Até sábado (11), a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) estará presente na sexta edição da Feira do Comércio e Indústria de Santa Quitéria (Fecoisq), no Ceará. Será mais uma oportunidade para a população tirar dúvidas sobre o projeto que prevê a instalação de um complexo industrial dedicado à mineração e beneficiamento de uma jazida localizada no município cearense, onde o fosfato encontra-se associado ao urânio.
O consórcio terá um estande na Praça Matriz da cidade, onde será realizada a feira. No local será distribuído material informativo e haverá exibição de vídeos.
Agroenergia
Oito vagas estão abertas na Embrapa Agroenergia para estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia química e biologia. Eles vão atuar em projetos de pesquisa para obtenção de açúcares e materiais a partir de biomassa lignocelulósica, a serem empregados na produção de biocombustíveis e produtos de alto valor agregado. As bolsas são financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
Os bolsistas irão desenvolver suas atividades em Brasília (DF), na Embrapa Agroenergia e na Universidade de Brasília (UnB), exceto o de pós-doutorado, cujas pesquisas serão no nstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), no Rio de Janeiro (RJ).
Interessados devem enviar currículo até terça-feira (20), para sgp-cnpae@embrapa.br, com o assunto: Bolsa - Engenharia Química / Biologia, especificando por qual vaga se interessou.
Mais informações nos editais completos para mestrado e doutorado.
Seleção
Na sexta-feira (23), no período de 9h às 12h, os candidatos a diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) farão uma apresentação pública de suas propostas de gestão diante do Comitê de Busca, que conduz o processo de seleção. O evento será realizado no Auditório Fonseca Costa, na sede do INT, no Rio de Janeiro (Avenida Venezuela, 82/4º andar – Praça Mauá), onde acontecerão também, no turno da tarde, as entrevistas individuais com os candidatos.
O processo é orientado pela Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Scup/MCTI) e conduzido pelo comitê de especialistas, presidido pelo ex-ministro Marco Antonio Raupp, atual diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec-SJC).
Amazônia
O Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com horário diferenciado para atender ao público nas férias. O Bosque, que fica localizado na Rua Otávio Cabral, no bairro Petrópolis, em Belém, funciona todos os dias, das 9h às 17h, sem intervalo para almoço.
Este novo horário fica em vigor até 31 de janeiro. Os ingressos estão à venda na portaria do Bosque de 9h às 16h. O valor do ingresso é R$ 5, crianças de até dez anos e idosos a partir de 60 anos não pagam. Visitas de grupos escolares terão entrada franca, porém é necessário realizar uma solicitação pelos telefones (92) 3643-3192/3312/3293.
Conheça as atrações do Bosque Ciência.
ProÁfrica
Quinta-feira (22) é a data limite para submissão das propostas para a chamada n° 46/2014 do Programa de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação com Países da África (PróAfrica), que é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
Serão investidos R$ 2 milhões provenientes dos Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientpifico e Tecnológico (FNDCT). Os interessados podem se inscrever por meio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. As propostas encaminhadas devem priorizar áreas como: segurança alimentar, saúde pública, desenvolvimento agrícola e pecuário, inclusão social, e mudanças climáticas e eventos extremos.
O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente e residente no País, além de ter o título de doutor e currículo cadastrado na Plataforma Lattes.
Para mais informações a íntegra do edital.
Recursos pesqueiros
O Instituto Mamirauá está com inscrições abertas para o "Curso de Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com foco no Manejo Participativo de Pirarucu (Arapaima gigas)". O objetivo desta sexta edição é incentivar a multiplicação das ações do manejo participativo de pesca em outras regiões.
O curso acontecerá de 15 a 24 de abril, em Tefé (AM). A iniciativa é voltada para profissionais que atuam direta ou indiretamente na implementação de sistemas de manejo de pesca em áreas protegidas da Amazônia. As inscrições vão até 1º de março e os interessados poderão efetivar a inscrição enviando um e-mail para pesca@mamiraua.org.br.
Escola de Verão
Estão abertas as inscrições para a Escola de Verão do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (Elac 2015) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI). O evento será realizado de 24 a 27 de fevereiro nas dependências do Laboratório de Integração e Testes (LIT) do instituto, em São José dos Campos (SP).
A programação da Elac 2015 é composta por seis minicursos nos seguintes temas: métodos computacionais em problemas inversos, gerenciamento de sistemas (frameworks), análise computacional de séries temporais, simulação de fenômenos de transporte em fluidos, modelagem markoviana e tópicos de cosmologia computacional.
Mais informações na página www.lac.inpe.br/elac15.
Luz síncrotron
Estão abertas as inscrições para o São Paulo School of Advanced Sciences on Recent Developments in Synchrotron Radiation (SyncLight 2015). O curso tem como objetivo apresentar para jovens pesquisadores o que as novas tecnologias de luz síncrotron têm a oferecer em benefício de diferentes áreas de pesquisa.
O SyncLight 2015 será realizado de 13 a 24 de julho no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). Os interessados devem se inscrever na página do evento, organizado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) em associação com a American Physical Society (APS) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
As atividades reunirão cerca de 80 estudantes selecionados, entre recém-graduados e jovens pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado, de instituições do Brasil e do exterior.
Por Ascom do MCTI
Fonte: MCTI