Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Confira as atividades e oportunidades de 11 a 17 de março na Agenda Científica do MCTIC

Publicado em 10 março 2017

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou edital para programas de P&D de 2017. A chamada abre espaço para o desenvolvimento de projetos acadêmicos inovadores na área de redes, aplicações e middleware. Pesquisadores de instituições públicas e privadas podem enviar propostas até 14 de março. Neste ano, o edital está dividido nas categorias: serviços avançados e internet avançada. A íntegra do edital pode ser acessada aqui.

Debate sobre o clima

Na próxima quarta-feira (15), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) recebe o presidente do World Climate Research Programme (WCRP), Guy Brasseur, para uma palestra sobre os sistemas climáticos mundiais e os modelos de validação dos modelos de predição de superfície. Apresentada em inglês e aberta a todos os interessados, a palestra será realizada no Auditório Fernando de Mendonça, às 14h30. Mais informações podem ser obtidas nesta página.

Bolsas no Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) está selecionando bolsistas para o Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), uma cooperação com o Smithsonian Institution dos Estados Unidos. São três vagas nas áreas de ciências biológicas, engenharia florestal, agronomia, ecologia, geografia e áreas afins. Os selecionados vão participar dos projetos "Impactos Antrópicos no Ecossistema de Floresta Tropical" e "Como as florestas da Amazônia Central respondem às variações climáticas?". As inscrições podem ser feitas até 15 de março. Saiba mais.

Concurso internacional de cartas

Continuam abertas até 15 de março as inscrições para o 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios. O objetivo é melhorar a alfabetização e incentivar a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.

Desafios da indústria farmacêutica

O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em parceria com a Waters Technologies do Brasil e a Apex Science , promove, em 11 de abril, o evento II Desafios Analíticos Atuais na Indústria Farmacêutica: Produtos de Degradação. Gratuito, o evento será realizado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas-SP. As inscrições podem ser feitas até 20 de março. Saiba mais.

De olho na água

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa) terá dois dias de atividades para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), o instituto vai promover debates sobre a importância da manutenção e uso sustentável dos recursos hídricos. No dia 21, haverá palestras para o público interessado. No dia seguinte, as ações serão voltadas para escolas agendadas. Conheça mais sobre a iniciativa aqui.

Modelagem de uso da terra

Estão abertas até 24 de março as inscrições para o 1º Workshop de Aplicações do LuccME, ferramenta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para modelagem de uso da terra espacialmente explícita. O evento, gratuito e aberto para qualquer interessado, será realizado nos dias 6 e 7 de abril para promover o debate sobre as possibilidades de aplicações do sistema por meio da discussão de casos em diferentes escalas. Clique aqui para saber mais.

Bolsas no Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) abriu inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/Paic), voltado para estudantes de graduação. As bolsas, financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), terão duração de 12 meses, a partir de agosto de 2017. As áreas do conhecimento atendidas pelo programa no Inpa são: ciências exatas, da Terra e engenharias; ciências biológicas; ciências agrárias; ciências humanas e sociais aplicadas; e multidisciplinar. As inscrições podem ser feitas até 31 de março. Saiba mais.

Prêmio José Reis

Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2017. Na 37ª edição, será homenageado um jornalista de destaque na difusão da ciência, tecnologia e inovação nos meios de comunicação de massa. O prazo final para submissão de candidaturas é 17 de abril.

Agropecuária

A Finep e a Fapesp lançaram nova chamada de propostas para apoiar o desenvolvimento de aplicativos voltados para o aumento da produtividade e da eficiência do setor agropecuário. Entre os desafios tecnológicos listados pela chamada estão "Manejo integrado de pragas e de doenças", "Previsão de falhas e densidade de plantio em culturas", "Previsão de safra", "Determinação de perdas por causas infecciosas em rebanhos", "Previsão de consumo animal e relação com desempenho (inclusive para peixes)", "Levantamento das feições erosivas por meio da análise de imagens de satélites" e "Gestão financeira da propriedade". Os recursos para financiamento da chamada somam R$ 15 milhões. As inscrições vão até 20 de abril.

Cosmologia e gravitação

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição Brazilian School of Cosmology and Gravitation (BSCG), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de julho, na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. No total, serão oferecidos 10 cursos e 11 seminários, ministrados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O evento é uma iniciativa do CBPF e do Centro de Estudos Avançados de Cosmologia (CEAC), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Clique aqui para saber mais.

História da ciência

Estão abertas as inscrições para o 25º Congresso Internacional de História da Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro (RJ). O evento será realizado entre 23 e 29 de julho no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais informações nesta página.

Fonte: MCTIC