Notícia

Jornal Brasil

Confira a agenda científica de 31 de agosto a 6 de setembro

Publicado em 31 agosto 2013

Por Ascom do MCTI

Neste sábado (31), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza em Manaus, a partir das 8h, a sexta edição de 2013 do Projeto Circuito da Ciência. O Bosque da Ciência receberá cerca de 300 estudantes de escolas municipais e estaduais.

 

O evento, que acontece todo final do mês, tem a missão de levar o conhecimento científico para as comunidades por meio de oficinas, jogos educativos e exposições científicas, visando à popularização da ciência.

Na sexta edição as boas-vindas serão realizadas no Auditório da Ciência, seguidas pelo circuito de atividades socioambientais, que inclui oficinas educativas e exposições. No intervalo das atividades, os estudantes receberão orientações sobre cuidados com o meio ambiente durante caminhada nas trilhas e lanche. Saiba mais.

Comunicação pública

Encerram-se no domingo (1º) as inscrições para a 13ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (PCST). O encontro acontecerá, entre os dias 5 e 8 de maio de 2014, em Salvador, e terá como tema "Divulgação da ciência para a inclusão social e o engajamento político".

Esta será a primeira vez que esta conferência - um dos mais importantes fóruns de divulgação científica do mundo - ocorrerá na América Latina.

A conferência é organizada pela Rede Internacional PCST e sediada pelo Museu da Vida, museu de ciência interativo ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a parceria de diversas outras organizações e o apoio do CNPq, do Departamento de Popularização e da Difusão da Ciência e da Tecnologia do MCTI, da Fapesb, da Fapesp e da Fapemig.

As inscrições podem ser feitas até domingo pelo site do evento.

Pesquisa

Domingo é também o último dia para se inscrever para o Uraxess Science Slam Brazil 2013, evento que acontece no Rio de Janeiro em 24 de setembro.

O encontro oferecerá a jovens pesquisadores ativos no Brasil a chance de mostrar seu trabalho, bem como o seu talento oral e criatividade, na frente de membros da comunidade científica e empresarial e do grande público, em um clima alegre e descontraído.

Cada pesquisador fará sua apresentação em inglês, em até 10 minutos. Os participantes terão a liberdade de escolher o estilo da apresentação (dança, canto, desenho etc.) e as ferramentas usadas.

O vencedor do concurso ganhará uma viagem a Bruxelas para participar da conferência Euraxess Voice of the Researchers, organizada pela Comissão Europeia, em 21 e 22 de novembro.

Inovação

Na segunda (2) e na terça-feira (3) ocorre, em São Paulo, o 5º Congresso Nacional de Inovação na Indústria 2013. O evento tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec/MCTI).

O encontro contará com um espaço do ministério, na área externa do auditório, onde será feita a divulgação de projetos, atividades ou produtos inovadores de interesse do setor empresarial.

Informações com Eliana Emediato (61 2033-7811), Giancarlo (2033-7812) ou Steffani (2033-8450).

Flora paraense

Na terça, acontece também o lançamento do livro Manual de Sementes Florestais do Oeste do Pará: Coleta, Beneficiamento e Análise. A publicação reúne dados de 30 anos de pesquisas feitas com 56 tipos de plantas das florestas amazônicas.

O material foi escrito pelos pesquisadores Everton Almeida, Breno Rayol e Fátima Mekdece, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

O objetivo da publicação é, além de divulgar as pesquisas feitas pela universidade, incentivar a formação de novos engenheiros florestais e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas para a Amazônia.

O lançamento será às 10h, no auditório Paulo Cavalcante, localizado ao Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), em Belém. Durante o evento haverá a exposição do Laboratório de Sementes Florestais da UFOPA.

Circuitos integrados

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) recebe, até quarta-feira (4), as inscrições de projetos que necessitem de apoio financeiro por meio da concessão de bolsas para projetistas de circuitos integrados. Os selecionados realizarão suas atividades nos centros e empresas com projetos de semicondutores no âmbito do Programa CI-Brasil.

O valor total do apoio será de R$ 8 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), por meio de seus fundos setoriais. As propostas contempladas receberão até R$ 1 milhão. O prazo máximo para execução do projeto é de 15 meses. Outras informações no site do CNPq.

 

Amazônia

Na quinta (5), O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, sediado no Museu Paraense Emilio Goeldi, realiza o terceiro simpósio Relações entre Ciência e Políticas Públicas: Propostas de Bertha Becker para o Desenvolvimento da Amazônia.

O objetivo do ciclo é analisar as propostas da geógrafa brasileira, falecida em junho, e discutir os desafios para a implementação de suas ideias e projetos para a região amazônica. O terceiro Simpósio conta com duas mesas de debates e o lançamento do último livro de Becker, A Urbe Amazônida.

O evento de setembro fecha a série programada pelo Museu Goeldi para discutir um novo modelo de desenvolvimento para a região, baseado nas ideias da renomada pesquisadora. Saiba mais.

Iniciação científica

Na sexta (6), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) promove a sua 2ª Jornada de Iniciação Científica.

O Programa de Iniciação Científica do instituto tem como objetivo estimular a atividade de pesquisa entre os estudantes de graduação do ensino superior.

O encontro acontece no auditório Ministro João Alberto Lins de Barros do Ibict, no Rio de Janeiro. Saiba mais.

 

Fonte: Ascom do MCTI