Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Confira as atividades e oportunidades de 9 a 15 de abril

Publicado em 08 abril 2016

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) recebe, na terça-feira (12), o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz. Ele vai ministrar uma palestre sobre o panorama da ciência e tecnologia no estado de São Paulo. Esta é a primeira ação de um ciclo de seminários institucionais previstos pela entidade vinculada ao MCTI para abordar temas ligados a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no contexto das áreas de atuação do Instituto.

Marco Legal

Na quinta-feira (14), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) Mantiqueira promove um seminário para discutir as alterações da Lei da Inovação relacionadas ao novo Marco Legal em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento é gratuito e acontece na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP). Para mais informações, acesse este link.

Ensino online

Acontece na terça-feira (12), na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), o seminário "Educação online Professor Global", desenvolvido pela AprendaNet, empresa incubada pelo LNCC. Para saber mais, clique aqui.

Povos indígenas

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) segue a programação especial em comemoração ao Dia do Índio, que é celebrado no dia 19 de abril. O tema deste ano é "Culturas indígenas na Amazônia: 150 anos de intercâmbio com o MPEG".

Nesta semana, as ações acontecem na quinta-feira (14), com a oficina Nhenangatu: não perca seu latim nem seu tupi, além de uma mostra da cultura caiapó e uma feira de artesanato. A programação completa do MPEG pode acessada nesta página.

Capacitação no TerraClass Amazônia

Nas próximas terça (12) e quarta-feira (13), o Centro Regional da Amazônia (CRA) do Inpe, em Belém (PA), sedia o Workshop Técnico TerraClass Amazônia para discutir as metodologias de mapeamento de classes e suscitar discussões entre as equipes técnicas para melhorias e avanços tecnológicos do projeto. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mailjulio.delgado@funcate.org.br.

Fonte: MCTI