learned

Às 15h30 a Corporate Scientist & Chief Science Advocate da multinacional 3M, Jayshree Seth, comanda o horário falando sobre algumas lições de inovação.

A Jayshree Seth, Cientista Corporativo e Defensora Chefe da Ciência na 3M, trouxe esse tema para a Conferência ANPEI 2020, assim como pontos importantes quando o assunto é o papel da ciência e da inovação no mundo.

A cientista faz uma provocação das mudanças no mundo VUCA (sigla em inglês que significa: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade), inclusive propondo uma releitura dessa sigla atualmente e, ainda, uma leitura dela para o futuro, onde brinca chamando de VUCA 4.0.

Jayshree compartilha sua história na 3M, a carreira de cientista no mundo corporativo e a importância das empresas estruturarem a inovação dentro da companhia para torná-la capaz de se adaptar às muitas mudanças de mercado.

Por fim, a cientista apresenta uma pesquisa interessantíssima sobre como o mundo vê a ciência e, particularmente, os brasileiros. Além de dar dicas de como usar a inovação a favor da transformação e do impacto positivo.”

Da ideia ao mercado: a Finep e os instrumentos para fomento à inovação

O diretor de inovação da Finep, maior agência federal de fomento à inovação, Alberto Dantas, e os superintendentes Mauricio Syrio, Newton Hamatsu e Rodrigo Secioso assumem a programação a partir das 16h30.

Eles apresentam as diferentes linhas de financiamento da Finep para impulsionar projetos estratégicos científico-tecnológicos. Vale lembrar que a instituição já comprometeu mais de R$ 1 bilhão para projetos de prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19. Além disso, mergulhou de cabeça na alavancagem da Indústria 4.0, na esteira de um edital que teve a mais alta demanda de sua história.

Mais do que conhecimento, conheça mais detalhes sobre a Financiadora de Estudos e Projetos. Combinando instrumentos reembolsáveis e não reembolsáveis, ela financia desde a pesquisa básica e a inovação pioneira, até a preparação do produto para o mercado.

Assista quando quiser: Palestras simultâneas

Comitê ICT Empresa – Relevância & Perspectivas do Papel da Ciência na Inovação

O Comitê de interação traz Bruno Moreira da Inventta, Flavio Pripas da Redpoint Eventures, Edinei Santos do Psicologia Viva, Ingrid Gielow do Afinando o cérebro, Marco Aurélio Braga do MAB Advogados, Luiz Mello da FAPESP e Jussara Delphino do Instituto Butantan. Eles falam sobre diferentes pontos de vista e da importância da ciência na inovação.

Painel Comitê de Gestão da Inovação: Transformação Digital & Gestão de Inovação

O painel conta com a participação de representantes do governo (MCTI e ME) e do mercado privado (Anjos do Brasil), para debater sobre a visão atual da política de fomento à CT&I do Brasil, e como essa pode evoluir a partir dos instrumentos existentes e da experiência internacional, tendo como pano de fundo novos modelos e uma maior interação entre agentes públicos e privados.

GAC – Beyond Innovation Management. How Innovation is affected by People and Culture

Promovida pela GAC Brasil, os mediadores Rodrigo Miranda, COO, e o Gerente de Inovação Durval Garcia, apresentam Magnus Penker, CEO do The Innovation 360 Group AB e especialista de renome internacional em inovação, digitalização e transformação de negócios.

A palestra discute a importância das empresas identificarem, baseada em dados e de forma objetiva, o impacto que as pessoas e a cultura têm em seus resultados de inovação.

Ciência e Sustentabilidade 3M

O Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Técnica da 3M, Marcelo Gandur, conta por que sustentabilidade é um valor fundamental para a 3M e o modelo estratégico de sustentabilidade da companhia.

Destravando a relação Universidade/Empresa: Uma análise do cenário global e dos principais pontos impactantes no Brasil

Cláudio Castanheira, Diretor Nacional da Clarke Modet, mostra como uma maior cooperação Universidade-Empresa potencializa os benefícios dos esforços de P,D&I do país e explica como reduzir as barreiras ainda significativas existentes nesta relação.

O post Confira o que vai rolar no primeiro dia da Conferência ANPEI 2020 apareceu primeiro em ANPEI.